Uma clínica odontológica de sucesso exige que você domine mais do que as técnicas e tratamentos relacionados ao serviço prestado aos pacientes. Para ter êxito  real, como o aumento de faturamento, redução de custos e melhor apontamento das suas horas, é fundamental conhecer e executar algumas dicas de gestão de consultório.

Afinal, um consultório, como qualquer outra empresa, precisa controlar o fluxo de capital que entra a saí, investir em marketing, controlar o estoque, acompanhar pacientes inadimplentes, fazer a previsão de faturamento e mais. 

Contudo, nada disso é ensinado na graduação de Odontologia. E aí está uma das maiores surpresas dos recém-formados:  a necessidade de aprender as rotinas administrativas do consultório odontológico.

A boa notícia é que, se está preocupado em melhorar a gestão da clínica, você chegou ao lugar certo. 

Isso porque, ao longo deste post, você saberá, em detalhes, o que é gestão odontológica e como aplicá-la. 

Continue lendo e confira!

O que é gestão odontológica?

A gestão odontológica é o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para controlar as áreas estratégicas de um consultório. Ela inclui ações, como planejamento, organização e liderança, com o objetivo de maximizar a produtividade e a lucratividade, e garantir a satisfação dos pacientes.

Esse conceito  envolve a definição de metas e objetivos, a organização da alocação de recursos e a definição de processos para garantir o sucesso do consultório, bem como:

Tudo isso faz com que as rotinas administrativas do consultório odontológico sejam fundamentais para garantir o sucesso e a eficiência do negócio, oferecendo:

5 dicas de gestão de consultório odontológico

Mas, afinal, quais são as principais dicas para a gestão de consultório odontológico? Entre elas estão: 

  1. Organize seu tempo e sua agenda
  2. Acompanhe a movimentação financeira
  3. Invista em equipamentos e tecnologia 
  4. Criar ações de marketing
  5. Ofereça treinamento e desenvolvimento contínuo à equipe

#1 Organize seu tempo e sua agenda

Ter ao seu lado uma ferramenta de gestão é importante para que você automatize algumas atividades e mantenha o controle da agenda, alto vital para qualquer dentista. 

Além da tecnologia, algumas outras dicas de gestão de consultório também vão permitir que você atue de maneira eficiente para maximizar a produtividade, entre elas:

#2 Mantenha um registro do histórico dos pacientes

A gestão do consultório precisa manter as informações sobre os pacientes em segurança e acessíveis. 

Para isso, você também pode usar a tecnologia, organizando o histórico médico, tratamentos realizados e próximas consultas em uma ferramenta integrada e completa.

#3 Acompanhe a movimentação financeira

É impossível pensar em como administrar um consultório sem considerar o controle financeiro, não é mesmo? 

Essa é uma etapa essencial do gerenciamento do negócio, afinal, acompanha o fluxo de caixa, medindo se as receitas da empresa superaram as despesas, além de:

Novamente, o uso de uma ferramenta que faça esse tipo de controle é uma dica importante a ser seguida. 

#4 Invista em equipamentos e tecnologia 

Ao longo deste guia com dicas para gestão de consultório, já citei  algumas vezes o uso da tecnologia como  fundamental para o trabalho eficiente do setor. 

Contudo, a tecnologia também deve estar presente na execução dos tratamentos, garantindo a qualidade dos procedimentos e possibilitando que você realize um número maior de procedimentos, sem reduzir a qualidade ou se sobrecarregar.

Tudo isso é importante para a gestão do negócio porque, quando você é capaz de realizar mais atendimentos, com qualidade excepcional, e em menos tempo, todo o restante da clínica é afetada, desde o financeiro, até a gestão de estoque, a satisfação dos clientes e a organização da agenda.

As metas de marketing, de agendamento e comparecimento em avaliações, assim como as taxas de conversão, também podem ser alteradas. Até mesmo a precificação de um tratamento pode ser impactada. 

Por isso, esteja sempre atento às novidades da sua especialidade e busque adotar o que achar que oferece um impacto positivo. 

#5 Criar ações de marketing

O marketing na gestão de consultório é uma área indispensável do planejamento, afinal, é um dos responsáveis por levar mais pacientes até o consultório. 

Dito isso, alinhe as ações de marketing aos objetivos e metas da clínica, para que ele de fato contribua com os resultados.

Ao criar as ações de marketing do negócio, tenha em mente os pacientes que deseja atingir, o orçamento que tem disponível para as campanhas e os resultados que quer alcançar. 

Lembre-se de medir esses indicadores para adaptar suas estratégias e melhorar os resultados que vão impactar em todas as demais áreas. 

#6 Ofereça treinamento e desenvolvimento contínuo à equipe

Como dissemos acima, o marketing é apenas parte do conjunto de táticas e setores responsáveis por levar pacientes à clínica. 

Dentistas e secretárias também são peças vitais nesse tabuleiro, afinal, interagem com os pacientes antes e depois da contratação de um tratamento. 

O treinamento de secretárias, por exemplo, permite que elas se tornem personagens importantes na captação de novos pacientes. Para entender o papel delas, assista ao vídeo abaixo em que eu mostro  como vender mais usando todo o potencial dessa profissional. 

Como administrar um consultório?

Com as dicas de gestão de consultório odontológico que apresentamos acima, você se sente mais preparado para controlar as diferentes áreas da clínica? 

É provável que ainda existem dúvidas e isso acontece porque são muitas informações em algumas linhas, não é mesmo?

Por isso, te convido a conhecer mais sobre a Smile University, que oferece múltiplas formações de excelência para quem deseja conquistar mais pacientes particulares usando as plataformas digitais e otimizando a gestão.

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