Mercado odontológico

Radiologia odontológica digital: quais os benefícios da tecnologia

A aplicação das novas tecnologias na área da saúde está permitindo avanços importantes que melhoram o desempenho e a precisão das avaliações e diagnósticos, além de trazer mais conforto para os pacientes. 

Nesse sentido, é válido destacar que, nesse campo, os exames de imagem são essenciais para visualizar a posição dos dentes, definir o local de implantes, elaborar o planejamento de cirurgias, entre outras tarefas.

Um avanço que melhorou significativamente a qualidade dessas análises foi a radiologia odontológica digital. As antigas chapas de raio-x deram lugar a imagens digitais em alta resolução.

Essa inovação da tecnologia na odontologia permite que os dentistas modernizem seus processos, oferecendo atendimento de qualidade, diagnósticos precisos e, consequentemente, tratamentos eficientes.

Quer entender o que é e como funciona a radiologia digital para dentistas? Continue a leitura do artigo que explico também onde esse recurso é aplicado e os benefícios da técnica.

O que é radiologia digital odontológica? 

A radiologia odontológica digital é uma tecnologia de exame de imagem que utiliza receptores digitais para fazer a captação com o auxílio de aparelhos de raio-x. Existem receptores que enviam a imagem em alta resolução direto para o computador ou outros cuja leitura é feita depois por um equipamento específico.

Essa nova tecnologia gera imagens em alta resolução dos dentes e outras estruturas que o dentista precisa analisar durante a fase de investigação dos problemas de um paciente. A radiografia também é utilizada no pré-cirúrgico de implantes e cirurgia ortognática. 

Dessa forma, após visualizar o estado atual, as decisões relacionadas ao tratamento e ao tipo de procedimento, ou técnica, são melhor embasadas, contribuindo para evitar erros.

Os dentistas, que estão atentos às novidades do mercado odontológico e investem em novas tecnologias, se posicionam como profissionais atualizados que desejam proporcionar o melhor a seus pacientes.

Esse é um grande diferencial para o marketing do seu consultório ou clínica, já pensou nisso? Saiba mais sobre esse assunto no artigo: Estratégias de marketing para dentistas: TOP 3 essencial!

Para que serve a radiologia digital? 

A radiologia odontológica digital permite gerar imagens em alta resolução de parte ou de toda estrutura dentária nos mais diversos ângulos, conforme a necessidade de avaliação. O diferencial do método tradicional é que o dentista tem mais autonomia no manuseio, pois todos os equipamentos podem ficar no consultório.

A técnica evita um gargalo comum do atendimento que é a espera pelo retorno do paciente com o resultado do exame. Então, além de ser um investimento que moderniza a infraestrutura de atendimento, a radiologia digital agiliza o fluxo do tratamento.

Com a transformação digital na odontologia, pequenas mudanças geram resultados impactantes na qualidade do trabalho, impactando diretamente os pacientes, e reforçam a credibilidade do profissional no mercado.

Afinal, nada melhor para conquistar novos pacientes do que uma boa avaliação de quem já passou pela sua cadeira e tem uma avaliação positiva.

No vídeo abaixo, falo mais sobre a importância da conexão com pacientes odontológicos na internet, o principal meio de captação do momento, e como os diferenciais oferecidos são valiosos. Confira!

Como é a radiologia odontológica digital?

O funcionamento da radiologia digital é bastante simples. O receptor digital é protegido, acoplado a um suporte e posicionado na área da boca do paciente da qual se deseja obter a radiografia.

A parte circular do suporte fica para fora, ajudando a direcionar o posicionamento do cilindro localizador da máquina que dispara os raios-x que sensibilizam a placa do receptor.

O sensor desempenha a função da chapa radiográfica utilizada no método tradicional. Ele emite um sinal elétrico ou luminoso e, assim, a digitalização do dente, ou de parte da arcada dentária analisada, é obtida.

Existem dois tipos de receptores utilizados nessa técnica:

  • a placa de fósforo: é um sistema de geração de imagem semidireta, pois o receptor precisa ser lido por um scanner conectado ao computador após a exposição radiográfica.
  • o sensor sólido: é um sistema de geração de imagem direta. O receptor está conectado via wireless ou cabo ao computador, gerando a imagem radiográfica instantaneamente no monitor.

Os receptores podem ser reutilizados. Para isso, eles são protegidos com capas descartáveis para evitar contaminação cruzada dos pacientes.

5 exemplos de aplicação da radiologia odontológica digital

A inovação da radiologia odontológica digital pode ser aplicada em diversas áreas, facilitando os mais diversos tipos de tratamentos. Alguns exemplos são:

  1. Endodontia: os cuidados com a estrutura interna dos dentes, como o canal, exigem precisão. A radiologia digital permite visualizar detalhadamente a extensão do problema.
  2. Periodontia: o tratamento de problemas na gengiva, dentes e ossos também se beneficia das imagens em alta resolução, facilitando o diagnóstico e a análise da gravidade do quadro. 
  3. Ortodontia: a correção da posição dos dentes necessita de uma visão geral do quão desajustados eles estão para definir a melhor abordagem, o que a radiologia digital facilita.
  4. Implantodontia: o dentista precisa estudar detalhadamente as estruturas que receberão o implante e com boas imagens do paciente, a análise é mais precisa. 
  5. Cirurgias: as cirurgias ortognática, de remoção de dentes, entre outras, utilizam imagens panorâmicas da dentição do paciente para a definição do plano cirúrgico.

Quais os benefícios dessa tecnologia na odontologia?

As novas tecnologias para execução de radiografias trazem inovações importantes para a modernização dos serviços odontológicos. 

Um dos principais benefícios da radiologia digital na odontologia é otimizar os procedimentos de análise e diagnóstico, já que esse método é muito mais rápido.

Além disso, a técnica é mais sustentável por eliminar a utilização das chapas, feitas de acetato, um tipo de plástico, e cobertas por grãos de prata. As imagens digitais, por outro lado, precisam apenas de um servidor com espaço suficiente para armazenamento.

Outro benefício da radiologia odontológica digital é a menor exposição do paciente à radiação, pois as lâminas dos receptores são mais sensíveis, exigindo menos raios.

Por fim, a precisão do diagnóstico contribui com a qualidade dos resultados. Os softwares de leitura das imagens permitem ajustar contraste, nitidez e dar zoom sem perder a qualidade. 

Com isso, a radiografia digital é mais realista, auxiliando na análise de cada caso pelo dentista.

Aprenda a divulgar seus diferenciais

Gostou de aprender sobre o uso da radiologia digital em consultórios dentários? Ter essa e outras tecnologias na sua clínica ou consultório é um diferencial valioso para sua imagem profissional.

Quer aprender a divulgar o seu trabalho para captar mais pacientes? Conheça o Método Gorro Branco, um curso exclusivo que desenvolvi para ensinar dentistas a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias!

Acesse o site para entender a estrutura do curso Gorro Branco ou converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.tra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *