Dentista pode publicar antes e depois de pacientes nas redes sociais? Essa pode parecer uma pergunta simples, mas ela é mais comum do que você imagina.

Isso porque o marketing odontológico possui uma série de restrições, o que faz todo sentido, considerando que lidamos diariamente com a saúde das pessoas, certo?

Se você não sabe como proceder em relação a propaganda dos seus serviços, relaxa! Estou aqui para esclarecer o assunto e tirar as suas dúvidas sobre o tema.

Neste post, explico se dentistas podem publicar antes e depois em suas redes sociais, o que pode e o que não pode ser feito, e quais as consequências jurídicas para quem comete infrações éticas. 

Ao final, apresento uma oportunidade para você que quer aprender a fazer um marketing odontológico eficiente e dentro da lei!

Dentistas podem publicar antes e depois nas redes sociais?

Essa é uma dúvida bastante recorrente na odontologia. Afinal, dentistas podem ou não podem publicar fotos de antes e depois em suas redes sociais?

Para obter uma resposta confiável, não há fonte melhor do que o próprio Conselho Federal de Odontologia (CFO). E, de acordo com a Resolução CFO-196, de 29 de janeiro de 2019, sim, podemos publicar antes x depois em nossas redes sociais.

A resolução, assinada por Juliano do Vale, presidente do Conselho, diz o seguinte:

“Autoriza a divulgação de autoretratos (selfie) e de imagens relativas ao diagnóstico e ao resultado final de tratamentos odontológicos, e dá outras providências.”

O documento tem a função de regulamentar a prática, reconhecendo o avanço das redes sociais e sua importância na divulgação de assuntos relativos à odontologia.

Assim, uma vez permitindo a divulgação de antes e depois, não há consequências jurídicas para dentistas que publicam esse tipo de conteúdo. Porém, isso não pode ser feito de qualquer jeito. Há regras que, se não seguidas, resultam em infrações.

A seguir explico melhor tudo isso. Acompanhe!

O que o dentista pode e não pode postar nas redes sociais?

Por lidarmos diretamente com a saúde humana, o marketing na área de odontologia possui regras bastante rígidas em relação ao que o dentista pode e não pode postar nas redes sociais. Por exemplo, podemos divulgar nossos serviços, porém, não podemos anunciar promoções, descontos e nem mesmo o preço de procedimentos.

A seguir, me aprofundo um pouco mais na Resolução 196/2019, especificando quais são os critérios para dentistas publicarem antes e depois nas redes sociais.

O que PODE ser publicado nas redes sociais de dentistas?

No que se refere a publicação de antes e depois por dentistas, a resposta está no Artigo 1º, que traz o seguinte:

“Art. 1º. Fica autorizada a divulgação de autoretratos (selfies) de cirurgiões-dentistas, acompanhados de pacientes ou não, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.”

Na sequência, temos o Artigo 2º, que diz:

“Art. 2º. Fica autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos quando realizada por cirurgião-dentista responsável pela execução do procedimento, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.”

Isso significa que a autorização para publicar antes e depois vale apenas para o profissional responsável pela realização do procedimento. Ou seja, a divulgação em nome da clínica — Pessoa Jurídica — é proibida.

O que NÃO PODE ser publicado nas redes sociais de dentistas?

Até aqui ficou claro que o dentista pode publicar antes e depois, certo? Agora, é muito importante que você conheça até onde vai essa permissão para evitar incorrer em infrações que podem resultar em sanções por parte do CFO.

Pois bem, quanto às restrições, no Inciso 1º do Artigo 1º, temos:

“§ 1º. Ficam proibidas imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos.”

Já o Inciso 1º do Artigo 2º diz o seguinte:

“§ 1º. Continua proibido o uso de expressões escritas ou faladas que possam caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da Odontologia ou a promessa de resultado.”

Entram aqui questões referentes à divulgação de preços, promoções e oferta de serviços gratuitos, as quais mencionei anteriormente.

O Artigo 3º ainda traz:

“Art. 3º. Fica expressamente proibida a divulgação de vídeos e/ou imagens com conteúdo relativo ao transcurso e/ou à realização dos procedimentos, exceto em publicações científicas.”

Isso significa que é proibido o uso de imagens referentes ao “durante” dos procedimentos para fins de marketing, como a execução de uma cirurgia, uma vez que seu teor pode causar mal-estar nas pessoas, gerando medo e desconforto.

Esse tipo de divulgação, portanto, permanece restrito para fins de estudo, como trabalhos acadêmicos e artigos científicos.

E para fechar, temos o Artigo 4º:

“Art. 4º. Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros.”

Reforçando a ideia de que a divulgação dos resultados e do antes e depois seja feita apenas pelo dentista responsável pela realização do tratamento/procedimento.

Quais são as consequências jurídicas para quem violar as prescrições do CFO sobre propaganda para dentistas?

Cometer infrações das normas prescritas pelo CFO pode gerar penalidades. As sanções previstas para os dentistas que ferirem o código de ética vão de uma simples advertência até a suspensão ou cassação do registro, impedindo o exercício da profissão de forma temporária ou permanente, conforme a gravidade do caso.

Portanto, mesmo que seja permitido aos dentistas publicarem antes e depois em suas redes sociais, é importante tomar os devidos cuidados, a fim de evitar sanções.

Quer aprender como fazer marketing para dentistas do jeito certo?

Como você pode ver, a propaganda de dentistas possui uma série de minúcias que precisam ser respeitadas, a fim de evitar sanções do órgão que regulamenta nossa profissão, o CFO. 

Porém, isso não significa que a gente não possa divulgar nosso trabalho. Pelo contrário! Há muitas formas de fazer marketing para atrair pacientes para a sua clínica, você só precisa aprender a usá-las a seu favor. E eu posso te auxiliar nesta jornada!

Foi pensando em ajudar bons dentistas como você que reuni todo o conhecimento que adquiri ao longo da minha carreira para criar o Método Gorro Branco.

Trata-se de um programa focado na área de odontologia, voltado para profissionais de todas as especialidades, que ensina tudo o que você precisa saber para alcançar o sucesso na profissão que ama, da divulgação à gestão do consultório.

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