A captação de pacientes em odonto é o movimento de atrair pessoas para o seu consultório, ou seja, é o marketing dos dentistas. 

Como você bem sabe, não aprendemos muito sobre isso na graduação, então é normal se sentir perdido. Por isso, reuni o conhecimento que obtive ao longo dos anos para compartilhar com vocês, dentistas que desejam movimentar sua clínica e alavancar seus ganhos.

Neste post, explico o que é a captação de pacientes na odonto e dou dicas práticas de como chamar clientes para seu consultório odontológico. E, ao final, indico um curso de captação de pacientes para odontologia que vai turbinar seus ganhos.

O que é a captação de pacientes na odontologia?

A captação de pacientes na odontologia é o processo de atração de clientes para o consultório, o que é feito por meio de ações de marketing. Contudo, até mesmo o bom atendimento pode ser entendido como uma estratégia, tendo em vista que pessoas satisfeitas podem recomendar seus serviços para conhecidos.

Como fazer captação de pacientes em odontologia? 5 dicas

Após tantos anos de mercado, eu conheço bem cada um dos desafios da captação de pacientes para clínicas de odontologia. Porém, também sei que há muito espaço para dentistas que desejam conquistar seu espaço e alcançar mais pacientes.

Por isso, vou te mostrar dicas de como chamar pacientes para o seu consultório odontológico, seja qual for a sua especialidade. 

1. Conheça muito bem a sua persona

O conceito de persona se refere à representação fictícia do perfil do seu cliente ideal. Logo, depende do ramo da odontologia no qual você atua.

Ter clareza sobre qual é este perfil é extremamente importante para que você saiba como abordar essas pessoas, onde encontrá-las, que tipo de conteúdo produzir etc. 

Digamos que você queira fazer a captação de pacientes de ortodontia, o perfil predominante do seu público será bem diferente da clientela de um especialista em implantes, concorda? 

Logo, as personas de cada um desses profissionais serão completamente diferentes.

2. Use as redes sociais a seu favor

Se estivéssemos em 1990, eu diria que um outdoor em uma avenida movimentada ou uma propaganda em horário nobre na TV seriam duas das melhores estratégias para a captação de pacientes para uma clínica odontológica.

Contudo, as coisas mudaram muito de lá para cá e, apesar de essas medidas ainda serem viáveis, hoje há formas muito mais efetivas e de melhor custo-benefício, possibilitando alcançar um público mais segmentado com menor esforço.

O raciocínio por trás da abordagem usada antigamente era ser visto pelo maior número de pessoas, e isso não mudou de lá para cá.

É só pensar que hoje todos passam horas nas redes sociais e bingo! É lá onde você deve estar, seja por meio de anúncios pagos ou produzindo conteúdos relevantes, é preciso marcar presença, fomentar a interação e gerar engajamento.

3. Produza conteúdos interessantes e relevantes

Essa é uma boa estratégia para você ganhar visibilidade e se posicionar como especialista na área em que atua. Além do mais, produzir conteúdos interessantes e alinhados ao perfil do seu público é uma ótima forma de gerar engajamento.

Dito isso, ideias de posts para clínicas odontológicas não faltam. Portanto, pense em conteúdos que atraiam a atenção da sua audiência, sempre dentro da estratégia de persona, sobre a qual falei anteriormente, e pensando em um funil de conversão.

E não, você não precisa fazer dancinha no TikTok — a menos que queira — há inúmeras maneiras de produzir conteúdos para divulgar sua clínica de odontologia e atrair pacientes. Portanto, use sua criatividade para abordar temas pertinentes.

E aqui podemos falar em diversos formatos: texto, vídeo, imagem, áudio, enfim, o que for de sua preferência. Aliás, mais do que chamar a atenção, esses materiais precisam ser relevantes para a audiência, gerando valor e conhecimento.

4. Tenha a tecnologia como aliada neste processo

Você deve ter acompanhado, ou pelo menos ouvido falar, no boom que a inteligência artificial (IA) teve nos últimos tempos, certo? Ela está super em alta, e não é à toa! A cada dia me surpreendo mais com o que essa tecnologia é capaz de fazer.

O ponto é, você já pensou em usá-la para alavancar a captação de pacientes para a sua clínica odontológica? Se a sua resposta for “não”, você está perdendo tempo!

Aliás, você sabia que existe uma ferramenta baseada em IA perfeita para este objetivo? É o gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

Isso mesmo! É um app que usa IA para criar copies poderosas, capazes de aumentar seu engajamento nas redes sociais e alavancar suas conversões.

E o melhor de tudo, é muito fácil de usar! Você só precisa inserir informações básicas, como o tema e objetivo da publicação e pronto, a ferramenta faz todo o resto de forma automática. Sério, você precisa experimentar!

5. Faça um curso de captação de pacientes para odontologia

Atrair clientes para o consultório odontológico não nos é ensinado na graduação, certo? Assim, muitos dentistas se formam sem saber por onde começar, e muitos outros, após anos de profissão, permanecem com essa dúvida.

Aprender marketing para dentistas pode parecer algo desafiador — e de fato é, se você não tiver alguém que te indique o caminho das pedras. Então, essa é a deixa para eu apresentar a solução para este problema: o Método Gorro Branco.

O Gorro Branco é um curso de captação de pacientes para dentistas, indicado para todas as especialidades, que ensina a usar a internet a seu favor para atrair mais pessoas para a sua clínica, fechar mais serviços e aumentar o seu faturamento.

Ah! E se você não entende nada de marketing, não precisa se preocupar!

O Gorro Branco é um método pensado para ajudar bons dentistas a encontrar o caminho do sucesso dentro da profissão que ama. Para isso, conta com orientações práticas e um passo a passo que guia a implementação de cada etapa do processo.

Quer mais detalhes? Vem trocar uma ideia comigo no WhatsApp que eu tiro todas as suas dúvidas sobre o método e te mostro como ser um dentista de sucesso!

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