O mercado odontológico foi impactado pela inovação e avanço da tecnologia, que atualizaram diversas técnicas e procedimentos, antes invasivos, em processos ágeis e com melhores resultados. Você também percebe o fluxo de criatividade na odontologia?
Com mais acesso à internet e a chegada das redes sociais, a comunicação se tornou totalmente visual e dinâmica, permitindo explorar novas estratégias de marketing e de atendimento ao cliente.
Hoje, o marketing digital na odontologia é tão importante quanto em qualquer outra área do mercado. Afinal, o boca a boca não é suficiente para captar mais pacientes que o concorrente, concorda?
Por isso, é fundamental pensar em formas de surpreender, inovando tanto nos processos do consultório quanto na comunicação dos seus valores profissionais e das soluções oferecidas.
Neste artigo, reuni dicas para você adotar a odontologia criativa como princípio, a importância de investir em inovação e como se capacitar para planejar estrategicamente campanhas criativas de dentista.
Boa leitura!
Como usar a criatividade na odontologia?
A inspiração para ser criativo na odontologia depende das fontes das quais você “bebe”. Por isso, é fundamental pesquisar, ler publicações ou acompanhar perfis que inspirem boas ideias.
A seguir, listei dicas que considero importantes e que você pode colocar em prática de forma personalizada, pensando nos seus objetivos e no perfil de público do seu consultório. Confira!
1. Personalize o consultório
O processo de personalização do seu consultório ou clínica é uma excelente oportunidade para aplicar a criatividade na odontologia.
A identidade visual que você criou para os materiais institucionais e já utiliza nas suas mídias digitais pode ser aplicada na decoração da sala de espera e de atendimento.
Por exemplo, se a identidade segue tons neutros e pastel, escolha uma cor da cartela para o estofado dos sofás da sala de espera, pinte uma parede com uns dos tons, harmonize a cor das mesas e armários do escritório.
O objetivo é que o paciente se sinta confortável, claro, e perceba a conexão visual entre o on-line e o off-line.
2. Inclua tecnologia
O setor da tecnologia é outra fonte que rende inspirações para aplicar a criatividade na odontologia. E ideias não faltam!
Uma ideia que vai otimizar todas as etapas da gestão odontológica do consultório é a digitalização dos processos. As principais ferramentas que podem ser incluídas são:
- software de gestão odontológica: elimina os documentos em papel, integrando os dados em um único sistema online e acessível aos membros da equipe;
- prontuário eletrônico: é a versão digital das antigas fichas de paciente na qual você e sua secretária fazem o cadastro e repassam informações e lembretes sobre os pacientes;
- formulários on-line: cadastro de novos pacientes, pesquisas de satisfação podem ser feitas em ferramentas on-line e enviados aos pacientes que respondem em poucos segundos.
Um levantamento feito pelo Sebrae com as empresas que participaram do Sebraetec, em 2023, apontou que 97% dos negócios implementaram pelo menos uma inovação em áreas como atendimento, qualidade dos serviços, site e redes sociais, entre outras.
3. Digitalize o atendimento
Outra ideia para inovar na odontologia é digitalizar o atendimento para facilitar o contato dos pacientes. Na era dos aplicativos de mensagem, ter um número de WhatsApp para o consultório é essencial.
Porém, não basta apenas ter o canal ativos, é fundamental criar um fluxo de atendimento, definindo quem responde, a organização das mensagens, tempo máximo de espera etc. A agilidade no atendimento on-line é crucial para não perder clientes.
Além disso, existem softwares que permitem integrar o WhatsApp Business e ter acesso a recursos, como agendamento de lembretes de consultas, envio de documentos (cópias de recibos, receitas) e outros.
4. Invista em equipamentos modernos
A modernização das técnicas e equipamentos utilizados nos procedimentos são outra forma de chamar a atenção dos pacientes, pois são inovações criativas e pensadas para melhorar o conforto, a qualidade e os resultados.
Entre os novos equipamentos, destaco: scanner intraoral, anestesia eletrônica, sistema CAD/CAM, impressão 3D e laser para diagnóstico precoce de cárie.
Se você trabalha com implantes, aparelhos ortodônticos e odontologia estética, esses equipamentos vão garantir a excelência do seu atendimento.
5. Produza conteúdo criativo e autoral
O visual, o tipo de atendimento e as tecnologias do seu consultório podem inspirar os conteúdos criativos que você divulga nas redes sociais.
Afinal, fotos da estrutura, vídeos dos equipamentos em ação e a facilidade de entrar em contato sem sair do celular podem ser usados para atrair seu público-alvo.
Use o cotidiano do consultório como base para escolher temas de postagens, desde a estética do ambiente até as tecnologias de tratamento com as quais você trabalha.
Leia também >>> Marketing de conteúdo para dentistas: como fazer? 6 etapas
6. Invista em anúncios patrocinados
Os anúncios criativos e conectados ao fluxo digital do consultório conduzem o paciente naturalmente até o canal de contato, permitindo que a secretaria crie conversas ricas e o convença a marcar uma avaliação.
Use frases que você ouve dos pacientes, sejam dúvidas ou ideias erradas e mitos que eles expressem durante as avaliações. Assim, seus anúncios podem gerar mais conexão abordando as dores dos pacientes e engajamento atirando a curiosidade.
Analisando os resultados dos seus anúncios publicitários de dentistas, você identifica os tipos de conteúdos mais estratégicos e quais canais atraem o público desejado.
Qual a importância das campanhas criativas de dentista?
As campanhas criativas de dentista são importantes porque permitem explorar os aspectos com os quais o público-alvo se identifica e valoriza de forma inovadora.
Pensando nisso, promova textos persuasivos, expressões mais conhecidas, fotos de antes e depois e outros elementos que convencem e demonstram que é possível alcançar o resultado sonhado com o procedimento ou tratamento que você realiza.
É difícil criar propagandas criativas na odontologia?
No início do artigo, mencionei que a criatividade na odontologia depende de suas fontes, referências e pesquisas. A busca ativa por tendências, opiniões e discussões em alta ajuda na hora de escolher o tema de uma postagem ou planejar anúncios criativos na odontologia.
Assim, você identifica os gatilhos que mais atraem os pacientes interessados na sua solução e pode planejar como atraí-los, usando a criatividade.
Por exemplo, conteúdo em vídeos estão em alta. Que tal mostrar a evolução da confecção de moldes dentários, do gesso até o escaneamento intraoral e a impressão 3D? Peça materiais de divulgação do fornecedor e edite para criar sua versão.
Leia mais >>> Anúncio criativo para dentista: inspire-se com 10 copys.
Pratique a odontologia criativa estrategicamente
Gostou das dicas para usar a criatividade na odontologia e quer aprender a planejar uma comunicação mais estratégica para atrair e captar clientes na internet?
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