À medida que a graduação avança, os alunos pensam mais nas oportunidades que vão encontrar, em qual nicho vão se estabelecer e quais estratégias vão adotar para conquistar uma fatia do mercado odontológico brasileiro

Por isso, estar conectado com as tendências mercadológicas é essencial para o planejamento da carreira e para fazer escolhas estratégicas em curto, médio e longo prazo.

Com a transformação digital na odontologia, as novas tecnologias modernizaram o fluxo de trabalho, exigindo que os profissionais recém-chegados ao mercado continuem se capacitando para oferecer atendimento de ponta.

Se está prestes a embarcar nessa jornada (ou já está dando os primeiros passos), este artigo é para você! Nele, explico sobre o mercado, empregabilidade, tendências em alta e como se destacar investindo em marketing e planejamento.

Como está o mercado odontológico no Brasil? 

O setor odontológico no Brasil é um mercado competitivo, lucrativo, com profissionais altamente capacitados e muitas oportunidades, especialmente devido à inovação tecnológica, que impulsiona o desenvolvimento da área, modernizando o fluxo de trabalho e a qualidade da experiência dos pacientes. Além disso, a odontologia é considerada uma das áreas essenciais da saúde.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 2019, a profissão é a segunda mais rentável do país. O mercado nacional ainda se destaca internacionalmente como referência em saúde bucal.

O fator ‘aparência’ é um detalhe marcante na sociedade brasileira. Em uma pesquisa da Opinion Box, 51% dos respondentes afirmaram que felicidade está relacionada à aparência. 

Consequentemente, as pessoas investem em tratamentos com foco na saúde, mas aproveitam para fazer procedimentos com finalidades estéticas. Por exemplo, usar um alinhador odontológico e, logo após, fazer um clareamento.

Conforme a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) destacou, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos em números de mudanças odontológicas realizadas. Só para você ter uma ideia: 12 milhões de pessoas procuram os consultórios de dentista por ano para resolver questões ortodônticas.

Qual a empregabilidade da odontologia? 

Em relação à empregabilidade da odontologia, a palavra que melhor define o setor é  competitividade. Segundo o site do Conselho Federal de Medicina (CFO), em outubro de 2023, o número de dentistas no Brasil foi de 402.494, sendo os estados com mais profissionais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Porém, apesar do número alto, é válido destacar que profissionais que se posicionam de forma consistente no mercado odontológico brasileiro podem alcançar um bom rendimento por mês.

O site Glassdoor, que informa médias salariais baseado em informações reais de profissionais da área, aponta que a média mensal de cirurgiões-dentistas no Brasil é de R$ 19.400.

Um diferencial fundamental para construir uma carreira sólida no mercado é investir em conhecimento. A capacitação na área da saúde contribui para a atualização das técnicas e novos recursos que surgem para auxiliar o trabalho nas diferentes áreas.

Por isso, especializar-se é um diferencial competitivo e impulsiona o crescimento na área.  

Leia mais >>> O que é nicho odontológico? Conheça 8 possibilidades

Quais as tendências do mercado odontológico brasileiro?

Agora que você já tem um panorama do mercado odontológico brasileiro, vou abordar algumas tendências em alta que já estão movimentando os consultórios país afora. Confira!

1. Escaneamento intraoral

O escaneamento intraoral é a evolução da radiografia e tomografia tradicional e dos processos de moldagem manual feitos de gesso. 

O scanner odontológico intraoral faz a varredura da cavidade bucal em poucos segundos e a projeta na tela do computador, permitindo planejar diversos tipos de tratamento, da inserção de um implante até um tratamento ortodôntico.

Os aparelhos são portáteis, pequenos e fáceis de manusear. Dessa forma, dá para implementar o equipamento no fluxo de trabalho sem precisar adaptar a sala. Além disso, o uso do scanner é muito mais confortável e seguro para o paciente.

2. Tecnologia CAD/CAM

Outra novidade do mercado odontológico é a tecnologia CAD/CAM. As siglas significam Computer-Aided Design e Computer-Aided Manufacturing, respectivamente, e são recursos utilizados na projeção e fabricação de materiais de tratamentos.

O scanner intraoral é um tipo de tecnologia CAD. Já as máquinas fresadoras que fabricam próteses, lentes de contato e dentes para implante são um exemplo de tecnologia CAM. 

Na prática, funciona assim: o dentista faz o escaneamento no consultório, monta o plano de tratamento e encaminha as instruções para laboratórios especializados fabricarem os materiais.

3. Odontologia estética

Já que o assunto é mercado odontológico brasileiro, eu não poderia deixar de fora a odontologia estética como grande tendência do mercado. 

A variedade de procedimentos que focam em melhorias na aparência dos dentes amplia as possibilidades de especialização. Alguns exemplos de procedimentos procurados são:

Segundo o instituto Research and Markets, da Irlanda, o faturamento projetado para o mercado de odontologia estética até 2030 é de US$ 89 bilhões. O relatório aponta que os consultórios especializados na área devem ter crescimento médio anual de 13% a partir de 2022.

Leia mais >>> Mercado de odontologia estética: como aproveitar o boom?

4. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é uma tendência do mercado odontológico brasileiro impulsionada pela digitalização do fluxo de trabalho. Os dentistas precisam manter as informações dos pacientes arquivadas, portanto, para eliminar os arquivos de papel, surgiu o arquivo digital.

Os sistemas de prontuário digitais registram todas as informações pessoais e de tratamentos realizados e ainda permite anexar arquivos de imagens dos exames, orçamentos e decisões de tratamento. 

É um recurso estratégico, principalmente, para a gestão da qualidade dos consultórios odontológicos

5. Teleodontologia

Após a pandemia da covid-19, a teleodontologia ganhou espaço no mercado odontológico brasileiro. O atendimento remoto com o apoio de videochamadas facilita o acesso das pessoas aos serviços odontológicos, especialmente as que moram longe das áreas urbanas.

Além disso, com a teleodontologia, os dentistas podem otimizar o processo de acompanhamento dos procedimentos, evitando o deslocamento desnecessário de pacientes e liberando a cadeira para novos pacientes.

Como se destacar no cenário da odontologia no Brasil?

O mercado odontológico brasileiro abre inúmeras possibilidades para quem está começando a construir uma carreira na área. 

Além do potencial de retorno, o interesse por uma especialidade é fundamental para ter um propósito profissional claro, que será a base do planejamento de marketing do seu consultório.

Já pensou no diferencial que você vai oferecer e como essa característica pode atrair, captar e converter mais clientes? 

Para conquistar espaço no seu nicho odontológico que você escolher, vale a pena investir em conhecimento além da universidade, aprendendo, por exemplo, sobre marketing e planejamento.

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