A criação de conteúdo para dentistas pode parecer uma tarefa extremamente complexa à primeira vista, sobretudo para quem não entende nada de marketing digital. Porém, e se eu te disser que não é esse bicho de sete cabeças que todos pensam?

Ao longo de anos de carreira, me especializei na produção de conteúdo digital para dentistas, e agora, venho compartilhar com você um pouco da minha experiência.

Neste post, explico como fazer marketing de conteúdo para consultório odontológico e dou dicas práticas para aprimorar a criação de conteúdo para dentistas no meio digital. Para ficar por dentro de tudo, é só ler até o final!

Há regras para a produção de conteúdo digital para dentistas?

Por ser uma área delicada, que lida diretamente com a saúde das pessoas, a produção de conteúdo para dentistas deve seguir as regras definidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), listadas em nosso Código de Ética.

Por exemplo, não podemos anunciar promoções, descontos e nem mesmo o preço de procedimentos. Tais práticas caracterizam infrações e estão sujeitas a sanções.

Para mais detalhes, aconselho a leitura do Capítulo XVI do Código de Ética Odontológica, que define as regras para anúncios, propagandas e publicidade.

Como fazer marketing de conteúdo para consultório odontológico?

Além de seguir as normas preestabelecidas pelo CFO, fazer marketing de conteúdo para consultório odontológico requer estratégia e criatividade. Para obter sucesso, você deve explorar temas que sejam do interesse da sua audiência, estimulando o engajamento e construindo relacionamentos com base em conteúdos de qualidade.

A seguir, apresento dicas práticas para criar bons conteúdos de dentista e ideias de temas para abordar tanto em seu blog como nas redes sociais. Acompanhe!

4 dicas para arrasar na criação de conteúdo de dentista

À primeira vista, trabalhar com marketing de conteúdo para dentistas parece ser algo difícil, tendo em vista todas as restrições e regras estabelecidas pelo CFO.

Porém, acredite em mim quando digo que não faltam assuntos interessantes na odontologia para abordar em seus posts, seja em um blog ou nas redes sociais. 

Contudo, antes mesmo de pensar em temas para gerar conteúdo, você deve desenvolver uma estratégia. Confira minhas dicas para te ajudar neste processo:

1. Fortaleça sua imagem on-line trabalhando sua presença digital

O ponto de partida para quem quer se destacar na internet é construir uma presença on-line forte e relevante. Logo, a criação de conteúdos para dentistas deve levar isso em conta. Afinal, postar só por postar dificilmente gera resultados significativos.

Entenda que você, enquanto profissional da odontologia, é uma empresa. Por isso, deve trabalhar a sua marca, a fim de ganhar visibilidade e conquistar seu espaço no mercado, construindo uma audiência engajada.

E como fazer isso? Demonstrando que você entende do assunto ao criar conteúdos de qualidade, que sejam do interesse do público, em uma linguagem acessível.

Ademais, é importante experimentar as novas redes sociais que vão surgindo, mas você não precisa estar presente em todas elas, já que isso demanda tempo e esforço. Portanto, foque seus esforços nas plataformas onde sua persona está.

2. Aposte no inbound marketing

Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia que consiste na produção de conteúdo de dentista com o objetivo de atrair o público.

Neste caso, você deve criar uma persona, que é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal e, com base nos interesses e necessidades desse indivíduo, produzir conteúdos relevantes, visando informar e solucionar suas principais dores.

É uma ótima estratégia para trabalhar sua presença on-line e se posicionar como autoridade no assunto.

3. Invista em tráfego pago

Crescer criando conteúdo de dentista de forma orgânica é plenamente possível. Agora, você pode ter resultados ainda melhores ao aliar essa estratégia ao tráfego pago, seja por meio de links patrocinados ou impulsionando publicações.

É uma maneira prática e inteligente de alcançar pessoas de fora da sua audiência sem depender apenas da boa-vontade dos algoritmos das redes sociais.

Inclusive, o Google Ads é um ótimo ponto de partida para isso. Se você não sabe do que se trata, relaxa, pois no vídeo abaixo explico do que se trata, confira:

4. Explore o potencial da inteligência artificial (IA)

O “boom” recente da inteligência artificial não deixa dúvidas que essa tecnologia veio para ficar! E, um dos campos em que ela mais tem se destacado é justamente na área de marketing. Então, que tal usá-la na criação de conteúdo de dentista?

E, neste ponto, eu tenho uma dica que vai facilitar a sua rotina e te ajudar a criar posts envolventes e com grande potencial de engajamento: o Gerador de Copy.

Trata-se de uma ferramenta que usa IA para criar conteúdo focado em marketing e produção de conteúdo para dentistas. Além de ser prática, é fácil de usar, e certamente ajudará a aumentar o poder de conversão de suas publicações.

3 ideias de conteúdo digital para dentistas

Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Estou aqui para ajudar. Apresento a seguir algumas ideias de produção de conteúdo de marketing digital para dentistas:

1. Apresente as principais novidades em tratamentos e procedimentos

Falar sobre as novidades da sua área não só demonstra que você se atualiza, como apresenta possibilidades de tratamentos e procedimentos para a sua audiência, explicando como funcionam, para quem são indicados, quais seus benefícios etc.

Portanto, é uma ótima forma de divulgar o seu trabalho, principalmente quando aliada a uma boa estratégia de marketing de conteúdo para dentistas.

2. Publique fotos de antes e depois de seus pacientes

Um formato de conteúdo digital muito usado por dentistas é o famoso “antes e depois”. É uma maneira simples e eficiente de chamar a atenção do público e demonstrar o resultado do seu trabalho, divulgando seus serviços.

Contudo, é importante lembrar que para publicar esse tipo de conteúdo é preciso seguir uma série de regras, como ser o responsável pelo procedimento e contar com a autorização prévia do paciente ou de seu representante legal.

Inclusive, abordei este assunto aqui no blog de forma mais aprofundada neste post: Dentista pode publicar antes e depois? Veja o que diz o CFO.

3. Dê dicas de cuidados com a saúde bucal

Outro modelo de posts em odontologia que faz bastante sucesso são as dicas de cuidados com a saúde bucal.

Publicações simples, como uma explicação de como passar fio dental ou apresentando diferentes modelos de escovas, podem ser a porta de entrada para muitas pessoas conhecerem o seu trabalho e se interessarem pelo seu conteúdo.

Esse é o “simples que funciona” e que vai te ajudar a construir uma audiência engajada, fator determinante para crescer seu perfil e divulgar o seu nome.

Quer aprimorar o marketing digital da sua clínica odontológica?

Apesar de possuir regras rígidas, com criatividade e estratégia, é possível trabalhar a criação de conteúdo para dentistas que geram resultados.

Com o que te apresentei ao longo deste post, você certamente já tem um bom ponto de partida para dar seus primeiros passos no marketing digital.

Agora, se você deseja ir além e alavancar a sua carreira na odontologia, eu tenho uma dica extra!

Com o Método Gorro Branco, você vai aprender tudo o que precisa saber para fazer sucesso no marketing digital para dentistas. Seja qual for a sua especialidade, você terá acesso a um passo a passo detalhado. Assim, mesmo que esteja partindo do zero, conseguirá acompanhar e aplicar tudo na sua clínica.

Quer mais informações sobre o método? Me chama no WhatsApp que explico tudo direitinho e te mostro como fazer marketing de conteúdo para dentistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *