Você sabia que a forma de contratar uma secretária para dentista impacta os resultados de faturamento e lucro da sua clínica?
Isso acontece porque essa profissional é a responsável por uma das etapas mais importantes do funil de vendas na odontologia: convencer um contato que ligou ou enviou uma mensagem para a sua clínica a agendar uma avaliação e comparecer.
Para isso, entretanto, ela precisa ter perfil e, claro, receber o treinamento correto. Mas, tudo começa na contratação.
Devido o tamanho dessa importância, e a tantas dúvidas que chegam diariamente a mim sobre como fazer isso, eu organizei esse guia com um passo a passo completo de como contratar uma secretária para dentista. Ele inclui sugestões para a entrevista de emprego e a lista do que é preciso para registrá-la.
Curtiu? Então continue lendo para montar a sua equipe dos sonhos. Antes, eu aconselho que você aprenda mais sobre todo o potencial que esse profissional tem e como você pode usá-lo a seu favor! Assista ao vídeo abaixo em que falo tudo sobre esse assunto.
Como contratar uma secretária para dentista?
Para contratar uma secretária para dentista, é fundamental que você entenda a função da profissional, defina o perfil desejado, analise currículos, agende entrevistas, alinhe expectativas para definir metas e evitar desentendimentos e registre a colaboradora.
Confira o passo a passo e tire as suas dúvidas.
1. Entenda a função da secretária
Como eu disse acima, a secretaria tem a função de se relacionar com pacientes e leads, tendo um trabalho estratégico no agendamento e comparecimento de novos contatos às avaliações.
Todavia, se você assistiu ao vídeo acima, percebeu que existem diferentes tipos de secretárias. Algumas mais técnicas e outras mais comerciais.
Logo, antes de contratar, é preciso definir o papel da secretária que você precisa no momento.
Lembre-se de que todo tempo que uma secretária comercial passa fazendo outras atividades, ela deixa de se relacionar com seu paciente e isso, por sua vez, reduz a probabilidade de atingir os resultados esperados.
Então, quais são os deveres gerais da secretaria odontológica? Na lista de responsabilidades, estão:
- atender clientes;
- organizar agendamentos;
- confirmar consultas;
- receber pagamentos;
- cobrar inadimplentes;
- organizar o ambiente da clínica;
- realizar o controle de estoque.
Edite e monte a sua própria lista de atividades e inclua essas informações na descrição do cargo, ao divulgá-lo.
2. Defina o perfil procurado
Se você quer aprender como contratar uma secretária eficiente, é preciso ir além das funções e definir um perfil de profissional com o qual deseja trabalhar.
Com essas características em mãos, fica mais fácil avaliar os profissionais que vierem fazer uma entrevista para a vaga.
Entre as habilidades que você deve priorizar, estão:
- boa comunicação;
- perfil de vendas;
- organização;
- clareza;
- bom relacionamento interpessoal;
- capacidade de identificar a objeção do cliente (empatia);
- boa argumentação;
- escuta ativa;
- proatividade e mais.
3. Analise o currículo e agende as entrevistas
Divulgada a vaga com as informações corretas, é hora de avaliar os currículos.
Nessa etapa, analise aspectos técnicos, experiência, cursos já realizados e mais.
Cuidado com a tendência de selecionar apenas pessoas com experiência. Outras características são muito importantes, como a lista de habilidades e de perfil que compartilhamos acima.
Para avaliar o alinhamento da candidata à vaga, você pode simular situações corriqueiras no consultório e avaliar a postura que seria tomada.
Faça perguntas hipotéticas, sempre considerando os desafios do dia a dia de trabalho e avalie como a sua futura secretária se posiciona.
Lembre-se de considerar as características importantes para você e seu dia a dia.
Leia também: Como fidelizar pacientes? Plano de ação para dentistas
4. Alinhe expectativas
Após selecionar a melhor candidata conforme as suas necessidades, é hora de alinhar expectativas, deixando claro o que você espera e quais as metas e objetivos que a profissional precisa alcançar.
Essa conversa é muito importante para ela saber o que deve ser tratado como prioridade no trabalho.
Lembre-se, contudo, de que mesmo uma secretária comercial não tem a função de fechar uma contratação.
O fechamento é uma função do dentista, e é a etapa final do funil de vendas, que começa no marketing (responsável por levar um lead até a clínica).
A secretária tem a função de fazer esses contatos comparecerem à avaliação.
5. Registre a profissional
Com a profissional escolhida, é hora de registrá-la para garantir que ela tenha acesso a todos os direitos trabalhistas.
O registro também serve para que você se resguarde de problemas futuros com a justiça do trabalho.
Afinal, o registro profissional é obrigatório. Ao não cumprí-lo, você corre o risco de sofrer com processos, além de multas e penalidades.
E se você tem dúvidas se uma pessoa física pode contratar secretária, fique tranquilo porque, como autônomo, você pode, sim, fazer contratações.
O ideal, para evitar erros no reconhecimento e preenchimento de documentos e informações, é que você conte com o suporte de um contador.
Como registrar uma secretária de dentista?
Os documentos para a contratação são:
- Carteira de trabalho e número do PIS;
- RG com CPF;
- Comprovante de endereço;
- Telefone e e-mail;
- Documentos dos filhos menores;
- Atestado médico admissional.
O período de experiência previsto pela CLT é de 3 meses. Então aproveite esse tempo para avaliar e acompanhar de perto a secretária e lembre-se de treiná-la para que ela ofereça os resultados que você espera.
O que vem depois da contratação? Treinamento para secretária de dentista
Após a contratação é fundamental que a sua secretária passe por treinamentos que desenvolvam suas habilidades comerciais e de comunicação.
Mesmo que seja uma profissional experiente, cada clínica trabalha de um jeito e tem um tipo de comunicação com os pacientes, além de outros argumentos de venda e atração. É preciso que ela conheça os seus.
Uma ótima estratégia é criar um documento com as principais objeções dos pacientes e as melhores respostas para cada uma.
Dessa forma, ela saberá o que dizer sempre que um lead tiver dúvidas sobre o comparecimento e agendamento da avaliação.
Esse conjunto, formado por treinamento e documento de consulta, ajuda sua secretária a melhorar a argumentação junto aos pacientes.
Mas, afinal, por onde começar esse treinamento? O que ele deve conter? O que você precisa ensinar a sua secretária?
Se essas são as suas dúvidas, fique tranquilo, porque você não está sozinho,
Na minha experiência ensinando marketing e gestão para mais de 2 mil dentistas, me deparei com quase todos eles com essas mesmas questões.
Afinal, a faculdade de Odontologia não ensina a gente a fazer uma boa gestão de pessoas nem a criar uma ótima estratégia de vendas e marketing, não é mesmo?
Mas, fique tranquilo, porque o Gorro Branco ensina! Esse é um curso para dentistas focado em conversão.
Nossa metodologia I95D, com nove indicadores e cinco dimensões, já foi testada e aprovada por mais de 2 mil alunos dentistas que aprenderam como controlar e definir o propósito da carreira, montar uma estratégia e desenvolver aspectos técnicos, financeiros e comerciais.
Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre a metodologia I9 5D. Aproveite e se inscreva no curso para dentistas da Smile University, onde você aprende muito e ter as ferramentas para treinar sua secretária.