A gestão financeira é um dos maiores desafios de qualquer profissão, e na Odontologia não é diferente. Logo, quem está na área, também precisa aprender como melhorar o faturamento como dentista.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que as principais dificuldades dos empreendedores é formar uma carteira de clientes (22%) e falta de capital/lucro (14%) com o negócio.
A pesquisa também levantou os motivos pelos quais as empresas fecham: falta de planejamento prévio, má gestão empresarial e comportamento do empreendedor.
Para que esses fatores não sejam determinantes no seu negócio, é essencial se capacitar e criar um planejamento estratégico para captar clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento da clínica odontológica.
Neste artigo, reuni algumas dicas para te ajudar na organização de um plano de trabalho assertivo. Bora lá!
Como aumentar o faturamento do consultório odontológico?
O caminho para aumentar o faturamento do consultório odontológico envolve um conjunto de ações que contribuem para gerar mais oportunidades de serviços, melhorias na qualidade dos processos e aumentar o número e a fidelização de pacientes. As principais dicas para alcançar esse objetivo são:
- Aumente sua taxa de conversão de pacientes
- Ofereça a cartela de serviço variada na clínica
- Invista em procedimentos de alto lucro
- Aumente o número de novos pacientes
- Melhore seu sistema de atendimento ao cliente
Confira em detalhes cada etapa:
1. Aumente sua taxa de conversão de pacientes
A taxa de conversão mostra se suas estratégias de captação de pacientes para dentista estão dando certo. Ou seja, se ao comparecer na sua clínica para uma avaliação, o potencial cliente fecha negócio e se torna um paciente.
Para saber a taxa de conversão, divida o número de pacientes novos do mês pelo número de avaliações realizadas (multiplique por 100 para obter o resultado em porcentagem).
Com esse referencial, trace uma meta de aumento, depois estude os principais motivos de negação das propostas e otimize as etapas com sua equipe de secretárias para que esses pontos sejam abordados durante a comunicação pré-avaliação.
O objetivo é trabalhar o desejo do cliente, seja ele estético ou funcional, para ativar o lado emocional que sempre está envolvido em uma tomada de decisão.
Entenda mais sobre conversão no artigo: O que atrai o paciente ao dentista? 3 etapas para conversão.
2. Ofereça a cartela de serviço variada na clínica
Outra estratégia de como melhorar o faturamento como dentista é avaliar a inclusão de novos serviços na sua clínica odontológica.
Seus clientes sempre perguntam por tratamentos ou procedimentos específicos e você sempre responde que ainda não os oferece? Está exatamente aí sua oportunidade para faturar mais! Alguns dos nichos odontológicos mais bem remunerados são:
- Ortodontia
- Odontopediatria
- Endodontia
- Bucomaxilofacial
- Implantodontia
- Odontologia estética
Avalie o interesse dos pacientes, os tratamentos em andamento e as demandas do mercado para agregar novos serviços ao seu portfólio. Essa é uma maneira simples de aumentar o ticket médio na Odontologia.
3. Invista em procedimentos de alto lucro
O tipo de serviço prestado impacta o seu faturamento como dentista. Então, avalie a cartela atual e inclua procedimentos de alto lucro para equilibrar os serviços com margem de retorno menor.
Isso não significa deixar de atender uma clientela que já é fiel a você. Como destacamos no item anterior, a ideia é acrescentar o que é de interesse dos pacientes, fazendo com que eles invistam mais.
Essa estratégia pode se concretizar por meio de um sócio que tenha uma especialidade bastante procurada. Aumentar a equipe de dentistas é outra opção. O segredo é ter um planejamento do que será necessário investir e a projeção de retorno esperado.
Assim, você acompanha o progresso e melhora as ações conforme o necessário. Expliquei no vídeo abaixo a diferença entre faturamento e recebimento dentro da odontologia que é importante entender. Confira!
4. Aumente o número de novos pacientes
Um ponto fundamental para quem busca melhorar o faturamento como dentista é ter uma estratégia de marketing eficiente focada em atrair novos pacientes.
Ter indicações de outros colegas dentistas e dos atuais pacientes é ótimo, mas vá além e invista na captação ativa, principalmente por meio da internet.
Para investir nessa área, aposte na criação de conteúdos atrativos, principalmente autorais, contando histórias reais de pacientes e os benefícios alcançados, reforçando seu propósito profissional e mostrando sua expertise na área.
Além disso, fazer anúncios pagos no Instagram, Facebook e Google é outra maneira de captar possíveis novos clientes para avaliações e, assim, mostrar ao vivo a estrutura do seu consultório.
Leia também >>> Funil de vendas para dentista: como atrair clientes com ele?
5. Melhore seu sistema de atendimento ao cliente
Os atuais clientes são tão importantes para melhorar o faturamento como dentista quanto os novos. Por isso, investir no seu sistema de atendimento ao cliente é essencial.
As secretárias devem estar treinadas e alinhadas com os objetivos estratégicos da clínica para garantir uma experiência de qualidade ao paciente que vai marcá-lo e fazê-lo voltar.
A fidelização de clientes está ligada à qualidade do serviço, à infraestrutura e ao tratamento que o paciente recebe desde os seus primeiros contatos. Analise os processos e elimine gargalos que atrasam a tomada de decisão.
Uma experiência centrada no cliente é a melhor forma de criar uma cartela de pacientes fiéis que irão indicá-lo para mais pessoas.
Qual o faturamento médio de uma clínica odontológica?
O faturamento médio da maioria das clínicas odontológicas (75%) é de até R$ 20 mil, de acordo com uma pesquisa de mercado feita pela Simples Dental em 2020. Das mais de 900 clínicas entrevistadas, apenas 1,6% alcançam um faturamento superior a R$ 100 mil.
Como vender mais no consultório?
Agora que você já sabe como melhorar o faturamento, você precisa ativar um conjunto de ações para atrair, captar e converter pacientes. As principais estratégias utilizadas são:
- garanta que sua equipe esteja treinada para vender;
- atualize seu sistema de agendamento de avaliações;
- tenha um sistema que permita envio de lembretes automáticos;
- faça anúncios dos serviços de alto ticket em diferentes mídias;
- invista em um curso de marketing para dentistas.
Quando o assunto é melhorar o faturamento e atrair mais pacientes, não existe fórmula mágica. Porém, sem dúvida alguma, uma estratégia de marketing bem construída e com elementos simples pode fazer a receita subir.
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