O calendário de marketing para dentistas é uma das formas de facilitar a montagem de um planejamento de publicações.

Afinal, ter sucesso em uma campanha que usa as redes sociais para captar pacientes exige constância na produção de conteúdo, e o calendário pode contribuir para isso.

A seguir, te mostro mês a mês as datas mais importantes do ano. Inclui feriados e datas comemorativas que podem ser usadas de forma criativa para publicações sobre seu trabalho e os tratamentos que você oferece.

Por exemplo, em uma data como Dia dos Avós, é possível criar um conteúdo sobre implantes ou cuidados gerais com a saúde bucal nessa faixa etária.

No caso de implantes, vale apresentar os benefícios do produto e quais os impactos sociais que o público idoso pode ter com o tratamento.

Esse tipo de adequação pode e deve ser feita com diversas datas, desde que você encontre um gancho que faça sentido para a sua clínica.

Mas, afinal, qual é o calendário de datas comemorativas para marketing que pode ser adaptado e aproveitado pela odontologia? 

Continue lendo e descubra!

Como planejar o calendário de marketing odontológico?

O melhor caminho para planejar seu calendário de marketing odontológico é analisar as datas com antecedência, considerando os objetivos do consultório (atrair novos pacientes? fidelizar os antigos? trabalhar o senso de humor? demonstrar consciência social?) e explorar diferentes recursos publicitários para conectar o seu consultório aos eventos especiais. 

Como montar um calendário de postagens para odontologia?

Como pontuei acima, por mais importante que seja para o consultório fazer publicações nas datas comemorativas, é preciso ter critério para avaliar se o assunto deve fazer parte das suas ações ou não.

Com um calendário em mãos, avalie o quanto a data está relacionada ao tipo de serviço que você presta e ao público que atende.

Usando o mesmo exemplo de uma clínica de implantes, fazer uma publicação sobre o Dia das Bruxas pode não fazer sentido. 

Já uma clínica de odontologia infantil pode usar a data de forma divertida, abordando, por exemplo, os cuidados com os dentes, que devem ser tomados depois da ingestão de doces.

Diante disso, para criar um calendário de postagens para a odontologia é importante seguir algumas dicas:

Quais as datas do calendário de marketing para dentistas?

 A seguir, listo as datas imperdíveis do calendário de marketing para dentistas de 2024, incluindo sugestões de publicações e publicidades relacionadas aos principais eventos.

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro: um mês especial para os dentistas

Sem dúvidas, outubro é um mês especial para o calendário de conteúdo de marketing para dentistas, não é mesmo? Então, garanta que estará preparado para esse período, com um plano de ação organizado.

Novembro

Dezembro

Outra dica de conteúdo para dezembro é fazer uma retrospectiva do ano, com números de tratamentos, pacientes atendidos, sorrisos devolvidos e com as melhores histórias de pacientes do ano.

Datas especiais no calendário de marketing para dentistas

Como você observou acima, algumas datas têm um asterisco e estão em negrito, acompanhadas de uma sugestão de conteúdo.

Destaquei esses dias porque acredito que, em um calendário de postagens de odontologia, tais eventos são especialmente relevantes. Vale reforçar, porém, que isso muda de acordo com o tipo de clínica, público e serviço com o qual você lida. 

Então, use também a sua criatividade para identificar quais datas podem fazer mais sentido para o seu negócio e desenvolva suas próprias ideias de conteúdo.

A importância do calendário de marketing para dentistas

O calendário de datas comemorativas para marketing ajuda a clínica a participar do efeito viral que algumas datas provocam.

Por exemplo, em períodos como Dia das Crianças ou mesmo Natal, as redes sociais recebem uma avalanche de posts sobre a data. Todo mundo fala sobre o assunto e quer ver conteúdos sobre o tema. 

Ao participar do movimento de publicações, é provável que você receba mais engajamento.

Por isso, as datas comemorativas são tão importantes para a relação entre a clínica e o público.

É como se você fizesse parte da grande conversa que está acontecendo entre os usuários. 

Contudo, esse tipo de conteúdo não deve ser a única fonte de ideias para posts nas redes sociais. 

Lembre-se de incluir em sua dinâmica de produção, outros tipos de publicações, como:

Esses são alguns exemplos dos conteúdos que podem ser criados para estabelecer um relacionamento com potenciais pacientes. 

Quais ferramentas utilizar para fazer o marketing odontológico?

Para fazer um marketing odontológico efetivo, sobretudo nos canais digitais, é importante usar ferramentas de gestão de publicações em diversas redes sociais (incluindo as que permitem agendamentos), avaliação de métricas e resultados, geração de legendas e acompanhamento do relacionamento com o cliente. 

A seguir, falo em detalhes sobre algumas delas. 

Gerador de copy

O gerador de copy é uma ferramenta inovadora, voltada para a criação de legendas com alto poder de conversão e foco no segmento de odontologia. Se você trabalha com um calendário editorial extenso (e sabe que a constância e a frequência das publicações são importantes para a construção de autoridade), o gerador pode te poupar bastante esforço.

Basta inserir o tema e detalhes sobre que gostaria de ter na sua publicação e pronto! O gerador usa inteligência artificial para fazer todo o trabalho para você. 

Conheça o gerador de copy e simplifique a sua criação de conteúdo! 

Gerenciador de redes sociais

As ferramentas de gestão de redes sociais são voltadas à organização e ao acompanhamento de múltiplas iniciativas digitais em redes sociais. Dentre as funções do software, destaco:

CRM 

O CRM (software de gestão do relacionamento com o cliente) ajuda a acompanhar as interações com os pacientes que já estão no ciclo de vendas, ou seja, que já realizaram algum procedimento ou que estão prestes a fechar algum serviço.

Por meio da ferramenta, é possível organizar as informações dos pacientes, como registro de dados, gestão de leads (pacientes em potencial), agendamentos e acompanhamento da jornada do paciente. 

Como fazer uma propaganda de dentista?

Para fazer uma propaganda de dentista, é importante se atentar às regras do Código de Ética e Conselho Federal de Odontologia. Além de seguir as recomendações e inserir as informações obrigatórias (como CRO e assinatura do dentista), é importante usar bons títulos, destacar canais de contato e caprichar nas imagens. 

Além disso, independente do tipo de material publicado, algumas dicas são sempre valiosas:

Agora sim, com um calendário de marketing para dentistas em mãos, é hora de colocar em prática a produção desses e de tantos outros posts para redes sociais. 

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