A parceria entre dentista e tecnologia promove uma evolução nos cuidados com os pacientes, agilizando o contato, melhorando as técnicas de avaliação e planejamento, e o uso de materiais duradouros por meio de procedimentos menos invasivos.
Em um país com quase 400 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), os avanços tecnológicos na odontologia são um diferencial competitivo, que agrega valor ao trabalho.
A tecnologia já faz parte do seu dia a dia de trabalho? Quais inovações você trouxe para seu consultório nos últimos anos?
Neste artigo, explico como a tecnologia pode ajudar na odontologia e cito exemplos de tecnologia e marketing odontológico que já estão em prática no mercado.
Boa leitura!
Qual a importância dos avanços tecnológicos na odontologia?
Os avanços tecnológicos na odontologia, assim como na área da saúde como um todo, são importantes porque abrem portas para inovações e descobertas que resultam em metodologias de tratamento e cuidados mais eficientes.
Só para você ter uma ideia, as próteses utilizadas em tratamentos de restauração mecânica já foram fabricadas em gesso. Porém, hoje, a zircônia, um material cerâmico, é amplamente utilizada, trazendo mais resistência, brilho e um resultado estético mais natural.
Por isso, dentista e tecnologia precisam andar juntos, pois os pacientes têm mais acesso à informação e buscam os profissionais que oferecem a melhor solução para o seu problema.
Para reforçar a importância das inovações tecnológicas para os dentistas, listo as principais vantagens dos novos recursos disponíveis:
Agiliza a rotina profissionais
A odontologia digital é mais dinâmica e produtiva tanto para o dentista quanto para sua equipe. As secretárias, por exemplo, conseguem ser mais ágeis nas marcações, pois gerenciam a agenda on-line, o que as ajuda a checar a possibilidade de um encaixe ou remarcação em poucos minutos.
O dentista também consegue fazer uma avaliação mais precisa e rápida das necessidades dos pacientes e mostrar visualmente o que é necessário fazer. Com o apoio de imagens, como as geradas pelo scanner intraoral, a orientação é mais precisa e fácil de entender.
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Torna a realização de atividades mais prática
A praticidade no dia a dia é outra vantagem da união entre dentista e tecnologia. Com os novos equipamentos, uma avaliação para inserção de um implante, por exemplo, é feita em menos tempo, mantendo a qualidade do atendimento e das informações.
Os profissionais conseguem apresentar soluções eficientes para o paciente e vender sua expertise, além de realizar mais avaliações, aumentando o potencial de faturamento.
Proporciona tratamentos com mais qualidade
Além de tornar os atendimentos mais ágeis, a tecnologia é fundamental para agregar mais qualidade aos tratamentos, desde uma simples limpeza a um implante complexo.
Os pacientes estão mais atentos ao custo-benefício das soluções e esperam ter um retorno positivo, o que significa melhorar a saúde bucal e não ter problemas, como reparos no serviço feito.
Diminui a margem de erros
Quando dentista e tecnologia trabalham juntos, a precisão no diagnóstico e na escolha do tratamento tende a ser mais precisa, diminuindo a margem de erros ou a escolha de soluções pouco eficientes.
Para isso, os profissionais precisam se capacitar, estudando as novas técnicas da sua área, inscrevendo-se em cursos e eventos para dominar as possibilidades de uso e ser capaz de avaliar quando uma abordagem é melhor que outra.
Amplia o mercado do dentista
Os avanços tecnológicos ampliam o mercado de atuação do dentista, uma vez que ele atende pacientes com interesses específicos que, sem o conhecimento dos novos métodos, não conseguiria atrair para o consultório.
A demanda é um fator importante para investir em tecnologia. Então, é essencial ouvir os feedbacks dos pacientes sobre suas necessidades para apostar em técnicas e equipamentos que gerem um bom retorno do investimento.
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Melhora a previsibilidade dos resultados
Antigamente, o resultado da correção de um aparelho ortodôntico só era visualizado ao final do tratamento. Agora, o dentista consegue apresentar a linha do tempo do tratamento, do início ao fim, com as simulações feitas pelos softwares.
O mesmo vale para cirurgias, como as ortognáticas, que são mais invasivas. Mostrar como o procedimento será realizado, as técnicas e a previsibilidade do resultado ajuda a tranquilizar e a orientar melhor os pacientes.
Como a tecnologia pode ajudar na odontologia?
Na odontologia, os avanços tecnológicos podem ser implementados na gestão e controle de pacientes, nas avaliações para diagnósticos mais precisos e na divulgação do negócio, ampliando o alcance das ações de marketing.
Veja alguns exemplos de tecnologias que auxiliam os dentistas:
Prontuário eletrônico
A gestão e controle de pacientes pode ser feita por meio do prontuário eletrônico, uma ferramenta da odontologia digital que facilita a organização das informações de cada atendimento.
Esse sistema é útil tanto para o dentista quanto para a secretária trocarem informações, confirmando os agendamentos ou relembrando cuidados pré e pós atendimento.
Aparelho ortodôntico invisível
Os aparelhos extrabucais e os aparelhos ortodônticos de metal eram os recursos mais modernos anos atrás. Porém, o desejo por um tratamento sem tanta interferência estética impulsionou avanços nas soluções.
Os alinhadores invisíveis são o tratamento mais inovador atualmente. O tratamento acontece em menos tempo e o uso dos moldes é imperceptível.
Com o auxílio de um scanner intraoral, a arcada dentária é mapeada com precisão e, a partir das imagens 3D, o sistema cria um plano de tratamento e gera as especificações para as moldeiras.
Canais de marketing digital
A tecnologia e o marketing odontológico são outra dupla certeira para o sucesso de uma clínica ou consultório de dentista.
Por meio dos canais digitais existentes — redes sociais, Google, aplicativos de mensagens, entre outros —, os dentistas conseguem planejar uma estratégia de marketing para atrair, captar e fidelizar clientes.
O meio digital ainda permite conquistar um alcance maior com anúncios direcionados para o perfil de cliente desejado, o que o marketing tradicional não oferecia.
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