Você  quer aprender como atrair pacientes para a sua clínica odontológica

Começamos com essa pergunta porque ainda é comum que dentistas vivam de indicações de pacientes antigos, que gostam do seu trabalho.

Não há nenhum problema em aproveitar essa movimentação, na verdade, a indicação é fundamental para a clínica e para a conquista de novos pacientes.

O grande problema está quando ela é a única forma de novos pacientes chegarem até o seu consultório.

Afinal, se você não investe em outras estratégias, é provável que esteja deixando de ganhar muito dinheiro. 

Isso porque, atualmente, o marketing para dentistas oferece uma lista de estratégias que podem ser usadas para atrair pacientes para a clínica odontológica.

Quando bem aplicadas, essas ações ampliam o volume de interessados em seus tratamentos e fazem o telefone e o WhatsApp da clínica tocarem mais. 

Contudo, nem todo dentista sabe como atrair pacientes de odontologia e usar essas táticas a seu favor. 

Talvez isso não tenha sido um problema no passado, mas atualmente, não ter uma estratégia ativa de prospecção pode abalar a saúde financeira da sua clínica. 

Essa situação se agrava se você é um dentista recém-formado, sem uma base ativa de pacientes.

Afinal, entre franquias, planos de saúde e todos os concorrentes do mercado, se destacar e mostrar o seu diferencial, se torna uma questão de sobrevivência. 

Como atrair pacientes para meu consultório odontológico? 

Atualmente, responder a essa pergunta envolve, principalmente, as plataformas digitais. 

Isso porque as pessoas passam muito tempo online, seja fazendo pesquisas no Google ou navegando nas redes sociais. 

Por isso, essas plataformas dominam as estratégias para atrair pacientes de odontologia

Contudo, diferentemente do que muita gente acredita, não basta criar uma conta no Facebook ou Instagram e esperar que chova leads. 

Na realidade, o sucesso no marketing digital para dentistas depende da sua estratégia dentro dessas redes, o que inclui criar conteúdo relevante e diário, que destaque você da concorrência, aumente o relacionamento com o público e, consequentemente, amplie o engajamento. 

E como fazer tudo isso? A seguir organizamos uma lista com 6 ações para atrair pacientes usando a internet:

  1. Tenha um site 
  2. Crie uma conta no Google Meu Negócio
  3. Monte um perfil nas redes sociais
  4. Faça anúncios pagos segmentados
  5. Produza conteúdo autoral
  6. Grave depoimentos de seus pacientes

Continue lendo e entenda o que fazer em cada estratégia. 

#1 Tenha um site 

De maneira geral, existem três modelos de site para clínicas: 

O site institucional fala sobre o consultório, seus serviços e os profissionais que atuam nele. 

É possível ter um aba de contato, mas o foco é a apresentação da clínica, seus tratamentos e outras informações gerais.

Já o blog também pode fazer parte do site, como um local em que você produz conteúdo mais completo, que ofereça respostas às objeções dos pacientes. 

Além disso, esses conteúdos contribuem para o ranqueamento das páginas da empresa em motores de busca, como o Google, facilitando que elas sejam encontradas pelos usuários que fazem pesquisas.

Por último, a landing page tem o foco em apresentar um único tratamento e uma chamada para ação, que pode ser, por exemplo, “agende a sua avaliação”. 

É o formato ideal para ser usado em anúncios e publicações que tenham como foco aumentar as taxas de agendamentos. 

Você pode aproveitar os benefícios de todos esses modelos de plataforma, para atingir diferentes objetivos dentro da sua estratégia para atrair pacientes. 

#2 Crie uma conta no Google Meu Negócio

O Meu Negócio é um recurso gratuito do Google que destaca a sua empresa em um resultado de busca local. Para isso, basta fazer o cadastro com todas as informações.

Ao aproveitar essa funcionalidade, você apresenta sua empresa para pessoas interessadas no seu serviço. Assim, leva mais visitantes para as páginas do site ou aumenta o número de ligações de interessados. 

É possível customizar seu perfil adicionando fotos, ofertas, postagens e muito mais

como atrair pacientes

#3 Monte um perfil nas redes sociais

As redes sociais estão entre os principais canais de comunicação para atrair pacientes para seu consultório, uma vez que permitem que você interaja com eles diariamente e apresente os seus diferenciais. 

O Facebook e o Instagram são redes especialmente relevantes para levar mais contatos até a clínica. 

Na prática, essa é a missão do marketing odontológico: fazer com que seu telefone toque e o WhatsApp receba dezenas de mensagens. 

Nesse sentido, essas duas redes sociais precisam constar em seu plano de ação, como parte fundamental do funil de vendas, que começa com a atração dos usuários para a clínica. 

#4 Produza conteúdo autoral

As redes sociais permitem que você faça publicações gratuitas de conteúdos para atingir potenciais pacientes.

Essas publicações devem ser postagens de valor, que gerem engajamento e façam com que as pessoas se identifiquem com o que você tem a oferecer a elas. 

Existem muitas estratégias de produção de conteúdos para Facebook e Instagram, e todas elas devem se preocupar com:

Lembre-se também de aproveitar todos os formatos de conteúdo disponíveis nessas redes como:

Ao investir no conteúdo autoral, priorize o uso de fotos de seus pacientes, sem grandes produções, mas com boa qualidade. Você consegue isso com um bom celular. 

Peça a autorização do uso e divulgação da imagem desses pacientes.

#5 Faça anúncios pagos segmentados

Uma das estratégias mais eficientes para atrair pacientes para a clínica é usar os anúncios pagos que podem ser configurados no Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads

Os anúncios permitem que você apareça para um público específico predefinido. 

Para entender a diferença entre anúncios, publicações e impulsionamentos, e compreender quando e como usar cada uma dessas opções, assista ao vídeo abaixo. 

#6 Grave depoimentos de seus pacientes

Como falamos acima, seus pacientes podem contribuir para a estratégia de produção de conteúdo autoral.

Por isso, ao terminar um tratamento peça ao paciente a autorização para tirar uma foto com ele e contar um pouco sobre a sua história. Use isso para gerar engajamento e identificação com quem terá contato com o material.

Lembre-se de que as pessoas gostam de se conectar com gente de verdade, e as postagens feitas com imagens de banco de fotos não geram esse tipo de identificação. 

Observe no exemplo abaixo o que você pode fazer para ampliar o engajamento de suas postagens.

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Outra forma de fazer isso é pedindo que elas gravem um depoimento em vídeo explicando como seu tratamento mudou a vida delas, quais os receios que tinham antes de começar e como eles foram superados. 

Geralmente, as objeções são as mesmas nos futuros pacientes e ter a resposta vinda de quem já fez um tratamento é a melhor forma de solucionar essas dúvidas. 

Como conseguir mais consultas? 

Para conseguir mais consultas em sua clínica aplique o modelo de funil de vendas. Comece com as ações de marketing digital, usando redes sociais, anúncios e conteúdo autoral. Treine a secretária para aumentar as taxas de agendamento e comparecimento em avaliações, e finalize realizando uma avaliação de alto valor. 

Aplicando as 6 dicas que listamos acima você tem um poderoso guia de como atrair pacientes para o seu consultório odontológico.

Contudo, fazer o telefone e o WhatsApp tocar é apenas um passo de toda estratégia de captação de pacientes. 

Para dar continuidade e conquistar a contratação de um serviço, as etapas do funil de vendas devem continuar acontecendo. 

Enquanto o marketing leva pessoas a interagirem com a  empresa, é a sua secretária a responsável por agendar avaliações e ampliar as taxas de comparecimento. 

Todavia, para que possam fazer isso, você, como dentista, precisa oferecer treinamento e material de suporte que permita a atuação e o foco da secretária nesse sentido. 

Isso significa que, se você ainda não aproveita todo o potencial dessa profissional dentro da sua clínica, acredite, você está deixando dinheiro na mesa. 

E para evitar que isso continue acontecendo, apresento  o curso para dentistas da Smile University com a metodologia I95D que ensina você a atrair, captar e converter pacientes particulares, por meio da internet,  para que a sua clínica alcance o sucesso de faturamento e reconhecimento de mercado. 

Conheça mais sobre os cursos para dentista no vídeo abaixo e entenda como eles podem transformar seus resultados e a sua carreira. 

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