Uma das grandes dúvidas de profissionais de odontologia que iniciam uma estratégia de marketing digital é definir o tipo ideal de conteúdo para dentistas.
Esse é um desafio comum porque na faculdade ninguém ensina quais os assuntos que atraem os pacientes.
Contudo, no dia a dia de trabalho, descobrimos que esse conhecimento é imprescindível para gerar resultados para a clínica. Afinal, está cada vez mais difícil viver de indicações, não é mesmo?
Logo, faz parte da sua rotina buscar formas de apresentar o seu trabalho e conquistar novos pacientes.
Para isso, as redes sociais são grandes aliadas e oferecem um leque de possibilidades para você interagir com potenciais pacientes.
Mas, voltando à questão inicial deste guia, como fazer isso? Quais são os tipos de conteúdo de mídias sociais para dentistas que vão fazer seu telefone tocar e o WhatsApp apitar?
Essas são duas perguntas que vamos responder aqui, então continue lendo e anote todas as dicas.
O que um dentista deve postar no Instagram e em outros canais?
Para responder o que um dentista deve postar no Instagram ou em outra rede, precisamos compreender quais são os pilares para montar uma estratégia de publicação. Resumimos eles em três:
- defina o serviço com o qual você quer trabalhar: qual é a sua paixão dentro da odontologia? Que tipo de tratamento é a sua especialidade? Responda a essas perguntas, porque são elas que vão guiar a produção diária de conteúdo;
- estabeleça uma consistência: saiba que será necessário postar todos os dias, e para isso é preciso fazer um planejamento de conteúdos;
- dedique-se a produção de conteúdo autoral: dê um basta na publicação de fotos de bancos de imagem, ou que sigam o padrão da franquia e convênios. Priorize fotos e vídeos reais, que contam histórias dos seus pacientes e do seu dia a dia.
Com esses três pilares em mente, siga para a lista de tipos de conteúdos para dentista que organizamos abaixo.
Tipos de conteúdos para dentistas
Para começar a lista de exemplos de conteúdo para mídias sociais de dentistas, vamos replicar uma frase de Matheus Marcondes, fundador da Smile University, a escola especializada em ajudar dentistas a alavancarem seus resultados: “É mais fácil registrar o dia a dia do que criar mídia”.
Seguindo essa lógica, você verá, ao longo deste guia, que as dicas de publicações estão voltadas à produção de conteúdo autoral, que tem como base usar o seu dia a dia dentro da clínica para se conectar com potenciais pacientes.
Dito isso, seguimos para a lista de tipos de conteúdo para dentistas:
- O que é o tratamento?
- Por que o paciente deveria realizar?
- Quanto tempo demora?
- Como o tratamento é feito?
- Quais os tipos de procedimentos que podem ser realizados?
- Quais os problemas em adiar o início de um procedimento?
- Cuidados necessários após o tratamento
- O que o tratamento faz pelo paciente?
- O que você sentiu ao entregar um tratamento?
- Apresente histórias de seus pacientes
- Conte como você decidiu sobre um tratamento
- Faça Semanas temáticas
- Mostre que é possível realizar o tratamento
- Responda a objeções comuns do nicho em que você atua
- Use foto de paciente
- Grave vídeos com depoimentos dos pacientes
O que é o tratamento?
Definido o tipo de procedimento no qual você vai focar, apresente o que ele é. As pessoas possuem muitas dúvidas sobre os tratamentos odontológicos, então use conteúdo autoral para solucionar essas questões.
Grave vídeos e publique fotos dos aparelhos usados durante os procedimentos e explique como tudo é feito.
Ao montar o calendário de publicação, considere as diferentes etapas de conscientização sobre determinado tratamento.
Algumas pessoas sabem que possuem um problema, mas não conhecem as soluções disponíveis.
Outros conhecem as soluções, mas ainda não pesquisam sobre as opções no mercado.
Então apresente o procedimento de diferentes formas e com múltiplos enfoques.
Por que o paciente deveria realizar o tratamento?
Concentre-se em criar publicações que apresentem os benefícios de realizar determinado tratamento.
Por exemplo, um paciente que deseja um alinhador invisível pode ter como dor a vergonha de sorrir por causa de dentes tortos.
Lembre-se de que ninguém quer comprar um alinhador invisível, as pessoas querem comprar o que ele oferece.
Por isso, se você está se perguntando sobre o que postar nos stories como dentista, uma opção é abordar os desejos mais intrínsecos de seus pacientes.
Liste também os diferenciais do produto, por exemplo, porque o paciente deveria escolher o alinhador invisível ao invés do modelo tradicional.
Quanto tempo demora?
Responder às principais objeções dos pacientes é fundamental para que eles cheguem até o seu consultório mais informados sobre o assunto.
Veja no exemplo abaixo, que o prazo para o tratamento foi apresentado de maneira sutil na legenda de um conteúdo que narrava a história de um paciente. Essa é uma ótima estratégia para gerar identificação com os usuários que têm contato com o material.
Você também pode fazer um conteúdo em vídeo ou publicação tradicional, abordando o assunto mais claramente e explicando por que o procedimento pode ser feito tão rapidamente ou por que demora mais tempo.
Quais os tipos de procedimentos podem ser realizados?
Vamos imaginar que você tenha uma clínica de implantes. Existem diferentes tipos de procedimentos possíveis dentro dessa especialidade.
Apresente essas opções, destacando sempre o que cada uma tem de benéfico e para quem é indicado.
Por exemplo, atualmente, já é possível fazer o implante de apenas quatro próteses e, a partir disso, fixar 12 dentes, o que torna o implante financeiramente mais acessível. Apresente essa opção ao produzir conteúdo para Instagram ou Facebook.
Quais os problemas em adiar o início de um procedimento?
Outra objeção muito comum de pacientes odontológicos é a urgência de determinado tratamento. Será que eu preciso fazer agora? É hora de iniciar o procedimento?
Para gerar um senso de urgência, mostre quais são os prejuízos de fazer o tratamento tardiamente.
Esse é outro exemplo de informação que pode ser compartilhada enquanto você apresenta a história de um paciente que chegou até você com problemas avançados, decorrente da demora para iniciar o tratamento.
Cuidados necessários após o tratamento
O medo de como serão as semanas depois do tratamento também pode impedir os pacientes de começar. Por isso, mostre como são simples os cuidados e quanto tempo leva a recuperação total.
O que o tratamento faz pelo paciente?
Concentre-se em apresentar o que o tratamento é capaz de fazer na vida do paciente.
Qual é o impacto que você, como dentista, teve na melhoria da qualidade de vida de cada um?
Esse não é um conteúdo sensacionalista. Concentre-se em dar informações e contar sobre o seu trabalho.
Esse tipo de conteúdo para dentista é mais uma oportunidade de apresentar as histórias de seus pacientes em busca de engajamento e identificação.
O que você sentiu ao entregar um tratamento?
Seja mais pessoal e conte um pouco sobre a sua sensação ao entregar um tratamento a um paciente que teve a vida impactada por ele.
Todo dentista tem contato com casos mais complicados ou com histórias emocionantes. Então, compartilhe isso em suas redes.
Mais uma vez, tome cuidado para que o tom da mensagem seja informativo.
Contudo, é interessante que você compartilhe essa emoção com as pessoas para que elas vejam que você gosta de desafios e se sente realizado em concluir um trabalho complexo.
Apresente histórias de seus pacientes
Seguindo a linha de conteúdo acima, sempre que possível, conte as histórias de seus pacientes, de como chegaram a você, quais as suas queixas, medos e porque decidiram iniciar o tratamento.
Conclua com apresentação do resultado.
Conte como você decidiu sobre um tratamento
Explicar como foi a sua decisão sobre determinado tipo de procedimento, funciona muito bem para mostrar seu conhecimento e autoridade sobre determinado serviço.
Esse tipo de conteúdo para dentista mostra a sua pluralidade como profissional e apresenta as diferentes possibilidades que você oferece a um paciente que chega até a sua clínica.
Além de permitir que você fale um pouco mais sobre tipos de tratamentos e mostre que cada caso é tratado de maneira personalizada em seu consultório.
Isso também ajuda a consolidar seus diferenciais.
Faça semanas temáticas
Dentro do seu leque de atuação, crie semanas temáticas e a cada dia desmistifique um mito ou verdade sobre determinado tratamento, por exemplo.
Outra opção é recorrer ao Google para descobrir os tipos de perguntas que são feitas sobre algum serviço que você oferece. A cada dia, faça um post respondendo a uma questão dentro desse universo.
Observe a imagem abaixo. Cada sugestão de pesquisa indica uma pergunta comum feita entre os usuários da plataforma. Responda-as dentro de suas redes sociais.
Mostre que é possível realizar o tratamento
Você não precisa falar sobre o preço de um tratamento para mostrar que ele é acessível.
Mais uma vez é possível usar a histórias de seus pacientes. Caso tenha alguém que chegou na clínica com receio do preço, mas que conseguiu fazer o tratamento, use essa história para desmistificar o assunto.
Responda a objeções comuns do nicho em que você atua
Falamos sobre isso ao longo deste artigo, mas decidimos destacar aqui para que você comece agora mesmo a fazer uma lista sobre as objeções que recebe com frequência no consultório e que podem ser conteúdos interessantes para compartilhar em suas redes sociais.
Com isso, além de solucionar objeções e derrubar barreiras que impedem que os pacientes entrem em contato, você também oferece conteúdo para que as pessoas cheguem mais preparadas em uma avaliação.
Use foto de paciente
Essa sugestão do que um dentista deve postar no Instagram também já foi apresentada acima, mas precisa estar em seu planejamento de forma constante, por isso, o reforço.
Lembre-se de solicitar a autorização de uso de imagem e conversar com ele sobre a publicação.
Substitua fotos de celebridades que não tem nenhuma relação com o seu público e fotos de banco de imagens frias e que não geram engajamento, por pessoas reais.
Grave vídeos com depoimentos
Sabe aquele paciente que adora o seu trabalho? Então, solicite que ele grave um depoimento sobre o impacto de seu trabalho na vida dele. Peça que ele conte sobre como foi o tratamento, quais os medos que tinha e como superou com a sua ajuda.
Você pode ir até ele e gravar com o seu celular ou câmera, contudo, lembre-se de deixar tudo bem natural, mas com uma boa qualidade de imagem e som.
Para isso, aproveite a tecnologia dos celulares atuais!
Como concluir um conteúdo digital para dentistas?
Com a lista acima, você tem boas ideias de conteúdo para dentistas, mas talvez ainda fique em dúvida sobre como finalizar cada publicação.
Nossa sugestão é que você seja direto e chame as pessoas a agendarem uma avaliação.
Disponibilize o número do telefone e o WhatsApp da clínica para direcionar quem está lendo o material para entrar em contato.
E se você quer acesso aos assuntos em alta na odontologia e deseja conhecer um pouco mais sobre o tom das publicações, assista ao vídeo abaixo em que Matheus Marcondes, criador da Smile University, apresenta sete maneiras de escrever que atraem pacientes de implantes. As dicas também podem ser adaptadas a outras especialidades.
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