Se você pudesse descrever o mercado atual da odontologia em uma palavra, qual seria? A minha é oportunidade. Tanto um dentista recém-chegado quanto um que deseja atualizar seu portfólio de serviços, encontra um leque variado de novidades para explorar.
Desde as técnicas para correções funcionais e implantes até os procedimentos estéticos para valorizar o sorriso, existem muitas inovações que você pode oferecer para atrair mais pacientes.
Por isso, os dentistas que se posicionam como solucionadores e entregam resultados consistentes têm grandes chances de se destacar.
Entretanto, é necessário saber quais oportunidades do mercado odontológico para 2024 são ideais de implementar no seu consultório e se o seu público-alvo tem interesse por essas novidades.
Quer saber o que está em alta? Continue a leitura do artigo e entenda o cenário atual do mercado de odontologia no Brasil e uma lista de tendências que prometem elevar o nível de qualidade dos serviços dos dentistas.
Como é o mercado odontológico no Brasil?
O mercado odontológico no Brasil é concorrido, acima de tudo. Existem mais de 400 mil cirurgiões-dentistas no país, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Porém, é um setor em crescimento, devido à crescente conscientização das pessoas sobre a manutenção da higiene e da estética dental.
A preocupação que a população brasileira, em geral, tem com a aparência (somos um povo vaidoso) é um dos motores para o crescimento do mercado. Afinal, se existem demandas para serem atendidas, os dentistas podem investir nas novidades.
Outro fator que faz o mercado odontológico ter mais força no Brasil é o incentivo aos cuidados com a saúde bucal e a beleza do sorriso desde a infância.
É um traço cultural reforçado por campanhas governamentais que orientam sobre a importância da higiene, escovação e outros cuidados preventivos nas escolas, promovendo mutirões locais, entre outras iniciativas.
O programa Brasil Sorridente, ação do governo federal criada em 2004 e que será retomada em 2024, vai oferecer procedimentos de saúde bucal pelo SUS, gratuitamente, em 44 mil unidades básicas de Saúde (UBS), em todo o país. A meta é atender 62,5% da população.
Além das iniciativas na esfera pública, o mercado privado acompanha o movimento de expansão. O número de usuários de planos odontológicos aumentou 66,8%, alcançando 31,3 milhões conveniados em 2023, segundo dados do jornal Estado de S. Paulo.
O Brasil, inclusive, é referência no mercado internacional em cuidados bucais e estéticos. Detalho no próximo tópico essa tendência.
Com esse contexto, quero destacar a importância de acompanhar o setor para que você seja um dentista atualizado não só em relação a técnicas e equipamentos, mas também em conhecimento.
O aprendizado vai inspirar sua estratégia de marketing, como atender clientes e buscar metas cada vez mais desafiadoras, aproveitando as oportunidades do mercado!
Leia também >>> Estratégias de marketing para dentistas: TOP 3 essencial!
Quais são as principais tendências do mercado odontológico?
Agora que você tem uma visão geral do mercado atual da odontologia, listei as principais tendências em que você deve ficar de olho e considerar na hora de trazer novidades para o seu consultório ou clínica. Confira!
1. Turismo odontológico
Um tópico do mercado atual da odontologia é o turismo odontológico, ou seja, o atendimento de pacientes que vêm ao Brasil exclusivamente para cuidar do sorriso.
A qualidade do serviço, os preços acessíveis, a rapidez na execução, a hospitalidade e o atendimento humanizado dos profissionais do país chamam a atenção do público internacional.
As capitais são os principais polos de atendimento pela facilidade logística do atendimento. Porém, é uma estratégia que, se bem executada, com um plano de marketing bem feito e diferenciais bem pontuados, é possível explorar.
O próprio Conselho Federal de Medicina quer incentivar essa tendência. O CFO lançou no 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, uma proposta de internacionalização da odontologia brasileira.
O objetivo da instituição é viabilizar a “exportação” dos serviços nacionais para outros países, como Estados Unidos, China e o Reino Unido. Além de estimular o turismo odontológico e que dentistas de fora façam cursos de especialização no Brasil.
2. Harmonização orofacial
A harmonização orofacial é outra tendência do mercado atual da odontologia. O objetivo do trabalho deste nicho é o alinhamento entre a parte estética e funcional dos componentes da face.
Quando existem assimetrias causadas pelo mau posicionamento da mandíbula, por exemplo, não só o rosto tem seu aspecto alterado, mas também a mastigação, o alinhamento dos dentes etc.
A especialização em harmonização orofacial tem um grande potencial de retorno, uma vez que os serviços promovem melhorias essenciais à saúde, autoestima e bem-estar dos pacientes.
Leia mais >>> Mercado de odontologia estética: como aproveitar o boom?
3. Bioimpressão
A impressão de estruturas biológicas é a proposta da bioimpressão, uma tecnologia derivada da impressão 3D. A técnica promete simplificar procedimentos, como enxertos, reconstruções ósseas e até regeneração de tecidos.
Com a bioimpressão, os dentistas podem personalizar ainda mais os tratamentos dos pacientes, produzindo o que precisam para tratar problemas periodontais e reconstrutivos avançados e entregando resultados de qualidade.
4. Terapias com laser
Os lasers de baixa potência também são uma tendência do mercado atual da odontologia. As terapias que utilizam essa tecnologia são autorizadas pelo CFO.
A principal função do laser é auxiliar no tratamento de processos inflamatórios, de cicatrização e redução de analgesia, diminuindo a dor e inchaço e acelerando a recuperação.
Dessa forma, sua utilidade principal é na fase pós-operatória e após procedimentos, como tratamentos periodontais, harmonização orofacial, lesões na mucosa, entre outros.
5. Monitoramento a distância
O monitoramento do paciente a distância é uma tendência do mercado atual da odontologia, que aproveita a facilidade de acesso dos pacientes a tecnologia para permitir o atendimento remoto.
O teleatendimento foi autorizado pelo CFO, em 2020, devido à pandemia da covid-19. Após a retomada das atividades presenciais, o atendimento a distância continua sendo útil, principalmente para monitorar os pacientes após os procedimentos.
Assim, o dentista pode fazer consultas on-line rápidas para checar os pacientes e evitar deslocamentos desnecessários, garantindo o conforto e otimizando a agenda de atendimentos.
Como explorar as atualidades do mercado da odontologia?
O mercado atual da odontologia traz um leque de oportunidades variadas para que você possa investir nas tendências que farão a diferença para o seu público-alvo.
Para tomar decisões precisas, é fundamental se especializar na parte estratégica, aprendendo a planejar objetivos de negócios e criar campanhas de marketing para atrair e captar pacientes, divulgando seus diferenciais.
Participar de treinamentos específicos para o setor de odontologia é a melhor forma de se aprofundar no mercado, conhecendo os desafios do mercado e aprendendo a superá-los.
Invista em conhecimento sobre o setor odontológico
Estava atento a essas tendências do mercado atual da odontologia? Agora que você conhece algumas possibilidades, pode investir na sua capacitação para planejar a implementação de melhorias no seu consultório.
Gostaria de ter orientações precisas para sua carreira? O Método Gorro Branco é um curso exclusivo que desenvolvi para ensinar dentistas a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias!