A confirmação de consulta odontológica é uma rotina na sua clínica? Sua secretária acompanha a agenda e envia lembretes de horários tanto para novos pacientes quanto para os antigos?

Pois é, enviar um lembrete para seus pacientes demonstra atenção e comprometimento em prestar um bom atendimento.

Dessa forma, você cria uma expectativa positiva nos pacientes que vêm pela primeira vez e ainda mantém o padrão de qualidade para os clientes fidelizados.

Agora, você deve estar pensando na quantidade de pacientes que atende por mês e no trabalho que é enviar uma mensagem de agendamento de consulta para cada um, acertei?

Calma, esse processo é mais fácil do que imagina! 

Isso porque, graças às ferramentas de automação, é possível programar lembretes de confirmação automática. 

Neste artigo, explico a importância da tarefa e dou dicas para ter uma comunicação eficiente com os pacientes e sua cadeira sempre ocupada.

Continue a leitura e acompanhe todas as dicas!

Como confirmar consulta com o paciente?

A confirmação de consulta odontológica é um processo estratégico que, para ser bem executado, conta com o seguinte o passo a passo:

1. Escolha um canal de comunicação oficial

A primeira etapa é escolher o canal oficial por meio do qual será feito o envio da mensagem para retorno de paciente. Existe a possibilidade de fazer as confirmações por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp.

A alternativa mais popular é a confirmação de consulta pelo WhatsApp, por ser um aplicativo que a maioria das pessoas utiliza, reduzindo as chances do paciente de não visualizar e perder a mensagem. 

Avise ao paciente por meio de qual canal ele receberá mensagens do consultório e por onde ele também pode tirar dúvidas com a equipe.

2. Crie o texto do corpo da mensagem

Para facilitar o processo de confirmação de consulta odontológica, crie um texto padrão para enviar aos pacientes com avaliações marcadas e outro para consultas de retorno, por exemplo. 

Assim, o paciente recebe uma mensagem bem escrita e com todas as informações que precisa receber e, em seguida, confirma. Abaixo, listei exemplos que vão ajudá-lo nessa etapa.

3. Defina quantos dias antes a mensagem será enviada

Outro ponto importante quando se trata da confirmação de consulta odontológica é definir quantos dias antes a mensagem será enviada. Por exemplo, você pode enviar a confirmação três dias antes mais um lembrete 24 horas antes da consulta. 

Caso o paciente desmarque ou peça a mudança de horário, é possível reorganizar a agenda e adiantar, ou colocar outra pessoa no lugar. Pense em um esquema que facilite o trabalho das secretárias.

Leia também: Programa de treinamento de secretária de dentista em 3 passos.

4. Sempre solicite a confirmação

Toda mensagem de confirmação de consulta odontológica deve ter uma frase solicitando a validação do dia e horário da consulta no final. Assim, fica claro que o paciente deve responder. Um simples “sim” ou “confirmado” é suficiente. 

5. Acompanhe a conversa

Mesmo que você utilize um sistema de automatização de confirmação, é fundamental acompanhar as respostas dos lembretes, caso o paciente peça para reagendar ou mudar o horário. Oriente as secretárias para ficarem atentas à ferramenta utilizada.

O que escrever para confirmar uma consulta?

A tarefa é simples, mas sempre bate aquela dúvida sobre o que escrever na confirmação de consulta odontológica, não é mesmo? As mensagens devem ser curtas, objetivas, conter todas as informações essenciais e um tom de voz amigável na comunicação.

Separei alguns exemplos para auxiliar na definição das mensagens que suas secretárias podem enviar aos pacientes. Confira!

Responda “Confirmado” para manter seu horário. Espero vê-lo(a) em breve!”.

Para confirmar o agendamento, envie “Sim”. 🙌🏻”.

Responda “Sim” ou “Remarcar” para sabermos se o horário ainda é ideal ou se gostaria de trocá-lo”.

Responda “Sim/Não” para conformar ou remarcar seu atendimento.

Esses são apenas alguns exemplos que você pode adaptar para a linguagem utilizada na comunicação com seus clientes. Incluir emojis é um detalhe que deixa as mensagens mais leves e casuais, e vale a pena investir. Evite apenas os excessos.

Leia mais: 7 melhores frases para atrair pacientes odontológicos.

Como mandar mensagem de confirmação de consulta?

A ferramenta utilizada para o envio da confirmação de consulta odontológica deve ser facilmente gerenciada pela equipe e facilitar a resposta do cliente. A melhor solução é implementar um software que, entre outras funções, tenha recursos de gestão de agenda.

Os sistemas para clínicas odontológicas possuem a opção de automatização da confirmação, bastando escolher o canal (SMS, WhatsApp, telefone), programar o texto e quando as mensagens devem ser enviadas. Tenha isso em mente ao escolher seu provedor.

Como reduzir a falta dos pacientes?

A organização do processo de confirmação de consulta odontológica com lembretes estratégicos já contribui para reduzir a falta de pacientes. Então, coloque essa tarefa para a equipe como prioridade.

Além disso, crie uma política de cancelamento e programe as mensagens de confirmação para o paciente poder avaliar no prazo se vai comparecer. Assim, a secretária pode reagendar e subir outro paciente para o horário não ficar vago.

Outra estratégia é reforçar a importância do acompanhamento e como comparecer aos retornos contribui para a qualidade do resultado.

Invista na automatização de confirmação

O investimento na automatização da confirmação de consulta odontológica é uma decisão estratégica para fechar novos pacientes e fidelizar aqueles que estão em tratamento. Sem contar que sua equipe consegue ser mais eficiente e se comunicar com agilidade.

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