Uma campanha de vendas para dentista foca em aumentar o lucro de tratamentos em um consultório. Ela pode ser interna ou externa, adicionada em períodos específicos do ano ou em fases em que os resultados simplesmente caem.
Se você pensa que é complicado vender um tratamento de alto valor ou ter um fluxo contínuo de paciente toda semana, este artigo é para você.
Aqui, reuni uma série de dicas que ensina os segredos de um planejamento campeão.
Ah, você não precisa entender nada de marketing ou vendas para dar os primeiros passos, ok?
Neste artigo, criei um passo a passo completo, que ensina todos os detalhes de um plano de vendas, mesmo para quem não tem experiência no assunto.
Boa leitura!
Como fazer uma campanha de vendas para dentista?
Uma campanha de vendas para dentista envolve seis etapas. São elas: definição de objetivos, regras, metas e prazos. Em paralelo, deve-se treinar sua equipe e monitorar os resultados
A seguir, explico o impacto de cada ponto para seu planejamento. Acompanhe!
1- Estabeleça seu objetivo
O ponto de partida é a definição do objetivo da campanha. A princípio, pode parecer simples, contudo, é vital ter atenção para acertar em sua escolha.
Por exemplo: caso pretenda aumentar o ticket médio do consultório, é vital definir se isso será feito por meio de uma nova compra ou se serão aplicadas estratégias de cross e up selling.
2- Defina as regras
Ao criar regras, você evita desalinhamento em seu consultório.
Por exemplo: para vender um tratamento de canal , é permitido dar desconto? O parcelamento é autorizado? O foco é trabalhar apenas com um tratamento ou vários?
Quanto mais simples e objetivos forem esses alinhamentos, mais complicado será para a secretária achar brechas para escapar delas.
3- Escolha metas
Saber para onde vai é essencial para compreender se a meta de vendas foi ou não alcançada.
Lembre-se de que o objetivo deve ser desafiador o suficiente para que seja possível superá-lo.
4- Estipule um prazo
Tenha em mente que um planejamento de vendas não é uma maratona, mas sim um sprint. Isto é, além de escolher um prazo, garanta que ele seja relativamente curto.
Para isso, recomendo que ele oscile entre 30 a 45 dias, afinal, mais do que isso, fica complicado manter os envolvidos motivados em prol de um objetivo.
5- Treine o seu time
Objetivo definido, regras alinhadas, metas e prazos escolhidos? Ótimo! O próximo passo é preparar a sua equipe para cumprir com o planejamento e atingir aquilo que foi estipulado.
Entre os principais temas para incluir na capacitação, costumo recomendar:
- objetivo da campanha;
- benefícios da estratégia;
- materiais e ferramentas que servem como base de apoio;
- como cada colaborador vai utilizar tais recursos;
- informações sobre os tratamentos e seus diferenciais;
- objeções de clientes;
- premiação, caso houver.
6- Monitore os resultados
Acompanhar a campanha de vendas para dentista ajuda a sua empresa a ter um controle maior dos efeitos de suas ações, podendo ajustar o investimento que vai ser feito.
Em paralelo, você tem em mente onde é possível reduzir gastos desnecessários ou ineficientes.
Uma das metas mais conhecidas quando se fala em estratégia de vendas é a taxa de conversão.
Em suma, ela revela a eficácia da prospecção e a efetividade das técnicas de vendas, de modo a conferir se as tarefas estão sendo aplicadas conforme o combinado.
💡Aproveite para ler: Ações de marketing para dentistas: guia com 7 ações essenciais
Como fazer uma campanha de captação de pacientes?
Uma campanha de captação de pacientes pode ser feita de várias maneiras, tais como: marketing digital, e-mail marketing, redes sociais e parcerias. Cada uma tem as suas próprias particularidades, que precisam ser seguidas para aumentar a taxa de conversão.
Parece interessante?
Então, venha comigo entender como fazer uma campanha de captação de pacientes.
1- Marketing digital
É um conjunto de estratégias on-line que ajuda a aumentar a autoridade da marca, engajamento com a persona, fidelização dos pacientes e resultados de longa duração.
Para isso, recomendo usar os seguintes canais de comunicação:
- Facebook e Instagram Ads;
- Google Ads;
- Buscas orgânicas do Google (SEO);
- Buscas locais do Google Meu Negócio;
- Buscas orgânicas no Youtube.
💡Aproveite para ler: Quais as 9 vantagens do marketing de conteúdo para dentistas?
2- E-mail marketing
O uso de e-mail está previsto para crescer de 2 a 3% a cada ano de 2018 a 2023, segundo este estudo do Statista.
Para surfar na onda deste canal, procure entregar valor ao paciente por meio de e-books, planilhas, cupons ou conteúdos valiosos.
3- Anúncios e redes sociais
Anúncios e redes sociais continuam como uma das melhores ferramentas para espalhar informações sobre a campanha de vendas para dentista.
A propósito, observe como uso gatilhos mentais poderosos e cores de efeitos para impactar a minha audiência pelo Instagram (aliás, aproveite para seguir, ok?).
4- Parcerias
Crie parcerias para potencializar o crescimento do seu negócio. Afinal, elas permitem que dentistas façam promoção cruzada, cresçam nos pontos fortes um dos outros e compartilhem conhecimento.
5- Conhecimento
O aprendizado é uma das principais técnicas de campanha de vendas para dentista.
Aqui, a regra é clara: quanto mais acesso à informação, mais fortalecido o seu negócio vai estar para surpreender o cliente.
Por isso, trago 35 vídeos indispensáveis para otimizar o seu sucesso em campanhas publicitárias de dentista. É só dar o play:
1- 5 conteúdos para ter paciente particular em 1 semana
2. Campanhas publicitárias de dentistas no google x GoogleAds
3- Encontrando o melhor público dentro do facebook e instagram
4- Como otimizar o funil de vendas na odontologia
5- Como fazer uma campanha de marketing para dentistas
Use o método Gorro Branco e otimize sua campanha de vendas para dentista [Extra]
Espero que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre campanha de vendas para dentista. Contudo, saiba que existem ainda uma infinidade de técnicas e estratégias que ajudam a otimizar seus resultados.
Por isso, convido você a conhecer o método gorro branco, que desenvolvi e tem ajudado dentistas a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet, diariamente.
Aqui, você aprende:
- como criar um projeto protótipo e fazer a sua primeira venda em pouco tempo e gastando pouco dinheiro;
- qual o melhor jeito de aproveitar os recursos que estão a sua disposição , e superar suas limitações;
- como usar o poder de inteligência do Google e Facebook para tornar sua clínica uma fonte de renda inacreditavelmente alta..
Ficou interessado?
Então, faça agora mesmo sua inscrição no método Gorro Branco e saiba como tantos dentistas estão ganhando muito dinheiro com essa oportunidade de negócio.