Os diferentes tipos de chatbot para dentistas fazem parte do conjunto de tecnologias que precisam da sua atenção, especialmente, se o seu objetivo for aumentar a sua competitividade de mercado e atrair novos pacientes particulares.
O relatório Panorama Mobile Time: Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, descobriu que o total de chatbots já desenvolvidos no país aumentou 47% de 2021 a 2022. Já a quantidade de bots em atividade aumentou de 47 mil para 58 mil, um crescimento de 23%.
O que indica que essa tendência veio para ficar e já apresenta bons resultados em empresas dos mais variados setores. Inclusive, nas da área da saúde, em especial, a odontologia.
Afinal, estamos falando de um recurso que oferece muitos benefícios, como:
- mais agilidade no atendimento aos pacientes;
- contribuição para a gestão de tempo;
- facilitação do suporte;
- coloca a sua clínica à disposição do paciente, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Esses resultados são alcançados sem impactar o seu fluxo de caixa e sem depender de mais funcionários na sua equipe.
Em suma, visto que a gestão de tempo para dentistas é fundamental para uma rotina eficiente, é possível começar a otimizar os processos a partir de um passo simples: a automação por meio de chatbots.
Para saber mais sobre o tema, basta seguir com sua leitura!
O que é gestão em odontologia?
A gestão em odontologia refere-se à aplicação de princípios e práticas que permitem a administração da clínica, por meio do planejamento estratégico, acompanhamento financeiro, gestão de recursos humanos e materiais, entre outros. O objetivo é otimizar o funcionamento da clínica, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e alcançar bons resultados.
Nesse cenário, a busca por soluções que facilitem e otimizem o processo de gerenciamento também faz parte do trabalho de um gestor que busca o alto desempenho do consultório.
Entre as opções que o mercado oferece atualmente, o uso de chatbot para dentistas, não pode ser ignorado. Ele faz parte das principais tendências quando o assunto é gestão de tempo e recursos. Confira!
O que é chatbot e para que serve?
Um chatbot é um software que utiliza inteligência artificial para interagir com as pessoas por meio de uma interface de conversação, geralmente texto ou áudio. A tecnologia consegue compreender perguntas e fornecer respostas adequadas em tempo real, simulando uma conversa entre humanos.
O termo chatbot une duas palavras que dizem muito sobre o que ele significa: chat, que pode ser traduzido como conversa, e bot, que significa robô.
Logo, o conceito está atrelado à possibilidade de uma pessoa dialogar com um robô.
Uma ação que há alguns anos parecia um roteiro de filme de ficção científica, hoje está em todos os tipos de empresa, e pode fazer parte do conjunto de recursos da sua clínica.
Afinal, um dos principais usos da ferramenta é direcionado ao atendimento ao paciente.
Nesse contexto, os chatbots para dentistas podem ser integrados aos sites ou aplicativos de conversação, como o WhatsApp, e responder a perguntas básicas dos pacientes e leads que chegam até o consultório.
Essa tecnologia então reduz o tempo de espera, permitindo que o sistema interaja com a clínica a qualquer hora do dia ou da noite. Não é preciso que um atendente humano realize essa intermediação.
Leia também: Curso de Whatsapp marketing para dentistas: escolha o seu!
O papel da secretária na estratégia da clínica
Atenção! Eu não estou sugerindo que o chatbot para dentistas substitua o papel da sua secretária.
Ao contrário, uma boa gestão da clínica é feita com a união da tecnologia na odontologia e a capacitação dessa profissional, que é essencial na busca por bons resultados de captação de pacientes.
É isso mesmo, a sua secretária tem um papel estratégico na conversão de leads em pacientes.
Isso porque é ela que tem o primeiro contato com os pacientes que vêm da internet. Logo, deve ter argumentos de persuasão que os direcione a agendar e comparecer a uma avaliação.
Quer aprender mais detalhes sobre o papel da secretária na captação de pacientes? Indico que assista ao vídeo abaixo, em que detalho esse trabalho e mostro como ele se encaixa em seu planejamento estratégico. Vale a pena assistir.
Principais usos do chatbot para dentistas
Compreendido o cenário no qual os sistemas para dentista atuam, é hora de explorar suas possibilidades. Acompanhe a lista com os principais usos da ferramenta como:
- prestar atendimento ao paciente 24 horas por dia, nos 7 dias da semana: bots podem responder a perguntas a qualquer hora do dia e da noite, mesmo fora do horário comercial e aos finais de semana;
- realizar o agendamento de consultas: dependendo do tipo de sistema para dentista usado, é viável permitir que os pacientes marquem consultas diretamente por meio do seu site ou aplicativo, sem a necessidade de ligar ou enviar mensagens. É interessante integrar a solução com um software para organizar a agenda do dentista;
- oferecer resposta a perguntas frequentes: o chatbot para clínicas pode dar respostas imediatas a perguntas comuns dos pacientes sobre procedimentos, cuidados, horários de atendimento, endereço etc. Esse tipo de suporte contribui para melhorar a experiência do lead;
- lembrete de consultas: chatbots para dentistas permitem que você crie regras de automação para consultórios odontológicos, entre elas,o envio de lembretes aos pacientes sobre suas consultas agendadas. Esse é um uso importante que auxilia na redução do número de faltas e cancelamentos;
- orientações pós-tratamento: após procedimentos odontológicos, o chatbot pode fornecer instruções e cuidados pós-tratamento.
Esse conjunto de funcionalidades melhora a experiência do paciente e aumenta a eficiência do atendimento.
Esses resultados tendem a gerar bons números de retenção e fidelização dessas pessoas que chegam até você e que podem se tornar promotoras do seu trabalho.
Como disse acima, embora os chatbots sejam muito úteis na gestão de tempo para dentistas e no relacionamento com os pacientes, eles não substituem o atendimento humano, realizado, geralmente, pela sua secretária.
Como implementar chatbot para dentistas?
Você pode contratar um programa de gestão que disponibilize o chatbot entre seus recursos. Isso facilita a integração de informações e a gestão de pacientes.
Além disso, é importante considerar a necessidade de treinamento da inteligência artificial, que faz parte do sistema para dentistas. Afinal, quanto mais bem treinado, melhor será o suporte oferecido aos pacientes.
Também é imprescindível monitorar o trabalho realizado, verificando se as respostas q oferecidas são, de fato, assertivas e relevantes.
Junto, mantenha à disposição do paciente a opção de contato humano. Ele é essencial no oferecimento de atendimento eficiente e direcionamento de seus pacientes ao longo do funil de vendas, até a contratação do tratamento.
E já que estamos falando em chatbot e inteligência artificial, vou te apresentar outra solução incrível: o gerador de copy desenvolvido por mim, como parte dos recursos oferecidos pela Smile University.
Essa é uma ferramenta de inteligência artificial que vai te ajudar a encontrar pacientes de alto valor na internet.
Por meio das funcionalidades disponibilizadas, é possível criar legendas impactantes no Instagram e muito mais.
Basta digitar o tratamento desejado, e a ferramenta gera um texto envolvente que pode ser postado imediatamente.
Conheça o primeiro gerador de copy especialmente desenvolvido e treinado para o uso de dentistas, ampliando a sua capacidade de atrair pacientes particulares de alto valor. Além do mais, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso. Te espero!