A busca por novos pacientes é o objetivo principal de todo dentista e, com certeza, é o seu também, certo? Porém, tão importante quanto conquistar, é fidelizar os pacientes. Esse trabalho pode ser gerenciado mais efetivamente por uma CRC. 

Não sabe o que é CRC na odontologia e a importância desse setor? Neste artigo, explico mais sobre a função estratégica de um bom relacionamento com o paciente e como esse trabalho contribui para o crescimento de consultórios e clínicas.

Continue a leitura e confira!

O que é uma CRC na odontologia? 

A sigla CRC significa Central de Relacionamento com o Cliente, setor em uma clínica ou consultório, cujo trabalho é garantir a satisfação do paciente por meio de ações de melhoria do pós-venda e de fidelização. Quanto melhor atendimento e mais confiança a pessoa tem no profissional, maiores são as chances de que ela retorne.

Antigamente, o boca a boca era o tipo de marketing para consultório que atraía novas pessoas e muitos dentistas ficaram conhecidos assim em suas cidades. Provavelmente, você conhece algum colega que cresceu dessa forma.

Porém, com o aumento da concorrência no mercado, apostar todas as fichas apenas em indicações não é uma boa estratégia. Ou seja, é importante ir até o cliente, mostrar seu diferencial e criar um relacionamento para mantê-lo próximo.

Com uma CRC, os dentistas têm uma equipe focada em planejar estratégias de atração, captação e conversão de clientes, além de acompanhá-lo em toda sua jornada, interagindo, tirando dúvidas e solucionando problemas.

O papel da secretária e da CRC

E a secretária, você deve estar se perguntando. Como ficam suas funções? É comum que a profissional contribua com funções comerciais, especialmente em negócios menores, mas é importante separar as funções com a implementação de uma Central de Relacionamento com o Cliente.

À medida que o negócio cresce, dividir as funções entre a equipe ajuda a melhorar o desempenho. Então, quando a demanda de captação cresce e há mais pacientes para acompanhar, o CRC é uma adição bastante útil na estrutura do negócio.

Isso porque a equipe de secretárias pode ficar com as atividades administrativas e operacionais do consultório, gerenciando a marcação de consulta, recepcionando os clientes e ajudando na organização do trabalho. 

Já o CRC gerencia as estratégias de captação, planejando anúncios e conteúdos nas mídias trabalhadas para atrair novos pacientes e, assim, contribuir para o negócio alcançar a meta de propostas, avaliações, procedimentos fechados, entre outros.

Por isso, é fundamental que a equipe da CRC tenha bastante conhecimento do mercado odontológico e também dos serviços e procedimentos realizados pelo dentista para atrair o público-alvo certo. 

Já pensou em dobrar o número de pacientes em apenas um mês? No vídeo abaixo dou algumas dicas do que fazer e que podem ajudar sua equipe da CRC:

Por que o relacionamento com o paciente é importante?

O CRC na odontologia é estratégico para criar uma área comercial forte com uma equipe dedicada para planejar as campanhas de vendas que vão alcançar as metas de crescimento do negócio.

Porém, como destaquei no início do artigo, não basta captar e conquistar pacientes. O pós-venda na odontologia é uma etapa essencial para criar relacionamentos fortes que vão fidelizar cada pessoa atendida.

Isso significa criar processos após as etapas do tratamento para checar se o paciente teve, ou está tendo até o momento, uma experiência satisfatória. 

As pesquisas de satisfação após a conclusão dos procedimentos é um processo importante para dar voz ao paciente e identificar pontos da jornada que podem ser melhor trabalhados.

Leia também >>> Funil de vendas para dentista: como atrair clientes com ele?

Quais os benefícios de uma CRC para o pós-venda na odontologia?

O CRC na odontologia agrega muitos benefícios aos negócios, principalmente do ponto de vista estratégico, além de contribuir para a gestão de um consultório odontológico na totalidade.

Listei algumas das vantagens de implementar uma Central de Relacionamento com o Cliente para o sucesso do negócio a seguir:

Melhorar o processo de atendimento

A equipe da CRC na odontologia assume a função de atendimento, faz contato com potenciais pacientes, esclarece dúvidas, explica sobre os tratamentos e agenda avaliações. 

Com isso, cria-se uma experiência mais fluida, na qual as pessoas interessadas são atendidas mais rapidamente, evitando um longo tempo de espera. 

Leia também: O que atrai o paciente ao dentista? 3 etapas para conversão.

Ter uma comunicação mais eficiente com os pacientes

Uma comunicação eficiente e focada no tipo de venda e no momento do atendimento é fundamental para que um potencial paciente se interesse em fechar o tratamento.

Para que o time ofereça a experiência adequada, é importante treiná-lo para utilizar a linguagem adequada para cada abordagem (agendamento, fechamento e follow up de vendas).

Diminuir erros no repasse de informações

Outro benefício da CRC na odontologia é diminuir erros no repasse de informações. Como a área tem um foco de trabalho bem definido, o time mantém alinhados todos os pontos que devem ser repassados ao cliente.

Além disso, quando algum processo é atualizado, por exemplo, reajuste nos preços ou o modo de preparação antes de um procedimento, a equipe recebe e modifica no sistema para garantir que a nova informação seja repassada.

Criar relacionamentos de longo prazo

A captação é importante, mas fidelizar um paciente é ainda mais. Afinal, a conquista dá bastante trabalho, concorda? O time da CRC contribui bastante para que o paciente não seja esquecido após finalizar o tratamento, estreitando o relacionamento e valorizando a preferência. 

Consultor de relacionamento com os clientes: vale a pena?

Um(a) consultor(a) de relacionamento com os clientes é um membro importante da Central de Relacionamento com o Cliente, pois é um profissional especializado e com habilidades na área comercial. 

Por isso, investir e adicionar pessoas com essa competência na equipe do seu consultório vai contribuir para que as ações de relacionamento com os pacientes sejam trabalhadas de forma estratégica.

Como anda a qualidade do seu conteúdo de marketing?

Para que a CRC na odontologia consiga atrair e fidelizar clientes, é importante ter uma comunicação atrativa e rica por meio da criação de conteúdos estratégicos.

Na hora de criar anúncios ou as postagens da sua página, você e sua equipe ficam em dúvida sobre qual a melhor forma de explicar um conceito ou proposta?

Eu tenho a ferramenta certa para que você não tenha mais esse problema: o Gerador de Copy. O gerador usa inteligência artificial para criar legendas com linguagem focada em conversão. 

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