Um curso de gerenciamento para dentistas e cirurgiões-dentistas pode fazer toda a diferença para quem deseja alcançar o sucesso financeiro, crescer na carreira e ampliar a reputação da clínica. Esse é o seu caso?
Pois bem, por mais que seja um expert em sua área de atuação, você também, precisa dominar conceitos e boas práticas de administração em áreas, como:
- marketing;
- vendas;
- atendimento;
- gestão de pessoas;
- financeiro.
Sem isso, a sua clínica caminha sem direção e, como já diria o ditado, “para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”.
Neste contexto, é válido você analisar se está feliz com os resultados que está alcançando atualmente,ou fica se perguntando como poderia melhorar.
Fato é que não importa o tamanho da clínica nem o tempo de atuação no mercado que ela tem.
É sempre possível melhorar, reduzir custos, aumentar ganhos e ampliar a satisfação dos pacientes.
Especialmente, se você domina conhecimentos em áreas tão estratégicas como as que citei acima.
Entretanto, mais do que te permitir ir adiante e avançar em seus resultados, um curso de gestão em odontologia evita que você ande para trás.
Ou seja, dominar conhecimentos de administração impede que a sua clínica gaste mais do que pode, que tenha prejuízos financeiros e de imagem, que perca pacientes ou que enfrente outros problemas.
Para saber mais sobre o tema,basta seguir com sua leitura!
O que é gestão odontológica?
Gestão odontológica é o conjunto de atividades administrativas de um consultório ou clínica. Envolve o planejamento e organização de áreas como gestão financeira, recursos humanos, marketing, controle de suprimentos e equipamentos, gestão de qualidade, atendimento ao paciente, e mais. A boa prática de gerenciamento, é fundamental para o sucesso.
Entretanto, grande parte dos dentistas, sejam eles experientes ou iniciantes, ainda não sabem como controlar todas essas áreas.
Fato é que tanto a faculdade quanto as especializações que fazemos para exercer nossa profissão, não nos preparam para sermos gestores.
Contudo, quando abrimos um consultório ou uma clínica, essa é uma etapa indispensável para o bom resultado da empreitada.
Afinal, a falta de controle financeiro, por exemplo, pode levar um consultório à falência. Porém, não só isso!
Um planejamento de marketing ineficiente impede que você alcance o volume de pacientes que deseja e precisa.
A má gestão de qualidade pode diminuir a satisfação dos pacientes e reduzir a reputação da sua clínica e do seu nome.
Esses são apenas alguns exemplos do que a gestão ineficaz pode fazer com um consultório.
Afinal, ela pode ser a principal razão por trás dos problemas que os profissionais do setor enfrentam, como:
- faturamento reduzido;
- pacientes que comparam apenas preço ao escolher um profissional;
- falta de previsibilidade financeira;
- horários vagos na agenda;
- pacientes com ticket médio baixo e mais.
Qual a importância de ter conhecimento de gestão para o cirurgião dentista?
Um cirurgião dentista com conhecimento de gestão consegue administrar sua clínica ou consultório de forma estratégica, garantindo o uso adequado dos recursos financeiros, materiais e humanos. Isso leva a uma operação mais eficaz, redução de custos desnecessários, aumento da lucratividade, previsibilidade e alcance dos objetivos estabelecidos.
Além disso, um curso de gestão para dentistas cirurgiões permite que você tenha acesso a outros benefícios, como:
- melhoria da qualidade de atendimento aos pacientes, tendendo a gerar mais indicações e novos pacientes, além de contribuir para a sua reputação e do consultório;
- tomada de decisões assertivas, é feita a partir da análise de informações importantes, como indicadores de desempenho, entre eles, taxa de agendamentos e comparecimentos a avaliações. Isso reduz o custo da clínica com ações que não estão trazendo resultados e direciona investimentos para campanhas que oferecem melhor retorno;
- direciona esforço e investimento de maneira estratégica, já que você se torna capaz de definir quantos pacientes consegue finalizar por mês e o quanto é necessário investir para trazer esse volume até você;
- amplia os canais de venda, parando de depender apenas de indicações, e abrindo portas por meio da internet e outros canais;
- melhora a previsibilidade financeira, afinal, você aprende a calcular o faturamento desejado, o ticket médio, o volume de pacientes necessários por período para alcançar as metas e mais.
Em suma, ao investir em um curso gestão de clínica odontológica você amplia a sua capacidade como administrador, oferecendo à sua clínica um trabalho profissional sobre áreas estratégicas como:
- finanças;
- vendas;
- estoque;
- marketing;
- RH.
Tudo isso é indispensável para que o seu negócio (sim, é preciso que você veja a sua clínica ou consultório como um tipo de empresa), possa enfrentar a concorrência e se sobressair a ela.
E quando o assunto é se destacar no mercado, o marketing tem um papel central. Afinal, por meio dele você amplia o alcance da clínica, apresenta o seu diferencial e estabelece um relacionamento direto com potenciais pacientes.
Na prática, o marketing é responsável por levar mais leads à clínica, interessados em conhecer mais sobre seu trabalho e agendar uma avaliação.
Por isso, se você não tem retorno das campanhas de marketing, te convido a conhecer o Gorro Branco, um curso que já foi testado e aprovado por mais de 2 mil alunos dentistas, que hoje conseguem atrair pacientes via internet.
No vídeo abaixo conto mais sobre esse treinamento. Vale a pena assistir!
Curso de gerenciamento para dentistas: o que você vai aprender?
Em um curso de gerenciamento para dentistas e cirurgiões você aprenderá a administrar a sua clínica ou consultório de maneira estratégica, a partir da definição de metas, controle de contas a pagar e a receber, inteligência na precificação, conhecimento para implementação de marketing, gestão de qualidade e atendimento de excelência.
Talvez você nunca tenha pensado que precisaria desse tipo de conhecimento quando se tornasse dentista, mas se a sua clínica já está com as portas abertas, esse pode ser um gargalo que está te impedindo de crescer.
Em um curso gestão de clínicas e consultórios EAD, parte da grade curricular inclui temas relevantes para todas as empresas, mas são tratados de maneira direcionada para a odontologia, afinal, ela possui suas particularidades, não é mesmo?
As diretrizes dos Conselhos Regionais de Odontologia e o Código de Ética, por exemplo, são elementos específicos do setor e que só fazem parte da grade de ensino de treinamentos criados especialmente para a área.
Tudo isso é abordado em um curso de gerenciamento para dentistas que ainda inclui conteúdos como:
- controle de fluxo de caixa;
- gestão de suprimentos;
- treinamento para equipe de suporte;
- implementação de marketing;
- excelência na avaliação dos pacientes;
- inovação;
- empreendedorismo na odontologia;
- gestão de pessoas;
- marketing pessoal e mais.
Com todos esses temas, um curso de gerenciamento para dentistas te prepara para enfrentar um mercado competitivo, que inclui franquias, planos de saúde e tantos outros profissionais.
Então, se você não quer perder mais tempo, conheça a Imersão Paciente 10k, um curso de gestão em odontologia criado de dentista para dentista, com tudo o que você precisa para alavancar seus resultados, evitar problemas e falhas e alcançar todos os seus objetivos.
Assista ao vídeo abaixo e tire as suas dúvidas. Inscreva-se na Imersão Paciente 10k e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados. Mas, se preferir, pode bater um papo comigo agora mesmo!