Descobrir como atrair pacientes particulares é um dos maiores desafios e desejos de dentistas de todas as especialidades. 

Se você acha que oferecer um preço mais baixo que o da concorrência é a única resposta para isso, saiba que está muito enganado. 

Isso porque há várias outras maneiras de aumentar a sua lista de pacientes pagantes sem desvalorizar o seu trabalho. 

Isso mesmo, existe luz no fim do túnel e alcançá-la pode ser mais fácil do que você imagina. 

Neste artigo, vamos mostrar que a melhor maneira de atrair um paciente para o consultório odontológico não envolve a contratação de agências nem contratos com franquias. 

Porém,  é fundamental que você não só seja bom no que faz, como também saiba transmitir seu talento e habilidade para o público, enquanto se conecta com ele. 

Como transformar essa teoria em prática? É o que você descobrirá ao longo deste texto. Boa leitura! 

Como atrair pacientes particulares para a clínica?

A melhor maneira de atrair paciente para consultório odontológico é gerando valor e apresentando o seu diferencial. 

Sem esses dois elementos, dificilmente você vai alcançar o objetivo de converter pacientes particulares que priorizam outros fatores que não apenas o preço de um tratamento. 

Em outras palavras, é preciso apresentar o seu diferencial para que o paciente não compare você com outros profissionais apenas pelo preço que praticam.

A boa notícia é que o marketing digital permite que você se comunique com constância, por meio de publicações diárias. 

Isso facilita a apresentação das características que te tornam único. 

Com esse pensamento, seguimos para a lista com 5 ações básicas de como atrair pacientes particulares: 

  1. Defina o tipo de serviço que  deseja prestar 
  2. Conheça o perfil de cliente ideal
  3. Produza conteúdo autoral
  4. Seja consistente em suas publicações 
  5. Crie anúncios segmentados 

#1 Defina o tipo de serviço que deseja prestar 

O primeiro passo para atrair pacientes particulares é definir a especialidade com a qual você deseja trabalhar. 

Somente assim, será possível direcionar a produção de conteúdo e chamar a atenção de quem tem interesse pelo serviço.

Além disso, ao definir uma especialidade de trabalho,você se coloca como uma autoridade no assunto, o que te põe à frente de outros profissionais.  

Afinal, se você fosse paciente, iria preferir fazer um tratamento de implante com um especialista ou com um dentista que “nas horas vagas” realiza o procedimento?

A resposta é clara: especialistas são preferidos porque transmitem segurança de um bom resultado. 

Contudo, mesmo que você seja um especialista, se não se posicionar como tal, não receberá a mesma atenção do público. 

 Ou seja, se as pessoas que recebem o seu conteúdo perceberem  que a cada dia você fala sobre um assunto diferente, dificilmente você ficará marcado na cabeça delas como alguém que é referência em implantes. 

Como vimos acima, se posicionar como especialista é fundamental para atrair pacientes que buscam por qualidade e valorizam o seu trabalho, e não querem apenas o menor preço do mercado. 

Além disso, se você quer trabalhar como implantodontista, ou como especialista de qualquer outra área, porque divulgar outros serviços? É sua função direcionar a sua carreira para onde desejar.  

#2 Conheça o perfil do seu paciente

Qualquer ação de marketing e vendas depende do seu conhecimento sobre quem você deseja atrair. 

Sem essa informação, é mais difícil criar conteúdos e campanhas direcionadas, capazes de chamar a atenção de quem tem potencial de se tornar um paciente. 

Por isso, organize informações demográficas como idade, gênero e localidade. 

Considere também dados comportamentais, estilo de vida e interesses em geral. 

Com essas informações você vai direcionar melhor seus anúncios, sobre os quais nos aprofundaremos adiante.

Tenha o cuidado de listar as principais dores e desejos dos pacientes. Para isso, faça uma breve pesquisa entre seus pacientes, pergunte a quem chegar no consultório porque a pessoa buscou tratamento e se interesse em conhecer mais sobre essas motivações. Isso faz toda a diferença na hora de criar o discurso de venda.  

Afinal, quando você sabe quais são as necessidades de um grupo de pessoas, é mais fácil criar discursos direcionados, que mostrem a sua capacidade de atender a essas demandas. 

Tudo isso contribui para atrair pacientes particulares.

#3 Produza conteúdo autoral

A produção de conteúdo autoral faz com que você seja reconhecido por suas ações reais e pelo impacto que causou na vida das pessoas. 

Atualmente, as publicações de dentistas nas redes sociais são todas muito similares, envolvendo um antes e depois de arcada dentária ou a foto de um modelo com dentes perfeitos, retirada de um banco de imagens.

Nada disso gera identificação com quem recebe o seu conteúdo. 

Leia também: Principais erros de marketing de dentistas: como evitar?

Por outro lado, publicar uma foto sua com um paciente, contando a história dele e do tratamento realizado, faz com que outras pessoas se identifiquem com ele e se vejam como parte do perfil de pacientes que você atende. 

Esse tipo de publicação funciona como um gatilho mental que desperta a vontade de saber mais sobre o que você faz. 

Nesse sentido, entre as ideias para atrair pacientes particulares,  publicar vídeos de depoimentos de pacientes satisfeitos representa uma boa alternativa. 

Publique fotos contando a história desses pacientes, como eles chegaram até você, quais eram as suas dúvidas e receios e como as coisas caminharam.

Além disso, conte mais sobre o seu dia a dia, usando o stories ou mesmo o feed do Instagram. 

Tire dúvidas sobre tratamentos e crie conteúdos respondendo as principais objeções que chegam no consultório todos os dias. 

Explique como funciona um tratamento e quais os seus possíveis benefícios. 

Apresente o que é, para quem é e quais os benefícios de cada procedimento. 

Se você tem muitas dúvidas sobre como organizar seus conteúdos autorais, sugerimos que assista ao vídeo abaixo que explica como montar uma semana de publicações. Você pode usar as mesmas dicas para criar meses de conteúdo. Confira!

#4 Seja consistente em suas publicações 

Independentemente das táticas escolhidas para atrair pacientes particulares, é fundamental ter consistência nas publicações.

É necessário que você publique conteúdos de valor todos os dias e que  ofereça relevância para o usuário que está lendo o seu material. 

Ao fazer isso, você quebra objeções e  direciona quem lê o conteúdo a ligar ou enviar uma mensagem para o WhatsApp da clínica. 

Quando um contato faz isso, as ações de marketing para dentistas cumprem a sua missão.   

#5 Crie anúncios segmentados 

Além das publicações de conteúdo no feed ou stories, seja no Instagram ou Facebook, ou mesmo em blogs e sites, outra ação para atrair pacientes é criar anúncios. 

Esses anúncios, além de relevantes, também devem ser segmentados. Isso significa que você precisa definir o público que será impactado por eles. 

Para isso, as ferramentas de criação de campanhas do Google, Facebook e Instagram oferecem uma área de segmentação de público. 

Use esse espaço para aumentar as suas chances de sucesso. 

Por exemplo, se você é especialista em odontologia infantil, pode criar um anúncio para pais de crianças de 0 a 5 anos, por exemplo.

Vale destacar que para criar campanhas em que você escolhe o público que vai receber o conteúdo, não basta clicar no botão “impulsione a sua publicação” ou “turbine o seu post”.

Esses atalhos deduzem a sua capacidade de personalizar o público que vai receber o conteúdo. 

Opte por usar o gerenciador de anúncios das ferramentas e tenha acesso a mais opções de formatos de campanhas e segmentação. 

Tão importante como saber o que fazer, é conhecer quais erros não devem ser cometidos ao aplicar as ideias para atrair pacientes particulares. 

Por isso, separamos o vídeo abaixo que vai abrir os seus olhos para detalhes que podem impedir o seu sucesso nos canais digitais e, consequentemente, nos resultados do negócio. 

Como captar pacientes particulares?

A captação de pacientes está muito atrelada à ideia de conversão de um contato que chega até o consultório em um paciente real. 

Contudo, para realizar essa captura, é preciso cumprir etapas que vão além das ações para atrair pacientes. 

Dentro de um planejamento de implementação de marketing para dentistas, a mídia usada para campanhas de marketing é responsável por gerar mais leads para a clínica. 

Em outras palavras, é dela a missão de fazer o telefone tocar e o WhatsApp apitar, com pessoas interessadas em saber mais sobre um serviço. 

Entretanto, para fazer com que esses mesmos contatos avancem na relação com a clínica, outras duas figuras são imprescindíveis: a secretária e o dentista. 

A secretária tem o objetivo de convencer um contato a agendar e comparecer a uma avaliação. 

Já o dentista precisa realizar uma excelente avaliação para direcionar o paciente à contratação do serviço. 

Ter atenção a esses estágios do funil de vendas é fundamental para que todo o caminho feito pelo paciente termine na conversão.

É isso o que vai ampliar o faturamento da clínica e fazer com que ela apresente um crescimento escalável, possibilitando, inclusive, que você alcance os sonhados seis dígitos de receita. 

Como atrair pacientes particulares e melhorar o seu desempenho? 

Se a sua meta é alcançar alta performance, você precisa conhecer o método da Smile University, testado e comprovado por mais de 2 mil alunos dentistas

Oferecemos o passo a passo para você alcançar o seu sonho e ter a satisfação em ser um dentista com resultados. 

Para entender como podemos fazer isso com você, conheça mais sobre o curso de marketing para dentistas da Smile University.

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