No momento em que escrevi este artigo, em setembro de 2023, o site do Conselho Federal de Odontologia (CFO) informava haver 400.368 cirurgiões-dentistas no Brasil. Dividindo esse número pela população total do país, o resultado é um profissional para cada 507 habitantes, em média.

Para dar um parâmetro de comparação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que exista um cirurgião-dentista para cada 1.500 habitantes.

Isso significa que não faltam profissionais da área no país, mas também que a concorrência é alta. Então, como ser um dentista bem-sucedido no mercado atual e conquistar novos pacientes?

É justamente esse o tema do artigo a seguir. Continue a leitura e aprenda como se posicionar em várias áreas essenciais para ter sucesso.

Posicionamento on-line vs. posicionamento off-line

Antes das dicas de como ser um dentista bem-sucedido, acho fundamental abordar a relevância de ter um posicionamento on-line e off-line consistente.

Para fazer esse alinhamento, é preciso ter um propósito profissional claro. Ou seja, saber o que você deseja entregar para os seus clientes tanto em habilidades técnicas quanto em valores.

Isso é o que chamo de trabalhar com significado. Uma definição que impacta diretamente o branding pessoal, sendo a expressão da sua marca no mercado. 

Assim, você define um posicionamento e as estratégias para comunicá-lo no relacionamento presencial com os pacientes, por meio da equipe e dos canais digitais. Essa conexão é essencial para que suas ações sejam coerentes. 

Leia também: O que atrai o paciente ao dentista? 3 etapas para conversão.

Como ser um dentista bem-sucedido?

Para melhorar sua visibilidade no mercado, além de alinhar o posicionamento, é fundamental trabalhar alguns aspectos pessoais e do negócio para fortalecer a imagem profissional. 

Separei algumas dicas que vão pavimentar seu caminho rumo ao sucesso. Confira!

1. Saiba priorizar e delegar tarefas

Um ponto essencial para ser um dentista bem-sucedido é saber priorizar e delegar tarefas. Se você tem um perfil centralizador, reveja essa postura, afinal, ninguém trabalha sozinho, certo?

Comece melhorando a sua organização. Centralize suas tarefas em um aplicativo para listar tudo que precisa fazer no dia e ao longo da semana (estudar, avaliar a compra de novos equipamentos, reuniões internas e externas, eventos, etc.).

O passo seguinte é avaliar o que só você pode fazer dessa lista e o que pode ser delegado para as pessoas do time (cobrança, marketing, comunicação e finanças).

2. Tenha uma equipe competente ao seu lado

Essa dica segue a anterior. Você terá mais segurança em delegar tarefas se tiver uma equipe competente ao seu lado. Então, escolha criteriosamente as secretárias, o gestor financeiro, o contador, entre outros profissionais para cobrir outras áreas do negócio.

Com bons profissionais e processos bem estabelecidos, o acompanhamento da gestão e dos resultados é mais fácil, sobrando mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento de competências técnicas.

Leia também: 5 dicas para contratar a secretária de dentista de forma eficiente.

3. Busque um mentor profissional

Outra estratégia para ser um dentista bem-sucedido é buscar uma mentoria profissional, seja de outro dentista veterano ou de uma consultoria especializada na área.

Um bom mentor pode ajudá-lo a pensar em novas ideias e rumos para o negócio, orientar as tomadas de decisão e evitar erros comuns ao iniciar, ou executar, um trabalho.

Aprender com a experiência de outros profissionais e ouvir suas histórias é uma troca bastante enriquecedora e que motiva a conquistar novos degraus na carreira. 

4. Ofereça uma experiência diferenciada aos pacientes

Ser reconhecido como um dentista bem-sucedido está ligado à qualidade da experiência oferecida aos pacientes. Isso porque demonstra o quanto você conhece as necessidades das pessoas que o procuram e se esforça para atendê-las.

Por isso, estudar o seu nicho odontológico é fundamental para ficar por dentro das tendências que estão revolucionando a área, os benefícios de cada novidade e quais serão as mais vantajosas para atender o seu perfil de paciente.

Leia também: 7 principais tendências do mercado odontológico para 2023.

5. Construa uma imagem profissional sólida

Uma imagem profissional sólida é construída ao longo do tempo e exige dedicação e constância. Ter processos internos bem definidos, mas otimizados para atender os clientes sempre da melhor maneira, reforçam sua credibilidade.

O empreendedorismo no mercado de odontologia é um movimento que estimula a busca por inovação. Assim, você cria uma característica marcante pela qual o seu negócio pode se tornar referência na área.  

6. Invista em capacitação constante

A capacitação constante é outra característica do dentista bem-sucedido, afinal, mostra a dedicação em aprender e melhorar os aspectos da prática odontológica. 

Por isso, vale a pena se planejar para participar dos eventos programados para o ano e ainda listar cursos e treinamentos dos quais deseja participar.

Dessa forma, você cria um cronograma anual e inclui esse investimento no orçamento mensal para equilibrar os gastos.  

7. Pratique um atendimento humanizado

Uma abordagem acolhedora e empática é a chave para oferecer um atendimento humanizado e focado totalmente nas necessidades do paciente.

Então, desenvolva seu tom de voz, seja um bom ouvinte e preste atenção nas informações repassadas para desenvolver a conversa, aprofundando os aspectos trazidos pelo paciente. 

Assim, à medida que o atendimento avança, você pode pensar nas possíveis soluções, explicá-las e responder às dúvidas para alinhar a estratégia final.

8. Automatize os processos do seu consultório

A transformação digital chegou na odontologia. Por isso, automatizar processos, investindo no fluxo digital, eleva o nível de qualidade e atendimento do seu consultório.

Os novos equipamentos e ferramentas ainda agilizam o trabalho no dia a dia, dando mais conforto ao paciente e precisão nas análises, por meio de softwares para planejamento odontológico, de design dental, entre outros.

Então, pesquise as soluções de automação em alta no seu nicho para criar um plano de implementação. Essas melhorias reforçam a credibilidade do seu trabalho.

9. Aplique o marketing digital de forma eficiente

Não poderia falar sobre como ser um dentista bem-sucedido, sem citar o marketing digital como um dos aspectos essenciais para o seu posicionamento profissional.

Afinal, quem é visto, é lembrado, concorda? Então, ter uma presença on-line ativa, divulgando conteúdos exclusivos e ricos, auxilia na atração e captação de novos pacientes que buscam exatamente o que você oferece.

Porém, aqui entra um detalhe importante: não basta ter uma boa comunicação, qualidade e competência técnica para se destacar na internet. Explico mais sobre esse ponto no vídeo abaixo:

Leia também: Implementação de marketing digital para dentistas em 5 passos.

Quais os hábitos de um dentista bem-sucedido na internet?

Como estamos no tópico marketing digital, minha especialidade, além da odontologia, reuni dicas complementares que vão ajudá-lo a ser um dentista bem-sucedido na internet. Confira!

10. Trace objetivos claros e alcançáveis

O marketing do seu consultório não deve ser conduzido de forma aleatória, postando uma coisa aqui e outra ali, só quando tem tempo. Constância e planejamento são dois pontos fundamentais.

Outro detalhe-chave da estratégia são os objetivos. Definir metas alcançáveis para número de leads (potenciais clientes) captados, avaliações realizadas e fechamento de clientes vindos da internet, contribui para a evolução do trabalho, trazendo visibilidade para o consultório.

11. Mantenha as informações do perfil atualizadas

A sua bio nas redes sociais funciona como um cartão de visita ao apresentar quem você é, o que faz e os meios para entrar em contato. Por isso, essas informações precisam estar atualizadas. Alguns detalhes que são fundamentais:

Leia também >>> Instagram para dentista: como atrair pacientes? Guia completo!

12. Seja um bom comunicador 

Uma boa comunicação não é o único requisito para ser um dentista bem-sucedido, mas é uma característica essencial para construir um posicionamento sólido on-line e off-line.

Falar com clareza, sem os maneirismos de linguagem da área, que atrapalham o entendimento do público leigo, sabendo explicar os temas e tirando dúvidas comuns, é um ponto que vale a pena treinar.

Observação: invista na qualidade da comunicação escrita para que suas legendas sejam igualmente fáceis de compreender.

13. Interaja com as pessoas

A comunicação é uma via de mão dupla. Então, seja acessível ao seu público-alvo e interaja nas publicações, respondendo a comentários, abrindo espaço para perguntas, realizando lives nas redes sociais e produzindo vídeos. 

Um relacionamento próximo inspira confiança e pode ser um fator decisivo para um seguidor resolver marcar uma avaliação com você. Então, ao criar seu conteúdo, pense sempre no potencial de gerar conversas por meio dos temas abordados. 

14. Aposte em vídeos curtos

A popularização do TikTok ascendeu uma tendência aos holofotes digitais: vídeos curtos. Não à toa, o Instagram criou o ‘Reels’ e o YouTube o ‘Shorts’ para competir com a primeira rede.

Uma pesquisa da Hootsuite mostra que os Reels conseguem até 300% mais engajamento do que os vídeos normais no Instagram. O próprio algoritmo da rede social adora esse formato de conteúdo e o privilegia no feed dos usuários.

Se você estiver em frente às câmeras, ótimo, mas os vídeos com narração são uma alternativa de quem não quer ou não gosta de aparecer. Fica a dica!

15. Use stickers interativos nos stories

No Instagram, existem opções de stickers interativos para incluir nos stories e engajar os seguidores com as publicações. Dá para criar votações, testes com alternativas, caixa para envio de perguntas.

Pergunte aos seguidores que tipo de conteúdo eles querem ver no perfil. Ou use o sticker de pergunta para receber e responder às pessoas. Como são atividades que levam tempo, planeje no seu cronograma de conteúdo momentos de interação com os temas sugeridos.

Leia também >>> Lista de temas para mídia social de dentistas: TOP 7 ideias.

16. Faça destaques no perfil com temas publicados

Outro hábito de um dentista bem-sucedido na internet é criar destaques dos stories publicados no perfil. Respondeu a uma série de perguntas interessantes e conseguiu um bom engajamento? Faça um destaque com esse conteúdo. 

Olha só um exemplo do meu perfil — @matheusmarcondes 📷:

O recomendado é fazer isso com conteúdos-chave como as principais dúvidas sobre os serviços, por exemplo. Assim, novos seguidores podem se atualizar quando começarem a te seguir.

17. Fixe posts estratégicos no feed

O Instagram tem um recurso que permite fixar posts no topo do feed. Existe o mesmo recurso para comentários em postagens. 

Por exemplo, dá para fixar posts de serviços, casos de sucesso, histórias de paciente, entre outros conteúdos. O objetivo é deixar em destaque o que você gostaria que as pessoas visualizassem ao abrir o seu perfil.

Nas publicações, funciona como uma forma de reconhecer o engajamento dos seguidores, destacando os comentários relevantes feitos nas publicações.

18. Tenha um CTA para as postagens

Para ser bem-sucedido nas suas ações, tanto as comerciais quanto as informativas, crie um CTA para cada tipo de post. O termo significa call to action, que quer dizer ‘chamada para ação’.

Então, defina a ação que você gostaria que a pessoa fizesse ao terminar de ler a legenda ou assistir ao seu vídeo, como marcar uma avaliação, enviar dúvidas, dar uma opinião, etc.

Quer melhorar a qualidade do seu conteúdo, criando textos com alto poder de conversão? Conheça o Gerador de Copy, um gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

A ferramenta é baseada no sistema IA Smile University, uma inteligência artificial, programada para criar textos conforme o tema inserido na pesquisa. 

Com a geração automática de legendas, você tem acesso às melhores práticas para criar postagens que engajam e convertem! Vale a pena conferir!

Invista nos seus objetivos e seja um dentista de sucesso

Gostou das dicas de como ser um dentista bem-sucedido? Agora você está pronto para começar uma nova jornada e criar estratégias mais eficientes para se posicionar e ser bem-sucedido no mercado.

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