Já ouviu a expressão em inglês “first things first”? Em português, o termo pode ser traduzido como “o mais importante primeiro”. Quando o assunto é a longevidade de negócios odontológicos no mercado, o passo inicial é aprender como fazer a gestão de um consultório de odontologia.
Se você é um dentista que deseja investir em melhorias estratégicas para seu consultório ou está prestes a abrir um e pretende atuar por longos anos no mercado, preciso te dizer que sua capacitação deve ser constante e em diversas áreas.
Você vai se especializar em um nicho odontológico, conhecer novas tecnologias, adotar técnicas de procedimentos mais modernas e, em paralelo, fazer curso de gestão e marketing na odontologia.
“Mesmo se eu tiver um gestor e um contador para cuidar de tudo?”. Sim, gafanhoto! Você, melhor que ninguém, deve estar na dianteira da gestão, guiando a equipe para alcançar os objetivos desejados.
Para ajudá-lo a dar os primeiros passos, continue a leitura do artigo e entenda a importância da gestão, quais são as atividades principais e como se capacitar para ser um bom dentista e gestor.
Qual a importância de fazer uma boa gestão de consultório odontológico?
A boa gestão de um consultório de odontologia é importante porque são os processos de gerenciamento da rotina administrativa e operacional que garantem que as atividades de rotina sejam realizadas, mantendo o padrão de qualidade em todas as etapas, garantindo a satisfação dos pacientes, retorno financeiro e longevidade no mercado.
O objetivo é alcançar um nível de maturidade de gestão sólido para operar com tranquilidade e confiança, mantendo um olho no funcionamento interno e outro no mercado odontológico para aproveitar tendências e trazer inovações em serviços e atendimento.
Uma pesquisa do Centro de Inteligência em Médias Empresas da Fundação Dom Cabral, realizada em 2023, apontou que 73% das empresas brasileiras de médio porte permanecem por mais de 20 anos no mercado.
Porém, um ponto crucial para continuar ativo tanto anos no mercado é a capacidade de superar adversidades e desafios.
Segundo o relatório, 47% dos negócios entrevistados tinham processos de gestão consolidados, assegurando bons resultados no presente, mas apenas 28% foram classificados como ‘avançados’ ou ‘excelentes’ na avaliação das estratégias em longo prazo.
Para fazer a gestão de um consultório de odontologia com eficiência, é necessário conhecimento e habilidades para planejar em curto, médio e longo prazo e antecipar potenciais cenários desfavoráveis, criando ações preventivas para driblar possíveis adversidades.
Leia mais >>> Curso de ADM para dentista: por que você deve fazer?
Como fazer a gestão de um consultório de odontologia?
Entendida a importância da gestão, listei o passo a passo abaixo com as principais definições que vão ajudar a fazer melhorias estratégicas, tanto em consultórios já ativos no mercado quanto para aqueles que vão começar a operação. Confira!
1. Faça cursos de gestão em odontologia
A primeira dica para fazer um bom gerenciamento de consultório é investir em um curso de gestão odontológica. Independentemente do tempo que está no mercado, procure um treinamento para atualizar sua visão de negócios e ter um aprendizado sistematizado.
O conhecimento adquirido vai potencializar suas habilidades em administração, marketing, controle financeiro e outras áreas essenciais para o crescimento do consultório.
Existem cursos imersivos e focados na área de odontologia. Ou seja, você vai aprender de gestão de forma personalizada com exemplos pertinentes a sua realidade, ajudando a compreender a importância de cada processo.
Confira mais dicas para escolher o treinamento ideal no artigo >>> ‘Curso para gerenciar clínica odontológica: melhores opções’.
2. Comece com o planejamento estratégico
O segundo passo para fazer a gestão de um consultório de odontologia é criar o planejamento estratégico do negócio. O documento estabelece a missão, visão e valores do seu negócio e lista os principais objetivos a serem alcançados.
Geralmente, o planejamento é criado para período de 10 anos, mas são realizadas revisões animais para avaliar o progresso e realizar os ajustes necessários.
O planejamento principal é desdobrado em um plano tático no qual são detalhados os objetivos e os planos de ação que serão executados para alcançá-los. Além disso, é feita uma divisão de recursos (equipe e dinheiro) que serão investidos no período.
Fechando o ciclo, é feito o planejamento operacional que organiza os processos de rotina do consultório, os responsáveis por cada setor e a divisão de objetivos.
Para organizar as definições, use fluxogramas como ferramenta para facilitar a visualização da estrutura e dos processos operacionais.
3. Tenha um plano financeiro
O plano financeiro é outro detalhe fundamental da gestão de um consultório de odontologia. Na abertura do negócio, é vital saber o montante necessário para começar e o capital de giro para se manter até gerar as primeiras receitas.
Para chegar ao valor, você precisa listar os principais gastos e os valores de fornecedores para planejar como o valor total será levantado, se vai financiar, a opção mais segura e outros detalhes.
O padrão é definir um orçamento anual, acompanhá-lo ao longo dos meses e reavaliá-lo ao final de cada ciclo para analisar os resultados e ajustes necessários.
4. Digitalize processos empresariais
A gestão empresarial envolve todos os setores do negócio, como administração, financeiro, contábil, recursos humanos, marketing e vendas, logística, tecnologia da informação e outros.
Para fazer a gestão de um consultório de odontologia, vale a pena investir na digitalização dos processos.
Você pode implementar, por exemplo, em um software de gestão de consultório odontológico online para acompanhar cada área por meio de um único canal.
A integração facilita o acesso de toda equipe, principalmente quando existem colaboradores externos, como consultores e contadores.
5. Selecione e monitore indicadores de desempenho
Finalizando a lista de tarefas essenciais para fazer a gestão de um consultório de odontologia, estão os indicadores de desempenho.
A melhoria contínua dos processos depende de uma boa análise de resultados em todas as áreas. Os indicadores são dados quantitativos essenciais para fazer conclusões precisas e identificar o que está dando certo e o que ainda pode melhorar.
O ideal é que você estabeleça indicadores para cada setor da empresa, como marketing, vendas, financeiros etc.
Leia também >>> Gestão de qualidade consultório odontológico: guia INÉDITO
5 habilidades para fazer um bom gerenciamento odontológico
Para ser um bom administrador e dentista, você deve investir em habilidades úteis para fazer um bom gerenciamento odontológico, como:
- saber liderar;
- ter uma boa comunicação;
- orientar tomadas de decisão;
- fazer resolução de problemas;
- saber delegar tarefas.
Invista na sua capacitação em gestão de clínica odontológica
Agora que você sabe como fazer a gestão de um consultório de odontologia, que tal se preparar para melhorar suas estratégias de negócios e elevar o nível de maturidade do seu negócio, garantindo sua permanência no mercado?
Foi com esse objetivo em mente que criei um curso de gestão e marketing na odontologia imersivo para dentistas que desejam gerir seus consultórios com a máxima excelência.
Chegou a SUA vez de traçar o Plano Estratégico que vai levar seu consultório para outro patamar de faturamento! Conheça a Imersão 10k ou converse comigo agora mesmo.