O bom desempenho do seu consultório odontológico vem da união do excelente trabalho e atendimento que você oferece e dos diferenciais agregados para oferecer uma experiência de alto nível. Se ainda não considerou essa possibilidade, precisa continuar a leitura para aprender como encantar seus pacientes.
É claro que ser um dentista experiente e bem capacitado conta muitos pontos. Isso porque, sendo assim, os pacientes sentem confiança nas suas propostas e nos resultados que podem ser alcançados. Porém, o encantamento vai além disso!
Quer aprender dicas para complementar sua estratégia? Leia o artigo até o fim e saiba o que fazer, técnicas de atendimento e como ter uma boa comunicação.
Boa leitura!
Como encantar o paciente?
Para encantar o paciente que entrar no seu consultório, você precisa de um bom planejamento. A base para estabelecer os seus diferenciais vem do perfil de público que você atende.
O relatório anual da Zendesk, o CX Trends Report 2023, destaca que 59% dos consumidores acreditam que as empresas deveriam usar os dados que coletam para personalizar suas experiências.
O dado também faz sentido para o mercado odontológico. Afinal, as informações e conversas com os pacientes dão pistas do que eles valorizam e esperam do atendimento.
Pensando nisso, reuni alguns insumos para complementar sua abordagem e favorecer a captação de pacientes. Confira!
1. Crie um ambiente acolhedor
A primeira dica para encantar o paciente assim que ele entrar no seu consultório é oferecer um ambiente acolhedor. Afinal, não é segredo para ninguém que muitas pessoas não gostam de ir ao dentista por medo da dor.
Para criar um espaço aconchegante e convidativo, foque no conforto da sua sala de espera, treine as secretárias para que elas sejam simpáticas e receptivas e coloque um som ambiente tranquilo, isolando o barulho da sala de atendimento.
2. Melhore a experiência na sala de espera
Ainda no quesito acolhimento, a experiência na sala de espera faz diferença quando o objetivo é encantar o paciente. Tenha em mente que a pessoa deve passar pelos ambientes, mantendo a sensação agradável de estar neles.
Então, escolha assentos confortáveis, inclua um espaço com bebidas, tenha tomadas e entradas USB para carregamento de celular. O segredo é tornar cada área fácil de acessar, mantendo o conforto de cada pessoa que estiver na sala.
3. Personalize o atendimento de cada serviço
A terceira dica para encantar o paciente é personalizar o atendimento de cada serviço.
Por exemplo, ao informar o nome, a secretária deve saber o que o cliente veio fazer, encaminhando-o para a sala de preparação reservada ou solicitando o preenchimento de um formulário para entender suas preocupações e preferências no primeiro atendimento.
Assim, você pode oferecer um atendimento humanizado e empático, criando uma conexão verdadeira com cada paciente.
4. Invista no treinamento da equipe
Você pode saber tudo sobre seus serviços e as principais dúvidas dos pacientes, mas suas secretárias também dominam esses conhecimentos e conhecem o vocabulário da sua área?
Invista no treinamento contínuo de sua equipe para garantir que ele ofereça um excelente atendimento. Além da experiência e empatia, a postura da sua secretária deve criar uma atmosfera positiva que vai encantar o paciente.
Leia também: Programa de treinamento de secretária de dentista em 3 passos.
5. Ajude o paciente a relaxar
Lembra que mencionei pessoas que têm medo ou ficam nervosas em consultórios odontológicos? Pois é, uma boa conversa é capaz de amenizar essas emoções, mas você pode investir em alguns acessórios para ajudar o paciente a relaxar, como:
- almofadas para pescoço e pernas
- máscaras para os olhos
- tampões para os ouvidos
- fones de ouvido
- aromaterapia
- cobertor quentes
- cadeiras de massagem pós-procedimento
Não precisa incluir todos, é claro. O objetivo é oferecer um ‘kit conforto’ com itens que você sabe que seu perfil de paciente vai gostar e que serão úteis para ele relaxar durante o procedimento.
6. Amplie seu horário de atendimento
A última dica de como encantar o paciente é ampliar seu horário de atendimento. Identificou que existem solicitações para atendimento depois do horário comercial por meio dos feedbacks da sua secretaria?
Estude sua agenda e inclua um ou dois dias na semana, ou quinzenalmente (como melhor atender a demanda) e amplie seu horário de atendimento. Dessa forma, você pode não só captar como fidelizar os pacientes, demonstrando que pensa em suas necessidades.
Falando ainda sobre horário: não atrase! Isso porque os atrasos podem denotar descaso, o que vai totalmente contra ao que falamos até agora.
Quais são as técnicas para um bom atendimento ao paciente?
As dicas acima complementam perfeitamente um bom atendimento ao paciente. Por isso, invista também nas seguintes técnicas para valorizar o contato:
- respeite os valores, preferências e necessidades comunicadas pelo paciente;
- responda perguntas e dúvidas de forma educada;
- forneça os cuidados com o máximo de excelência;
- dê apoio emocional para aliviar o medo e ansiedade;
- permita o envolvimento de familiares e amigos para passar segurança;
- organize o fluxo de atendimento para garantir a continuidade dos cuidados;
- coordene a equipe para ter um repasse eficiente de informações dos pacientes.
Para se especializar e melhorar o nível de excelência do seu atendimento, invista em treinamento para dentistas. Assim, você amplia seus conhecimentos e atualiza suas estratégias.
Como o dentista deve falar com o paciente?
Outro aspecto importante para encantar o paciente, é ter uma boa comunicação. Algumas dicas de como falar com os pacientes são:
- chame os pacientes pelo nome;
- sempre que usar um termo técnico, explique-o em seguida;
- olhe diretamente para o paciente para criar conexão;
- use imagens ou vídeo para ilustrar explicações complexas e facilitar a compreensão;
- faça perguntas para o cliente elaborar o seu caso e evite perguntas com resposta “sim” e “não”.
Leia também: 4 maneiras de atrair novos pacientes de odontologia [GUIA].
Encantar e fidelizar pacientes odontológicos
Um paciente que saiu encantado do seu consultório é um elemento fundamental da sua estratégia de marketing para dentistas. O motivo é que ele pode falar para amigos, familiares e colegas sobre a experiência que teve e incentivar que o procurem.
Por isso, vale a pena investir em diferenciais para o seu atendimento para fortalecer não só a fidelização, mas também a captação de novos pacientes.
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