Está planejando ampliar sua divulgação na internet e, por isso, quer entender como funciona a estrutura de campanha do Google Ads que tanto os especialistas em marketing digital recomendam?
O Google processa, em média, mais de 40 mil pesquisas por segundo, totalizando mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia e 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo, segundo o site Internet Live Stats.
Esses dados não significam apenas números, mas sim pessoas usando ativamente o mecanismo de busca diariamente.
De olho nesse potencial, o Google lançou, no início dos anos 2000, o Google Ads, uma plataforma de publicidade on-line para criar e veicular anúncios dentro do buscador e, atualmente, em outros canais da empresa e sites da rede de parceiros.
Por isso, você ouve de muitos especialistas de marketing digital que ter uma presença digital e fazer anúncios no Ads é crucial na estratégia de marketing de qualquer negócio, incluindo os consultórios e clínicas odontológicas.
Porém, antes de liberar o investimento, é fundamental saber como funciona a plataforma na qual se deseja investir, certo?
Continue a leitura do artigo e entenda como criar uma conta, a estrutura básica, os elementos de cada etapa, dicas para fazer propagandas eficientes, importância do canal no marketing odontológico e mais.
Como criar uma conta no Google Ads?
Para acessar a plataforma e entender a estrutura de campanha do Google Ads, é necessário criar uma conta. Os dados necessários são: endereço de e-mail e site. Acesse a página do Ads e faça login com sua conta do Google ou outro endereço eletrônico.
“Ixi, não tenho um site, não vou poder anunciar, certo?”. Errado. Existem duas maneiras de criar uma conta: o modelo Especialista e o modo Inteligente. O modo Inteligente é ideal para quem vai dar os primeiros passos na plataforma, por isso, toda nova conta é criada nele.
Isso porque o formato de campanha inteligente permite veicular anúncios sem um endereço de site e é mais simplificado, incluindo várias automações que facilitam o processo.
O modelo Especialista é recomendado apenas para profissionais de Marketing. Se, futuramente, algum profissional assumir sua conta, ele pode alterar (porém, não é possível retorno ao modo Inteligente depois).
Leia mais >>> Google Ads para dentista: cadastro, campanhas, dicas e mais.
Qual a estrutura básica de uma campanha de Google Ads?
A estrutura básica de uma campanha de Google Ads é formada por grupos de anúncios que se subdividem em anúncios específicos para cada palavra-chave relacionada ao tema principal. É possível ter 10 mil campanhas por conta e 20 mil grupos de anúncios por campanha na plataforma.
O fluxograma abaixo mostra a organização geral da conta com os principais elementos:
Fonte: Suporte Google.
Estrutura de campanha do Google Ads: passo a passo
Agora que você tem uma visão geral da plataforma, vou detalhar passo a passo a estrutura de campanha do Google Ads. Vamos lá!
1. Campanha
Após fazer o login na plataforma e criar sua conta, você pode configurar uma campanha que é o primeiro nível da estrutura. As definições necessárias para começar são:
- orçamento: a média de gasto diário. O Google orienta dividir o total disponível para publicidade no mês por 30,4 para estabelecer o valor, que pode ser ajustado;
- público-alvo: informe local (ex: sua cidade e outras da região), onde exibir o anúncio na Rede do Google (rede de pesquisa ou rede de Display) e as palavras-chave;
- lance: o principal é o custo por clique (CPC) e você pode informar manualmente o valor que deseja pagar ou permitir que o Ads gerencie automaticamente o valor.
Suponha que você é um dentista especializado em odontologia estética. Então, sua primeira campanha pode ser focada em “aparelhos ortodônticos” (palavra-chave principal). Vou usar este exemplo para facilitar a compreensão das próximas etapas da estrutura de campanha Google Ads.
2. Grupos de anúncios
Os grupos de anúncios são a maneira de refinar a campanha, trabalhando diferentes palavras-chave relacionadas à principal.
Assim, em vez de rodar um anúncio geral sobre ‘aparelhos ortodônticos’, você pode criar grupos dentro da campanha para divulgar os tipos com os quais trabalha, por exemplo:
- aparelho fixo metálico
- aparelho fixo estético
- alinhadores invisíveis
- aparelho lingual
Cada grupo de anúncio tem suas palavras-chave, que devem estar relacionadas ao que você anuncia. O Google recomenda usar termos e frases próximos ao que as pessoas pesquisam para encontrar os serviços que você oferece.
No grupo de anúncios para ‘alinhadores invisíveis’, o conjunto de palavras-chave que podem ser trabalhadas são:
- alinhadores invisíveis valores
- alinhadores invisíveis como funciona
- alinhadores invisíveis benefícios
- alinhadores invisíveis antes e depois
Para que sua conta fique organizada, coloque cada serviço como um grupo de anúncios para explorar os termos mais atrativos e aumentar as chances de retorno.
Um detalhe importante é que o orçamento da campanha deve ser dividido entre os grupos existentes. Dessa forma, você pode planejar o orçamento geral conforme a quantidade de campanhas e garantir uma boa divisão.
Leia também >>> Curso de Adwords para dentista: por que ele é essencial?
Como fazer uma propaganda de dentista?
As principais dicas para fazer uma propaganda de dentista eficiente, aproveitando ao máximo a estrutura de campanha do Google Ads são:
- inclua as palavras-chave na descrição e título do anúncio;
- direcione o usuário para a página do seu que detalha sobre o serviço, caso tenha;
- coloque uma chamada para ação (Ex: ‘Marque uma avaliação’; ‘Agende hoje’)
- destaque um diferencial (marca exclusiva, acompanhamento mensal, limpeza periódica ou outro)
- padronize letra maiúscula no começo de todas as palavras no título e no texto do anúncio para chamar a atenção (dica do Google!).
Geralmente, a primeira campanha é um anúncio de texto, o tipo mais simples de anúncio do Google Ads que aparece na página de resultados de pesquisa.
Por isso, empenhe-se na criação de anúncios criativos, relevantes e atraentes, pensando sempre no que o seu público-alvo deseja para aumentar a probabilidade de receber cliques e convertê-los em pacientes reais.
Qual a importância do Google Ads para dentista?
O Google Ads é uma ferramenta estratégica na captação de pacientes para dentista, pois permite criar um posicionamento consistente dentro do ecossistema do buscador, ampliando o alcance do seu consultório.
Quando uma pessoa precisa fazer uma pesquisa, ela utiliza o Google. Portanto, ter uma estratégia bem planejada permite explorar essa audiência em potencial que pode ser impactada pelos seus anúncios e conhecer os seus serviços.
Indico o vídeo abaixo, no qual explico a diferença entre Google e Google Ads na odontologia, para você aproveitar todas as funcionalidades disponíveis no marketing do seu consultório ou clínica. Aperte o play!
Leia também: 4 maneiras de atrair novos pacientes de odontologia [GUIA]
Inclua o anúncio para dentista na estratégia de marketing
Agora que você conhece a estrutura de campanha do Google Ads, como criar anúncios atrativos e a importância de investir em publicidade no buscador, a próxima etapa é aprender a integrar suas ações de marketing para captar clientes em vários canais.
Chegou a SUA vez de traçar o Plano Estratégico que vai levar seu consultório para outro patamar de faturamento! Conheça a Imersão 10k ou converse comigo agora mesmo.