Nos últimos oito anos, o uso da internet no Brasil aumentou 33%, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2023. Em número são 156 milhões de brasileiros conectados, buscando informações, soluções e interagindo on-line. E como o dentista pode usar as mídias sociais para captação de pacientes?
As mídias sociais são todas as tecnologias digitais nas quais é possível gerar conversas entre os usuários, sendo as redes sociais os canais mais populares.
Ter uma presença digital bem estabelecida é fundamental para alcançar objetivos de marketing, aproveitando o tempo que as pessoas dedicam aos meios digitais, o que permite criar estratégias que entregam algo de valor e atraem o público desejado para sua rede.
Porém, existem diretrizes estabelecidas pelo Código de Ética Odontológica que regulamentam a publicação de conteúdo de dentista na internet.
Então, continue a leitura do artigo para saber o que você pode publicar, dicas para aproveitar o potencial das mídias digitais e a importância das redes sociais no marketing odontológico.
Boa leitura!
O que o CRO permite postar?
O CRO, Conselho Regional de Odontologia, acompanha regionalmente as práticas e ações de dentistas nas mídias sociais e tradicionais, garantindo o cumprimento do Código de Ética Odontológica que permite a postagem de propagandas em todos os meios de comunicação desde que:
- as fotos tenham a autorização do paciente por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE);
- as postagens de ‘antes e depois’ de imagens autorizadas mostrem apenas diagnóstico e a conclusão (fotos e vídeo da realização do tratamento e casos clínicos são proibidos);
- as postagens sejam educativas e baseadas em técnicas cientificamente comprovadas;
- os materiais digitais criados tenham o nome e o número de inscrição no CRO.
O principal objetivo dos Conselhos Regionais é evitar anúncios irregulares de dentistas e assegurar a ética e o respeito ao paciente, reforçando a credibilidade das técnicas e dos profissionais da odontologia.
Como o dentista pode usar mídias sociais?
Agora que você conhece as principais regras, listei abaixo os passos de como um dentista pode usar as mídias sociais de forma eficaz para captar pacientes de alto valor na internet. Confira!
1. Entender a importância do copy
O copywriting (copy) é uma estratégia de escrita persuasiva cujo objetivo é criar textos que atraiam a atenção do leitor. Como as mídias sociais são espaços concorridos, a qualidade das legendas, das frases nas imagens e da sua fala nos vídeos é o segredo para atrair pacientes.
Um detalhe importante é que o copy respeita a ética, então, usar qualquer argumento ou fala sem embasamento científico é algo que você nunca deve fazer, ok? Para captar leads com seu conteúdo, certifique-se de que ele possa gerar:
- atenção (A):
- interesse (I);
- desejo (D);
- ação (A).
Essa estratégia é chamada de copy AIDA e vai ajudá-lo bastante na criação de conteúdo, escolhendo as palavras-chave certas para ser persuasivo, mas de forma natural, sem forçar.
Quer melhorar a qualidade do seu conteúdo, criando textos com alto poder de conversão? Conheça o Gerador de Copy, o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.
2. Conhecer o público-alvo
Outro passo essencial de como o dentista pode usar as mídias sociais na captação de pacientes é conhecer a fundo o público-alvo que deseja alcançar com seu conteúdo e campanhas na internet.
Esse processo começa na listagem das características demográficas básicas: idade, sexo, escolaridade, estado civil, local, profissão, renda, etc.
Para refinar ainda mais o conhecimento sobre o perfil de paciente que você deseja atrair, aplique o conceito de persona, que é a representação do seu paciente ideal.
Dessa forma, você vai além e detalha quem é essa figura ideal, o que faz, com o que trabalho, seus principais desejos, como busca informação, suas principais dificuldades, entre outros.
Assim, o seu conteúdo pode gerar mais conversas e conexões com as pessoas, convencendo-as da qualidade do seu trabalho.
3. Ter objetivos de marketing claros
Usar as mídias sociais sem ter objetivos de marketing claros é um desperdício de oportunidade. Os canais digitais têm o potencial de atrair novos pacientes que se você não aproveitar, pode ter certeza de que o seu concorrente irá.
Então, se o objetivo é atrair mais pacientes, defina um número de novos contatos que você deseja gerar por meio das suas redes sociais mensalmente, quantas avaliações deseja fechar, uma meta de ticket médio por paciente que deseja alcançar.
As metas de marketing digital guiam toda estratégia, portanto, planeje-as com atenção.
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4. Criar um cronograma de publicações
O conteúdo de valor publicado com frequência influencia diretamente os resultados. Afinal, aparecer vez ou outra no feed, ou nos Stories dos seguidores não trará a relevância esperada para o seu consultório.
O segredo do marketing de conteúdo é ter consistência. Então, outra dica de como dentista pode usar mídias sociais é criar um cronograma de publicações determinando a frequência semanal de postagem, os temas que serão abordados, quais redes sociais serão atualizadas, etc.
5. Variar os formatos de conteúdo
Uma das vantagens do dentista pode usar mídias sociais é se comunicar com os potenciais pacientes das formas mais variadas possíveis. No Instagram, por exemplo, você cria conteúdo em vídeo nos Stories (que também permite postagem de fotos), no Reels, nas lives e no feed.
Conheça a fundo cada rede na qual você publica seu conteúdo para variar os formatos das publicações e explorar o melhor possível o alcance e o engajamento em cada uma.
6. Anunciar nas redes sociais mais relevantes
Minha dica final de como o dentista pode usar mídias sociais é anunciar nas redes sociais mais relevantes para sua estratégia. Você pode atualizar quatro ou cinco redes sociais, mas escolha aquela que o trabalho está mais maduro para investir dinheiro.
Assim, você não só distribui melhor o seu orçamento de marketing, como aumenta o potencial de retorno do investimento e as chances de conquistar os objetivos planejados.
Leia também >>> Anúncio criativo para dentista: inspire-se com 10 copys.
Qual a importância do uso das redes sociais na odontologia?
O uso das redes sociais na odontologia é importante porque permite que você se posicione profissionalmente, interaja diretamente e ofereça seu conhecimento para as pessoas conhecerem seu propósito, enxergando o valor das suas soluções na vida delas.
No vídeo abaixo, explico o que faz um paciente fechar e como incluir cada passo na sua estratégia nas redes sociais. Vale o play!
Tenha uma estratégia de conteúdo nas mídias sociais para dentista
Agora que você sabe como um dentista pode usar as mídias sociais, que tal aprender como montar uma estratégia de marketing digital do início ao fim?
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