Ao aprender como divulgar casos odontológicos na mídia, você promove o seu consultório de uma maneira efetiva e atrai novos pacientes para o seu negócio.
Para trazer esse cenário para a sua clínica , recomendo apostar em diferentes meios de comunicação, tais como Google Ads, Instagram, rádio, revista e outdoor. Assim, você atinge um maior número de pessoas para o seu consultório.
Contudo, tal processo não pode ser feito de qualquer forma. É preciso que você siga o código de ética odontológico para fazer a divulgação de imagem e vídeos dos seus pacientes. Isso evita penalidades e problemas com a justiça.
Ficou interessado?
Então, continue a leitura e entenda o que diz o CRO sobre publicidade na odontologia e como encontrar o paciente ideal para sua clínica.
Boa leitura!
Critérios de divulgação na odontologia: o que preciso saber?
Os critérios de divulgação na odontologia estão disponíveis no Código de Ética Odontológica. Ele traz orientações para todos os meios de comunicação, seja on-line ou offline, tais como folhetos, redes sociais, propagandas em rádio e TV.
As práticas compartilhadas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) são importantes porque evitam que você seja punido e tenha outras complicações com mensagens indevidas.
Em primeiro lugar, recomendo que você conheça quais os cuidados que os dentistas devem ter com a propaganda nas mídias sociais e em outros canais de comunicação.
Tendo isso em mente, compartilho, no próximo tópico, o que é considerado obrigatório pelo CFO. Acompanhe!
O que é obrigatório?
Aprender como divulgar casos odontológicos na mídia exige o conhecimento em informações que são obrigatórias, de acordo com o código de ética de odontologia.
De maneira geral, uma publicidade odontológica deve conter os seguintes elementos:
- Nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica
- Nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também as demais profissões auxiliares regulamentadas
- Pessoas jurídicas devem ter o nome e o número do responsável técnico.
Mas não é só isso.
Para evitar problemas, você deve conhecer o que é permitido no código de ética odontológico na divulgação de imagem e vídeo.
Conheça, a seguir, as regras mais importantes.
Autorização de imagem e vídeo para divulgação da clínica odontológica: o que diz a lei?
As regras de autorização de imagem e vídeo para divulgação da clínica odontológica permitem que o profissional divulgue áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento. Também é possível compartilhar especialidades nas quais o cirurgião-dentista tenha inscrição no Conselho Regional.
Títulos de formação acadêmica stricto sensu e do magistério relativos à profissão também são bem-vindos, assim como endereço, telefone, fax, e-mail, horário de atendimento, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar.
Os vídeos de animação gráfica, por sua vez, devem mostrar técnicas e procedimentos que tenham reconhecimento científico.
Outra questão relevante é sobre artigos, matérias, notícias e informações. Elas não podem ser sensacionalistas e devem priorizar conteúdos que ensinem sobre saúde bucal.
Propaganda odontológica irregular: o que não é permitido?
A propaganda odontológica irregular é classificada dessa maneira quando o profissional faz autopromoção, concorrência desleal, divulga preços, modalidades de pagamento ou serviços gratuitos.
Adicionalmente, a publicidade irregular reúne estas características:
- divulgar técnicas, terapias e área de atuação sem comprovação científica;
- dar consulta, fazer diagnóstico ou prescrição de tratamento em substituição a uma consulta presencial;
- aliciar pacientes, praticando a oferta de serviços por meio de informações ou anúncios falsos ou ilegais com a intenção de atrair clientela;
- ofertar serviços gratuitos para autopromoção ou permuta;
- fazer sorteios ou concursos e oferecer como prêmio os serviços odontológicos;
- oferecer cartão de descontos ou brindes;
- divulgar os serviços do consultório pela internet via mala direta, sites promocionais ou de compras coletivas, telemarketing, estandes ou carros de som;
- anunciar títulos, qualificações e especialidades que não possua e nem sejam reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia.
Uma vez que você já sabe o que é permitido e o que é proibido em nosso segmento, provavelmente, você deve estar se perguntando: “como divulgar casos odontológicos na mídia sem riscos?”
A seguir, trago algumas dicas que vão servir de inspiração para sua rotina de trabalho.
Como divulgar casos odontológicos na mídia?
A divulgação de casos odontológicos na mídia pode ser feita de várias formas, desde a publicação de infográficos sobre higiene bucal para educar seu público até atualizações com as últimas informações sobre a área.
Além disso, você pode publicar resultados de antes e depois para influenciar seus seguidores e criar perguntas e respostas sobre algum tipo de tratamento.
Confira outros exemplos de publicações:
- explicações sobre procedimentos, sem ganhar vantagem em cima disso, como escolher frases que destacam “o método mais avançado da região”;
- conteúdos didáticos sobre alguma situação específica, entre elas, tratamento de canal;
- notícias e artigos para educar e informar os pacientes.
Quer saber mais?
💰 Baixe o e-book ‘5 postagens que mais convertem em qualquer especialidade’ e aprenda como alavancar as vendas usando o Instagram!
5 formas de divulgar a odontologia de forma correta
Entre os principais canais para divulgar casos clínicos odontológicos na mídia, destacam-se: Google Ads, Instagram, rádio, revista e outdoor. Cada um contém suas particularidades. Por isso, é vital conhecer a linguagem deles para acertar a conexão com o público.
A seguir, explico, com mais detalhes, cada uma dessas ferramentas.
Vamos a elas!
1- Google Ads
Costumo dizer que essa é uma das melhores ferramentas quando ensino sobre como divulgar casos odontológicos na mídia.
Afinal, ela permite que seus anúncios sejam exibidos no momento que o público-alvo busca pelos seus serviços ou produtos odontológicos, o que aumenta a taxa de conversão do consultório.
Contudo, não é tão simples quanto parece!
Confira este vídeo e aprenda na prática os 3 fatores que influenciam no sucesso do anúncio para google. É só dar o play:
2- Instagram
O Instagram permite que você se comunique diretamente com o paciente, o que impacta tanto na taxa de captação quanto na fidelização do seu público.
Isso porque, por meio dele, você pode ter conversas mais humanizadas, educar a audiência e criar uma conexão mais próxima com as pessoas.
Em paralelo, você pode compartilhar conteúdos úteis sobre a odontologia, garantindo um crescimento constante do seu consultório.
Contudo, percebo que essa ferramenta não é utilizada com eficácia por alguns profissionais, especialmente, quando falo de postagens como antes e depois.
Por isso, confira este vídeo e veja alguns segredos para que você acerte na divulgação deste material:
3- Rádio
O rádio é um dos principais canais de comunicação usados pelos brasileiros, com um consumo de 80%, segundo este estudo do Inside Radio 2021.
E, embora seja ignorado por clínicas odontológicas, ainda é um ótimo espaço para divulgar seu trabalho.
Dito isso, escolha o melhor canal, a faixa de horário e principalmente o número de repetições da mensagem.
Assim, fica mais fácil atingir o público desejado.
4- Outdoor
Usar outdoors tradicionais ou digitais ainda é uma ótima estratégia de marketing para dentistas.
Entretanto, entenda o perfil da audiência que passa pela região onde ele está instalado e dê preferência para locais em que haja uma movimentação constante de pessoas.
5- YouTube
Essa rede social é um ótimo canal para promover consistência de marca e criar uma base de seguidores fiéis.
Ademais, ela facilita a personalização do seu canal, de acordo com a logo, imagens e elementos de design que representam seu consultório.
A propósito, assista a este conteúdo e entenda como estruturar e compartilhar um vídeo de vendas surpreendente para o seu público:
Próximos passos
Gostou das dicas de como divulgar casos odontológicos na mídia?
Agora imagine ter acesso a um método completo que ensina como atrair os pacientes certos para o seu consultório odontológico, sem se perder na hora de criar campanhas efetivas na internet.
O Método Gorro Branco é um mapa que mostra o caminho certo para chegar no coração dos seus pacientes.
Inscreva-se agora e nunca mais fique perdido na hora de atrair bons pacientes na internet.