Você sabe como usar a copy AIDA para dentistas? Essa técnica de escrita utilizada no marketing digital é uma ótima estratégia para te ajudar a ser notado pelo seu público no meio da multidão. Afinal, somos mais de 400 mil dentistas no Brasil.

Portanto, a qualidade da sua comunicação pode ser o fator decisivo que leva um lead a escolher o seu consultório em vez de um concorrente. Assim, uma boa copy não apenas melhora suas métricas de marketing, como também impacta diretamente a sua receita e reputação.

No artigo de hoje, eu vou explicar como a técnica AIDA de copywriting pode ser uma ferramenta poderosa para você se destacar em um mercado competitivo e em expansão. 

Então, vem comigo entender o que é AIDA e como aplicá-la nas suas estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes.

O que é copy AIDA?

AIDA é um método muito eficaz de escrita persuasiva — copywriting ou, para os íntimos, copy — utilizado nas estratégias de marketing e vendas. A ideia é usar informações sobre o comportamento do consumidor para conduzi-lo em uma jornada decisória até a conversão, ou seja, a venda propriamente dita.

A técnica não é nenhuma novidade. Criada ainda no final do século XIX, o modelo vem sendo amplamente utilizado nas várias etapas do funil de vendas como uma forma de aumentar as chances de fechar um negócio.

Isso porque, como o nome diz, a copy AIDA faz referência às etapas daquilo que você precisa despertar no lead para que ele venha se tornar seu cliente, nessa exata sequência:

Entenda melhor como funciona cada etapa e como aplicar o modelo AIDA para copy no marketing odontológico.

Como fazer uma copy AIDA para dentistas? Passo a passo 

Para fazer uma copy AIDA para dentistas, comece captando a atenção com um título impactante. Em seguida, crie interesse ao abordar o problema que seu serviço resolve. Desperte o desejo mostrando benefícios e resultados, e, então, finalize com uma chamada para ação clara e direta.

O foco do método AIDA é a conversão, contudo, no contexto odontológico — e de saúde, em geral —, essa abordagem não pode ser apenas informativa. 

Muitas vezes, o paciente tem medo de procedimentos odontológicos, o que pede aos dentistas uma copywriting  menos incisiva, que transmita segurança e tranquilidade. 

Por isso, antes de fazer sua copy, você precisa saber para quem você está falando e dominar o que está vendendo. Sem considerar esses elementos, todo esse potencial de conversão pode ser desperdiçado.

Leia também: Copy para dentista: veja como criar textos persuasivos e atrativos

Com isso em mente, confira 4 dicas de copies para dentistas.

1. Atenção: crie títulos encantadores

Esse primeiro elemento decisivo para o sucesso da copy. Se o seu título não for envolvente, as chances de o lead continuar a leitura são mínimas. 

Portanto, use estatísticas, perguntas ou declarações audaciosas para capturar a atenção desde o início. Quando aplicada aos posts do Instagram, por exemplo, o objetivo é fazer com que o leitor pare de rolar a tela e se concentre no seu conteúdo.

2. Interesse: traga informações relevantes

Depois de prender a atenção, o próximo passo é manter o leitor interessado no conteúdo. Aqui, você pode falar sobre a dor da persona, trazer informações e benefícios do produto/serviço, estudos de caso e resultados para manter o leitor engajado. 

3. Desejo: levante possibilidades reais

Despertar o desejo envolve razão e emoção. Procure induzir o leitor a criar uma imagem mental do que ele pode conseguir por meio dos seus serviços. 

Estética, saúde, viver sem dor — lembre-se do seu objetivo. Neste estágio da copy, usar técnicas de storytelling pode ser eficaz. 

4. Ação: direcione para a conversão 

Na etapa final, você deve orientar ou convidar o leitor a tomar uma atitude para resolver o problema — o CTA (call to action). Você já preparou o terreno, só precisa ser claro e objetivo sobre o que você quer que eles façam a seguir. 

Mais uma vez, isso depende da sua intenção com a copy. Agendar uma consulta? Conhecer melhor um serviço? Interagir com a publicação — o famoso “curtir, comentar e compartilhar” do Instagram?

Se a copy for para um anúncio, lembre-se de utilizar um botão de CTA que encaminhe o lead para onde você deseja.

Para ficar mais claro como fazer uma copy Aida para dentistas, vamos aos exemplos?

2 exemplos de copy para Instagram de dentista

A seguir, você vai conhecer 2 exemplos de copy para Instagram, que poderiam ser utilizados em anúncios pagos com posts do feed ou dos stories. 

Por isso, elas são mais curtas e objetivas. A copy mais informativa e detalhada pode ficar para a landing page ou site do consultório, para onde o botão de CTA pode conduzir o lead. 

Para facilitar a visualização de cada estágio do modelo AIDA, eu separei cada frase de acordo com o objetivo. Confira!

1. Copy para vender implantes

2. Copy para vender alinhador invisível

Eu sei que, mesmo com esse guia completo e os exemplos de copywriting para dentistas, criar suas próprias copies ainda pode ser um grande desafio.

Ainda mais se você não tem uma estratégia definida e não sabe que abordagens utilizar para realmente impactar o potencial paciente.

Pensando nisso, eu desenvolvi um gerador de copy para Instagram, disponível aqui na Smile University. A ferramenta conta com tecnologia de inteligência artificial generativa: basta você incluir as informações necessárias e pronto: copy na mão!

Para aprofundar a utilização dessa e outras estratégias de marketing, conheça também o Método Gorro Branco. Neste curso completo de marketing para dentistas, você vai aprender tudo o que precisa para atrair e converter pacientes particulares pela internet todos os dias.

Quer saber mais? Vem conversar comigo que eu terei o maior prazer em te explicar como faturar muito mais e construir um consultório de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *