Está planejando ampliar sua divulgação na internet e, por isso, quer entender como funciona a estrutura de campanha do Google Ads que tanto os especialistas em marketing digital recomendam?

O Google processa, em média, mais de 40 mil pesquisas por segundo, totalizando mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia e 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo, segundo o site Internet Live Stats.

Esses dados não significam apenas números, mas sim pessoas usando ativamente o mecanismo de busca diariamente. 

De olho nesse potencial, o Google lançou, no início dos anos 2000, o Google Ads, uma plataforma de publicidade on-line para criar e veicular anúncios dentro do buscador e, atualmente, em outros canais da empresa e sites da rede de parceiros.

Por isso, você ouve de muitos especialistas de marketing digital que ter uma presença digital e fazer anúncios no Ads é crucial na estratégia de marketing de qualquer negócio, incluindo os consultórios e clínicas odontológicas.

Porém, antes de liberar o investimento, é fundamental saber como funciona a plataforma na qual se deseja investir, certo? 

Continue a leitura do artigo e entenda como criar uma conta, a estrutura básica, os elementos de cada etapa, dicas para fazer propagandas eficientes, importância do canal no marketing odontológico e mais. 

Como criar uma conta no Google Ads?

Para acessar a plataforma e entender a estrutura de campanha do Google Ads, é necessário criar uma conta. Os dados necessários são: endereço de e-mail e site. Acesse a página do Ads e faça login com sua conta do Google ou outro endereço eletrônico.

Ixi, não tenho um site, não vou poder anunciar, certo?”. Errado. Existem duas maneiras de criar uma conta: o modelo Especialista e o modo Inteligente. O modo Inteligente é ideal para quem vai dar os primeiros passos na plataforma, por isso, toda nova conta é criada nele.

Isso porque o formato de campanha inteligente permite veicular anúncios sem um endereço de site e é mais simplificado, incluindo várias automações que facilitam o processo. 

O modelo Especialista é recomendado apenas para profissionais de Marketing. Se, futuramente, algum profissional assumir sua conta, ele pode alterar (porém, não é possível retorno ao modo Inteligente depois).

Leia mais >>> Google Ads para dentista: cadastro, campanhas, dicas e mais.

Qual a estrutura básica de uma campanha de Google Ads?

A estrutura básica de uma campanha de Google Ads é formada por grupos de anúncios que se subdividem em anúncios específicos para cada palavra-chave relacionada ao tema principal. É possível ter 10 mil campanhas por conta e 20 mil grupos de anúncios por campanha na plataforma.

O fluxograma abaixo mostra a organização geral da conta com os principais elementos:

estrutura de campanha Google Ads

Fonte: Suporte Google.

Estrutura de campanha do Google Ads: passo a passo

Agora que você tem uma visão geral da plataforma, vou detalhar passo a passo a estrutura de campanha do Google Ads. Vamos lá!

1. Campanha

Após fazer o login na plataforma e criar sua conta, você pode configurar uma campanha que é o primeiro nível da estrutura. As definições necessárias para começar são:

Suponha que você é um dentista especializado em odontologia estética. Então, sua primeira campanha pode ser focada em “aparelhos ortodônticos” (palavra-chave principal). Vou usar este exemplo para facilitar a compreensão das próximas etapas da estrutura de campanha Google Ads.

2. Grupos de anúncios

Os grupos de anúncios são a maneira de refinar a campanha, trabalhando diferentes palavras-chave relacionadas à principal. 

Assim, em vez de rodar um anúncio geral sobre ‘aparelhos ortodônticos’, você pode criar grupos dentro da campanha para divulgar os tipos com os quais trabalha, por exemplo:

Cada grupo de anúncio tem suas palavras-chave, que devem estar relacionadas ao que você anuncia. O Google recomenda usar termos e frases próximos ao que as pessoas pesquisam para encontrar os serviços que você oferece.

No grupo de anúncios para ‘alinhadores invisíveis’, o conjunto de palavras-chave que podem ser trabalhadas são:

Para que sua conta fique organizada, coloque cada serviço como um grupo de anúncios para explorar os termos mais atrativos e aumentar as chances de retorno. 

Um detalhe importante é que o orçamento da campanha deve ser dividido entre os grupos existentes. Dessa forma, você pode planejar o orçamento geral conforme a quantidade de campanhas e garantir uma boa divisão.

Leia também >>> Curso de Adwords para dentista: por que ele é essencial?

Como fazer uma propaganda de dentista?

As principais dicas para fazer uma propaganda de dentista eficiente, aproveitando ao máximo a estrutura de campanha do Google Ads são:

Geralmente, a primeira campanha é um anúncio de texto, o tipo mais simples de anúncio do Google Ads que aparece na página de resultados de pesquisa.

Por isso, empenhe-se na criação de anúncios criativos, relevantes e atraentes, pensando sempre no que o seu público-alvo deseja para aumentar a probabilidade de receber cliques e convertê-los em pacientes reais.

Qual a importância do Google Ads para dentista?

O Google Ads é uma ferramenta estratégica na captação de pacientes para dentista, pois permite criar um posicionamento consistente dentro do ecossistema do buscador, ampliando o alcance do seu consultório.

Quando uma pessoa precisa fazer uma pesquisa, ela  utiliza o Google. Portanto, ter uma estratégia bem planejada permite explorar essa audiência em potencial que pode ser impactada pelos seus anúncios e conhecer os seus serviços.

Indico o vídeo abaixo, no qual explico a diferença entre Google e Google Ads na odontologia, para você aproveitar todas as funcionalidades disponíveis no marketing do seu consultório ou clínica.  Aperte o play!

Leia também: 4 maneiras de atrair novos pacientes de odontologia [GUIA]

Inclua o anúncio para dentista na estratégia de marketing

Agora que você conhece a estrutura de campanha do Google Ads, como criar anúncios atrativos e a importância de investir em publicidade no buscador, a próxima etapa é aprender a integrar suas ações de marketing para captar clientes em vários canais. 

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