A decisão de abrir uma clínica odontológica amplia as suas responsabilidades. Afinal, além de prestar atendimento e executar um procedimento, você também passa a ser um gestor, que garante a sobrevivência e o crescimento do negócio. E como fazer isso? Em um curso de gestão de clínica odontológica você aprende tudo o que precisa.
A verdade é que você não tem para onde fugir. Afinal, é sua a responsabilidade de encher a própria agenda com bons pacientes, garantir a qualidade dos tratamentos, ampliar a reputação do negócio, definir e acompanhar metas, reduzir custos, aumentar a satisfação e muito mais.
Sem dúvida, a vida de um dono/gestor de clínica não é simples, mas pode ser muito gratificante quando você começa a sentir os resultados, como o aumento do faturamento.
Por que fazer um curso de gestão de clínica odontológica?
Fazer um curso de gestão de clínica odontológica tende a gerar muitos benefícios aos administradores, como:
- otimizar a execução de processos administrativos como controle fiscal e financeiro;
- aumentar o faturamento e lucratividade;
- aperfeiçoar as habilidades de liderança;
- aprender a executar estratégias de marketing;
- ampliar a competitividade do negócio.
Todas essas vantagens são especialmente relevantes quando olhamos para o mercado e percebemos um lugar com alta competitividade, em que você precisa lidar com outros profissionais, planos de saúde e franquias.
Por exemplo, atrair pacientes de qualidade, que cheguem até você em busca de qualidade e valorizem o seu trabalho, e não apenas o preço cobrado, é difícil, mas não impossível.
Isso depende de gestão estratégica na implementação do marketing, mas também da sua capacidade de treinar sua secretária para executar um bom atendimento via telefone e WhatsApp, bem como sua eficiência e empatia na avaliação.
Além disso, para fazer bons investimentos, é fundamental que você defina metas e saiba, por exemplo:
- quantos pacientes atende em um mês;
- qual é o seu faturamento ideal;
- qual é o ticket médio;
- quantos pacotes precisa converter para alcançar seus objetivos.
Os desdobramentos de uma boa gestão em odontologia
Tudo o que acontece em uma gestão está interligado. Por exemplo, o foco em inovação e empreendedorismo ajuda você a encontrar e implementar tecnologia, que permite que você faça o seu trabalho em menos tempo e com mais eficiência, além de ampliar a satisfação dos pacientes. Isso sem contar que possibilita que você atenda a mais pessoas no mesmo período.
O resultado? Maiores chances de ampliar o faturamento, principalmente, se realizar uma boa divulgação.
Leia também: Como fidelizar pacientes? Plano de ação para dentistas
Contudo, esse é apenas um exemplo de como a gestão odontológica bem construída impacta o resultado geral do negócio, desde a satisfação do cliente até a lucratividade e posicionamento da marca.
Em suma, ao investir em um bom curso de gestão em odontologia, você passa a dominar habilidades administrativas necessárias para melhorar a eficiência e o sucesso de sua clínica.
O que você vai aprender em um curso de gestão administrativa de clínica odontológica?
Em um curso de gestão administrativa de clínica odontológica você aprende:
- princípios contábeis básicos;
- elaborar orçamentos;
- controlar os custos;
- gerir o faturamento;
- gerenciar receitas e despesas;
- otimizar o lucro;
- contratar equipe;
- implementar o marketing;
- analisar o mercado;
- ampliar a satisfação dos pacientes;
- medir o desempenho;
- tomar decisões assertivas.
Além disso, você ainda amplia o seu conhecimento sobre as diretrizes e leis relevantes para a prática odontológica, considerando o Código de Ética e demais regulamentações da área.
Inclua nessa lista de vantagens, a possibilidade de treinar sua equipe para conquistar seus objetivos, identificar oportunidades e adotar ações para aumentar a satisfação dos pacientes atuais.
Qual é o objetivo de um curso de gestão e marketing na odontologia?
O objetivo do curso de gestão é marketing é te ensinar a criar e executar um plano de ação para aumentar o volume de leads que chegam até a clínica via internet e suas plataformas, como redes sociais, anúncios pagos, Google e mais.
De fato, o marketing é a primeira etapa do funil de vendas para a captação de pacientes e usa os canais de divulgação para fazer seu telefone e WhatsApp tocarem com mais pessoas interessadas em conhecer o seu trabalho e agendar uma avaliação.
Quando você executa da maneira correta esse tipo de ação, considerando elementos como conteúdo relevante e segmentação de anúncios, você pode dar um salto em termos de resultados, mesmo em curto prazo.
Prova disso são os mais de 2 mil alunos do método Gorro Branco, meu curso de marketing que ensina como atrair pacientes via internet, todos os dias.
Não acredita? Então assista ao vídeo abaixo a história do Dr. Daniel Gaspar, Implantodontista que fatura R$198 mil com apenas uma sala e uma cadeira, aplicando a metodologia.
Qual o melhor curso de gestão de clínicas e consultórios EAD?
Como falei até aqui, a gestão em odontologia vai muito além do marketing.Logo, optar por um curso completo que abrange áreas, como financeiro, fiscal, recursos humanos, vendas e mais, é essencial para ter um resultado ainda melhor, dentro de todas as áreas do negócio, de ponta a ponta.
Para isso, conheça a Imersão Paciente 10k, um curso de gestão em odontologia completo com tudo o que você precisa para alavancar seus resultados e conquistar ótimos pacientes.
Assista ao vídeo abaixo e tire as suas dúvidas. Inscreva-se na Imersão Paciente 10k ou converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.