O círculo de ouro no marketing (ou círculo dourado) é um conceito criado por Simon Sinek. Segundo o autor, uma simples mudança na comunicação de uma empresa pode fazer com que ela tenha mais sucesso do que outras.
Nesse contexto, é válido destacar que, para Sinek, não basta que as empresas tenham bons produtos ou marcas conhecidas. Isso porque os bons resultados só chegam quando a organização comunica os seus valores.
Neste post, vou trazer um pouco mais sobre esse conceito e como ele pode ser usado como referência para melhorar o marketing para dentistas.
Você aprenderá aqui todo o conceito de Simon Sinek sobre o círculo de ouro no marketing e descobrirá como utilizá-lo na odontologia.
Para isso, explicarei:
- O que é o círculo de ouro no marketing?
- Como fazer o círculo de ouro?
- Como aplicar o círculo dourado?
- Como aproveitar o círculo dourado de Simon Sinek na odontologia?
Siga comigo e confira tudo isso e muito mais sobre o círculo de ouro no marketing.
Boa leitura!
O que é o círculo de ouro no marketing?
O círculo de ouro no marketing é um conceito que prega que as empresas devem se comunicar de uma melhor forma para, assim, gerar impacto por meio de sua visão e propósito. O círculo dourado, como também é chamado, baseia-se em 3 camadas: “por quê?”, “como?” e “o quê?.
Criado por Simon Sinek, o círculo dourado ganhou muita notoriedade, principalmente após sua participação em um TED em 2009, com sua palestra intitulada: “Como grandes líderes inspiram ação”, que você pode assistir abaixo.
Além disso, Sinek apresentou sua teoria em dois livros sobre o tema:
- “Por quê? Como grandes líderes inspiram ação”, publicado pela primeira vez em 2009;
- “Comece pelo porquê”, lançado no no mesmo ano.
Ao longo desses materiais, Sinek mostra que a grande diferença em uma empresa com sucesso na venda de um produto e outras sem o mesmo êxito é o fato de que as últimas, na maioria das vezes, focam nas perguntas erradas.
Usando a empresa Apple como exemplo, Sinek demonstra que não adianta ter ótimos profissionais, um bom produto ou mesmo uma boa divulgação. Isso todas as outras empresas já possuem, ou podem facilmente possuir. Entretanto, mesmo com tudo isso, elas não possuem a força de marca da Apple.
Partindo desta observação, o autor chegou ao seu conceito do círculo de ouro. Neste conceito ele propõe três perguntas:
- O quê?
- Como?
- Por quê?
A primeira pergunta, “o quê”, se refere ao que a empresa faz. Em seguida, ele questiona “como ela faz” e por último “por que ela faz”.
Para Sinek, todas as empresas sabem “o quê” elas fazem. A maioria sabe “como” fazem, mas apenas algumas compreendem o “porquê” elas fazem.
Observe o seguinte: a Apple não direciona as suas ações de marketing para as razões racionais de compra de seus produtos, mas sim àquilo que os produtos representam.
Em outras palavras, o direcionamento do planejamento de marketing da empresa está no emocional, que envolve o conceito e o estilo de vida que ela entrega.
Entendendo o círculo dourado de Simon Sinek
O nome círculo de ouro foi apresentado e ficou conhecido como na imagem abaixo.
Em resumo, a ideia é que as empresas apresentem mais do que apenas produtos, mas valores e conceitos aos quais seus clientes se identifiquem.
Ou seja, a ideia é que você mostre ao mercado mais do que “o que” você vende, mas por que vende.
Agora que você entendeu melhor o que é o círculo de ouro no marketing, respondo então a duas das perguntas mais comuns encontradas sobre o tema:
- Como fazer o círculo de ouro?
- Como aplicar o círculo dourado?
Como fazer o círculo de ouro?
Para fazer o círculo de ouro é preciso que você entenda bem os três elementos da proposta de Simon Sinek: “Por quê?”, “Como?” e “O quê?”. Comece respondendo cada uma destas perguntas para ter um bom panorama da sua empresa e usar essas informações nas suas decisões de marketing.
Como aplicar o círculo dourado?
Para aplicar o círculo dourado, é necessário que ter em mãos as suas três perguntas respondidas:
- Por quê?
- Como?
- O quê?
Com suas respostas, você precisa levar em consideração que o “Por quê?” deve ser o seu foco. Ou seja, o lado emocional deve prevalecer a razão.
Como aproveitar o círculo dourado de Simon Sinek na odontologia?
Como você viu, o círculo de ouro no marketing é uma forma de trazer mais sentido emocional para suas ações. Nesse sentido, você deixa de apresentar seus produtos ou serviços, apenas a partir de elementos racionais e técnicos, mas passa a usar aquilo que mais toca seus clientes, suas emoções.
Com isso em mente, você pode pensar em algumas formas de utilizar a estratégia do círculo de ouro na odontologia.
Por exemplo: em vez de focar em suas certificações, em seus materiais ou até mesmo em seus equipamentos, por que não focar nos resultados e nos benefícios que os procedimentos que você realiza trarão aos seus pacientes?
Direcione a produção de conteúdo para a melhoria de vida que o tratamento vai proporcionar ou na dor que ele vai sanar.
Por exemplo,você pode destacar a capacidade que um procedimento tem de fazer seu paciente voltar a sorrir.
Pense em como você pode transformar a sua marca, consultório ou sua imagem profissional, utilizando o círculo de ouro de Simon Sinek.
Agora que você aprendeu tudo sobre o círculo de ouro no marketing, basta começar a estudar a sua aplicação dentro da sua realidade.
Faça uma lista de benefícios reais que seus tratamentos oferecem, considerando a dor principal que os pacientes que chegam até você apresentam.
Lembre-se: ninguém que faz um implante, as pessoas querem voltar a participar de um churrasco em família, sem receio da dentadura.
Observe tudo isso e então compreenda como você poderá utilizar esta estratégia para impactar e atrair pacientes para o seu consultório.
Aplicar o círculo de ouro no marketing pode ser uma tarefa um pouco desafiadora caso você não tenha muita experiência na área, mas para isso tenho um curso de marketing para dentistas que você precisa conhecer.
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