Mercado odontológico

Novidades na odontologia que estão moldando a era do setor

As novidades na odontologia estão por toda parte, desde modernos procedimentos que usam impressoras 3D e escaneamento digital da boca e dos dentes, até ferramentas que auxiliam na captação de pacientes e sua conversão. 

Estar atento às opções de uso da tecnologia na odontologia é essencial para dentistas que desejam se manter competitivos no mercado e ampliar sua reputação. 

Está curioso em descobrir quais são as principais novidades na odontologia? 

A seguir, listo as que estão em alta r, além de um bônus essencial ao final do material. 

Continue lendo e confira as opções de tecnologia emergente na odontologia!

O que está em alta na odontologia?

Entre as novidades na odontologia, as de mais destaque são :

  1. Sistemas de gestão integrada
  2. Canais de comunicação
  3. Prontuário eletrônico
  4. Escaneamento intraoral
  5. Tecnologia CAD/CAM 3D
  6. Cirurgia guiada
  7. Aparelho ortodôntico invisível
  8. Anestesia eletrônica

Entenda mais sobre cada uma delas.

#1 Sistemas de gestão integrada

A gestão da clínica odontológica é tão relevante para o seu sucesso quanto a necessidade de estar atualizado em relação aos procedimentos envolvidos na sua especialidade.

Afinal, sem um bom gerenciamento, dificilmente você conseguirá organizar áreas importantes, como finanças, equipe, estoque, histórico de pacientes e mais. E todas elas interferem diretamente em seus resultados. 

A falta de um controle financeiro eficiente, por exemplo, pode gerar problemas de precificação de tratamentos, cálculo de lucratividade, pagamentos e mais. 

Por outro lado, um sistema de gestão integrada reúne todas as atividades necessárias para o cumprimento, facilitando todo o acompanhamento gerencial e aumentando a assertividade na tomada de decisão. 

#2 Canais de comunicação

Atualmente, a busca por pacientes particulares de qualidade passa pelo uso de canais de comunicação, como redes sociais e até mesmo o WhatsApp

Sem essas plataformas, dificilmente você alcançará tantos pacientes quanto poderia.

Por meio dessas ferramentas, é possível apresentar seu trabalho, mostrar seu diferencial, relacionar-se e interagir com pacientes.

Em um mercado disputado por planos de saúde e franquias, consolidar a sua marca como uma autoridade do setor é uma necessidade. 

Nesse cenário, a implementação do marketing digital se torna indispensável. 

#3 Prontuário eletrônico

Um prontuário eletrônico possibilita organizar e armazenar todas as informações dos pacientes de maneira acessível e segura.

Com isso, você oferece um atendimento assertivo e personalizado, mantendo seu histórico atualizado e simples de acessar e compreender. 

Alguns dos benefícios de usar essa novidade da odontologia é a facilidade de acesso, armazenagem dos dados simplificada, acompanhamento de tratamentos e evolução do paciente, em poucos cliques.

#4 Escaneamento intraoral

O escaneamento intraoral substitui os tradicionais moldes de gesso, que causavam desconforto no paciente.

Contudo, além de ser mais rápido e prático de executar, a tecnologia emergente na odontologia aumenta a precisão das imagens da boca e dos dentes, ampliando a assertividade do planejamento de um tratamento.

Na prática, o escaneamento intraoral usa tecnologia digital na captação de imagens precisas e detalhadas da cavidade bucal. 

Elas são exibidas em tempo real em um monitor, permitindo que você  avalie e faça ajustes.

Após o escaneamento, as imagens digitais são processadas por software que cria uma réplica virtual precisa, formando um modelo 3D. Ele é usado na criação do planejamento de tratamento, na fabricação de próteses, alinhadores personalizados e mais.

Tudo isso com mais exatidão em relação às formas da cavidade bucal e dos dentes. 

#5 Tecnologia CAD/CAM 3D

A tecnologia CAD/CAM 3D usa um software de design e uma ferramenta de fabricação  de restaurações dentárias assistida por computador.

A tecnologia emergente na odontologia permite a criação de modelos digitais tridimensionais da boca e dos dentes de um paciente, feita a partir do escaneamento intraoral, sobre o qual já falo acima. 

O software processa as imagens digitais, cria modelos precisos da boca do paciente e envia esse molde à impressora 3D, que o reproduz fisicamente para a execução de procedimentos, como:

  • restaurações dentárias;
  • criação de próteses;
  • planejamento de implantes;
  • criação de alinhadores invisíveis personalizados;
  • suporte na cirurgia guiada e mais.

Assim como outras novidades na odontologia, a tecnologia oferece benefícios, como:

  • precisão;
  • eficiência;
  • conforto ao paciente.

#6 Cirurgia guiada

A cirurgia guiada usa imagens de alta qualidade capturadas a partir da tomografia computadorizada (TC) para o planejamento da intervenção, especialmente de implantes. 

Com as imagens digitais, você pode posicionar virtualmente os implantes, determinando o tamanho e a angulação adequados e planejando a cirurgia digitalmente, antes de executá-la.

Esse planejamento é um guia cirúrgico que pode ser impresso em 3D e posicionado na boca do paciente durante a cirurgia, direcionando o posicionamento ideal dos implantes. O resultado é um procedimento mais seguro e ágil.

#7 Aparelho ortodôntico invisível

Essa novidade na odontologia ganhou o coração dos pacientes! E, sem dúvida, é uma revolução pautada na tecnologia. 

Se você é um ortodontista, estar por dentro dessa técnica e considerar aplicá-la em seu consultório é uma forma eficiente de atender as demandas dos pacientes.

Além de ser esteticamente mais agradável, o procedimento, geralmente, é mais rápido e possui um ticket médio maior. 

Ou seja, é uma oportunidade de garantir a satisfação dos pacientes e suas potenciais indicações, ao mesmo tempo que amplia o seu faturamento. 

#8 Anestesia eletrônica

Na lista de recursos que envolvem inovação e tecnologia na odontologia, a anestesia eletrônica deve ser uma das preferidas dos seus pacientes. Afinal, o medo dessa etapa de um procedimento afasta muita gente da sua cadeira. 

Se você ainda não conhece, essa é uma técnica que utiliza dispositivos eletrônicos na administração de anestesia local, funcionando como alternativa ao uso da seringa e agulha.

Além da redução de desconforto, a opção também garante uma aplicação mais precisa e reduz o tempo de recuperação. 

Inteligência artificial entre as novidades na odontologia [Bônus]

A inteligência artificial (IA) é cada vez mais utilizada na odontologia visando melhorar o diagnóstico, o tratamento e o atendimento ao paciente por meio de recursos, como:

  • diagnóstico assistido;
  • planejamento de tratamento;
  • personalização dos procedimentos;
  • assistência e mais. 

A IA também pode ser usada para melhorar o atendimento aos pacientes e impulsionar a divulgação do seu trabalho.

Uma aplicação da tecnologia na odontologia é a introdução do marketing para dentistas em suas ações, por meio de recursos que criam textos e legendas de publicações com maior poder de conversão. 

Um exemplo dessa novidade na odontologia é o gerador de copy criado pela Smile University.

Por meio da IA, a ferramenta gera legendas para Instagram focadas  na Odontologia, criando publicações com maior potencial de conversão. 

Ficou curioso? Então conheça o gerador de copy e comece a captar mais pacientes particulares usando a internet, hoje mesmo! Além do mais, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso. Te espero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *