Ao aprender como divulgar casos odontológicos na mídia, você promove o seu consultório de uma maneira efetiva e atrai novos pacientes para o seu negócio. 

Para trazer esse cenário para a sua clínica , recomendo apostar em diferentes meios de comunicação, tais como Google Ads, Instagram, rádio, revista e outdoor. Assim, você atinge um maior número de pessoas para o seu consultório. 

Contudo, tal processo não pode ser feito de qualquer forma. É preciso que você siga o código de ética odontológico para fazer a divulgação de imagem e vídeos dos seus pacientes. Isso evita penalidades e problemas com a justiça. 

Ficou interessado? 

Então, continue a leitura e entenda o que diz o CRO sobre publicidade na odontologia e como encontrar o paciente ideal para sua clínica.  

Boa leitura! 

Critérios de divulgação na odontologia: o que preciso saber? 

Os critérios de divulgação na odontologia estão disponíveis no Código de Ética Odontológica. Ele traz orientações para todos os meios de comunicação, seja on-line ou offline, tais como folhetos, redes sociais, propagandas em rádio e TV. 

As práticas compartilhadas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) são importantes porque evitam que você seja punido e tenha outras complicações com mensagens indevidas. 

Em primeiro lugar, recomendo que você conheça quais os cuidados que os dentistas devem ter com a propaganda nas mídias sociais e em outros canais de comunicação. 

Tendo isso em mente, compartilho, no próximo tópico, o que é considerado obrigatório pelo CFO. Acompanhe! 

O que é obrigatório?

Aprender como divulgar casos odontológicos na mídia exige o conhecimento em informações que são obrigatórias, de acordo com o código de ética de odontologia. 

De maneira geral, uma publicidade odontológica deve conter os seguintes elementos: 

Mas não é só isso. 

Para evitar problemas, você deve conhecer o que é permitido no código de ética odontológico na divulgação de imagem e vídeo. 

Conheça, a seguir, as regras mais importantes. 

Autorização de imagem e vídeo para divulgação da clínica odontológica: o que diz a lei? 

As regras de autorização de imagem e vídeo para divulgação da clínica odontológica permitem que o profissional divulgue áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento. Também é possível compartilhar especialidades nas quais o cirurgião-dentista tenha inscrição no Conselho Regional. 

Títulos de formação acadêmica stricto sensu e do magistério relativos à profissão também são bem-vindos, assim como endereço, telefone, fax, e-mail, horário de atendimento, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar. 

Os vídeos de animação gráfica, por sua vez, devem mostrar técnicas e procedimentos que tenham reconhecimento científico. 

Outra questão relevante é sobre artigos, matérias, notícias e informações. Elas não podem ser sensacionalistas e devem priorizar conteúdos que ensinem sobre saúde bucal. 

Propaganda odontológica irregular: o que não é permitido? 

A propaganda odontológica irregular é classificada dessa maneira quando o profissional faz autopromoção, concorrência desleal, divulga preços, modalidades de pagamento ou serviços gratuitos. 

Adicionalmente, a publicidade irregular reúne estas características: 

Uma vez que você já sabe o que é permitido e o que é proibido em nosso segmento, provavelmente, você deve estar se perguntando: “como divulgar casos odontológicos na mídia sem riscos?” 

A seguir, trago algumas dicas que vão servir de inspiração para sua rotina de trabalho. 

Como divulgar casos odontológicos na mídia? 

A divulgação de casos odontológicos na mídia pode ser feita de várias formas, desde a publicação de infográficos sobre higiene bucal para educar seu público até atualizações com as últimas informações sobre a área. 

Além disso, você pode publicar resultados de antes e depois para influenciar seus seguidores e criar perguntas e respostas sobre algum tipo de tratamento. 

Confira outros exemplos de publicações:

Quer saber mais? 

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5 formas de divulgar a odontologia de forma correta 

Entre os principais canais para divulgar casos clínicos odontológicos na mídia, destacam-se: Google Ads, Instagram, rádio, revista e outdoor. Cada um contém suas particularidades. Por isso, é vital conhecer a linguagem deles para acertar a conexão com o público. 

A seguir, explico, com mais detalhes, cada uma dessas ferramentas. 

Vamos a elas! 

1- Google Ads 

Costumo dizer que essa é uma das melhores ferramentas quando ensino sobre como divulgar casos odontológicos na mídia. 

Afinal, ela permite que seus anúncios sejam exibidos no momento que o público-alvo busca pelos seus serviços ou produtos odontológicos, o que aumenta a taxa de conversão do consultório. 

Contudo, não é tão simples quanto parece! 

Confira este vídeo e aprenda na prática os 3 fatores que influenciam no sucesso do anúncio para google. É só dar o play: 

2- Instagram 

O Instagram permite que você se comunique diretamente com o paciente, o que impacta tanto na taxa de captação quanto na fidelização do seu público. 

Isso porque, por meio dele, você  pode ter conversas mais humanizadas, educar a audiência e criar uma conexão mais próxima com as pessoas. 

Em paralelo, você pode compartilhar conteúdos úteis sobre a odontologia, garantindo um crescimento constante do seu consultório. 

Contudo, percebo que essa ferramenta não é utilizada com eficácia por alguns profissionais, especialmente, quando falo de postagens como antes e depois.

Por isso, confira este vídeo e veja alguns segredos para que você acerte na divulgação deste material: 

3- Rádio 

O rádio é um dos principais canais de comunicação usados pelos brasileiros, com um consumo de 80%, segundo este estudo do Inside Radio 2021

E, embora seja ignorado por clínicas odontológicas, ainda é um ótimo espaço para divulgar seu trabalho. 

Dito isso, escolha o melhor canal, a faixa de horário e principalmente o número de repetições da mensagem.

Assim, fica mais fácil atingir o público desejado. 

4- Outdoor

Usar outdoors tradicionais ou digitais ainda é uma ótima estratégia de marketing para dentistas.

Entretanto, entenda o perfil da audiência que passa pela região onde ele está instalado e dê preferência para locais em que haja  uma movimentação constante de pessoas. 

5- YouTube

Essa rede social é um ótimo canal para promover consistência de marca e criar uma base de seguidores fiéis. 

Ademais, ela facilita a personalização do seu canal, de acordo com a logo, imagens e elementos de design que representam seu consultório. 

A propósito, assista a este conteúdo e entenda como estruturar e compartilhar um vídeo de vendas surpreendente para o seu público: 

Próximos passos 

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