Usar chatbots em atendimento odontológico é uma estratégia simples e prática para estreitar laços e aprimorar seu relacionamento com seus pacientes. Isso porque essa ferramenta possibilita um suporte mais eficiente, com respostas rápidas, além de automatizar uma série de tarefas que fazem parte da rotina do consultório.
Se você ainda não aderiu a essa tecnologia por não entender como ela funciona ou de que forma pode contribuir para os resultados da sua clínica, chegou o momento de tirar todas essas dúvidas e dar este importante passo para o seu negócio!
Neste post, explico o que são e como funcionam os chatbots em atendimento odontológico, com exemplos de aplicações, bem como suas vantagens.
Como o dentista deve falar com o paciente?
A boa comunicação no atendimento odontológico é um elemento-chave para criar uma relação de confiança entre dentista e paciente. Por isso, é importante sempre ouvir com atenção, demonstrar interesse, se colocar à disposição para tirar todas as dúvidas e se expressar de forma clara, usando uma linguagem acessível a todos.
Isso vale não apenas para o momento do agendamento ou na consulta propriamente dita, mas para qualquer contato que você ou sua secretária tenham com ele.
Contudo, na correria do dia a dia, nem sempre damos conta de responder a todos com a devida atenção. É aí que entra o chatbot para clínica odontológica.
O que é e como funciona um chatbot de dentista?
Chatbot é uma ferramenta de atendimento automatizada capaz de interagir e manter uma conversa em tempo real por voz ou por texto. Os modelos mais atuais são baseados em inteligência artificial e usam processamento de linguagem natural (PLN) para interpretar e responder às perguntas dos usuários.
Na área da saúde, os chatbots auxiliam dentistas no atendimento ao paciente, tirando dúvidas, dando informações, realizando agendamentos etc.
O que é atendimento via chatbot?
O atendimento via chatbot é uma prática de relacionamento com o cliente que funciona de forma automatizada, o que possibilita disponibilizar suporte 24h por dia, 7 dias por semana, além de ser capaz de realizar vários atendimentos simultâneos. Isso ajuda a otimizar a experiência do paciente, contribuindo para sua satisfação.
Em outras palavras, essa ferramenta permite que você ofereça suporte em tempo integral a seus pacientes, mesmo fora do horário de expediente.
Você pode, por exemplo, integrar um chatbot ao WhatsApp e oferecer suporte para seus pacientes em uma plataforma com a qual já estão familiarizados.
- Está em dúvida se vale a pena investir nessa ferramenta ou não? Este post pode te ajudar – Por que adotar as inovações tecnológicas na odontologia?
6 aplicações do chatbot na clínica odontológica
Como você pode notar, a tecnologia na odontologia não está presente apenas nas ferramentas usadas e procedimentos realizados, ela também contribui para melhorar o atendimento ao paciente, como é o caso do uso de chatbots por dentistas.
Entre as atividades que essa ferramenta desempenha, as de maior destaque são:
- fazer uma pré-triagem dos pacientes;
- realizar o agendamento de avaliações, consultas e retornos;
- enviar confirmações de agendamentos e lembretes de consultas;
- apresentar os serviços que sua clínica oferece, explicando como funcionam;
- dar informações sobre horário de funcionamento, valores, endereço etc;
- tirar dúvidas comuns dos usuários.
É claro que você precisa configurar o chatbot de acordo com as suas necessidades, definindo seu padrão de linguagem e vocabulário, concedendo acesso à agenda da clínica, além de abastecê-lo com informações relevantes sobre seu consultório.
- Aproveite para ler este conteúdo – O papel dos chatbots para dentistas na gestão de consultas
7 vantagens do uso de chatbots em atendimento odontológico
O uso de chatbots por dentistas gera diversas vantagens para suas clínicas odontológicas. Destaquei abaixo as mais relevantes para você ter uma noção da importância dessa ferramenta para o seu processo de atendimento.
- viabiliza o suporte 24/7, ou seja, mesmo fora de horário comercial;
- oferece respostas rápidas, reduzindo o tempo de espera do paciente;
- otimiza o processo de atendimento, tornando-o mais ágil e dinâmico;
- automatiza o agendamento de consultas e avaliações;
- melhora a qualidade do atendimento, elevando a satisfação dos pacientes;
- facilita a visualização do funil de vendas;
- favorece o marketing para dentistas, aumentando as conversões.
Um chatbot pode substituir a secretária na clínica odontológica?
Após conhecer todas essas funcionalidades e vantagens que um chatbot para dentistas pode proporcionar à sua clínica, eu até imagino o que você está pensando.
Logo, eu te garanto que não, o papel do chatbot não é substituir a secretária na clínica odontológica. Longe disso! Essa ferramenta é, na verdade, um complemento tecnológico usado para agilizar a rotina do consultório.
Contudo, mesmo que estejam cada vez mais humanizados, o atendimento humano ainda é um grande diferencial para a captação de pacientes.
Inclusive, o atendimento ao paciente realizado pela secretária é fundamental para o sucesso da sua clínica, tendo em vista que, quando bem treinada, essa profissional tem um poder enorme de conversão, contribuindo para aumentar seu faturamento.
Para entender como isso é possível, assista ao vídeo abaixo, onde explico qual é o “pulo do gato” para alcançar este nível:
Aliás, aproveito para apresentar a você o Método Gorro Branco, um curso voltado para dentistas de todas as especialidades que aborda da gestão do consultório odontológico ao marketing para dentistas.
Nele, há um módulo específico sobre treinamento de secretária para atendimento ao paciente, visando torná-la expert em conversão. Além, é claro, de mostrar como usar chatbots em atendimento odontológico.
Quer saber mais sobre o curso? Me chame no WhatsApp que tiro as suas dúvidas!