Um dos maiores receios dos profissionais da área da saúde que estão começando   a trabalhar com divulgação é descumprir as regras do código de ética do marketing para dentista. Talvez esse seja o seu medo também.

Contudo, a boa notícia é que o CRO não proíbe que você mostre o seu trabalho, ele apenas indica o que pode (ou não) ser feito. 

Logo, o documento pode ser usado como um guia para criar campanhas eficientes, mas que não desrespeitem as normas da área. 

Para entender melhor o tema, basta seguir lendo! 

Ética em odontologia: o que isso significa?

A ética na odontologia é o conjunto de princípios, valores e normas que norteiam a conduta dos profissionais da área em relação aos pacientes, colegas de profissão e sociedade em geral. Isso inclui a forma como o trabalho é  divulgado e oferecido ao mercado.

Na prática, esse conceito é aplicado em diversas situações, por exemplo, na relação do profissional com o paciente, no qual o dentista deve fornecer informações claras e objetivas sobre o diagnóstico, tratamento e custos envolvidos, garantindo o consentimento livre e esclarecido do paciente. 

A ética também considera o relacionamento com colegas de profissão, manifestando-se na honestidade e respeito mútuo, evitando práticas como a concorrência desleal, o plágio e a difamação.

Além disso, a ética na odontologia se estende à responsabilidade social e ambiental, com a adoção de práticas sustentáveis e ações de conscientização em relação à saúde bucal da população.

Quais são as diretrizes éticas para dentistas?

Na lista de diretrizes éticas da odontologia, estão:

O que diz o código de ética sobre o marketing para dentistas?

O capítulo XVI do Código de Ética da Odontologia aborda as diretrizes do setor para o marketing, especialmente, para a criação de anúncios, propagandas e publicidade. Essas regras devem ser respeitadas evitando assim multas, notificações e até mesmo a suspensão do registro profissional.

O código apresenta seis artigos que juntos regulamentam essa prática, e você pode acessar o código de ética completo, mas a seguir eu explico quais são os aspectos tratados em cada artigo. Confira!

Leia também: Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO

Agora que você conhece um pouco mais sobre cada artigo que compõe o código de ética de marketing para dentistas, é hora de compreender mais detalhadamente o que é considerado  infração. 

Esse talvez seja o ponto mais importante do artigo, então fique atento.

Exemplos de infrações à ética na odontologia

Na lista de exemplos de infrações à ética na odontologia apresentados no código do CRO, estão: 

Ao total, o código de ética apresenta 14 tipos de infrações que devem ser evitadas por você a todo custo. 

Entre os exemplos mais emblemáticos e recorrentes, estão:

Leia também: Curso de marketing para dentistas: por que fazer? 16 benefícios

O que pode e o que não pode ser feito?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o código de ética do marketing para dentistas, eu organizei uma lista com os principais pontos do que você pode e o que não pode fazer em relação a anúncios, propagandas e publicidade de modo geral.

O que pode ser feito?

O que NÃO pode ser feito?

E aí, entendeu como funciona o código de ética no marketing para dentistas? Quer aprender a atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias? Então te convido a conhecer o curso Gorro Branco e aprender a direcionar melhor suas campanhas e aumentar a sua conversão.

Para saber mais sobre esse curso e tudo que ele pode te oferecer, assista esse vídeo no meu canal no Youtube:

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