Investir em um estudo de mercado odontológico constante oferece muitos benefícios para a sua clínica, entre eles:
- conhecimento sobre o público-alvo;
- identificação de oportunidades de mercado;
- avaliação da concorrência
- identificação de tendências e inovações e mais.
Entretanto, como aplicar isso na prática? Como conhecer e se manter atualizado sobre o setor? Essas são perguntas que vamos responder ao longo deste guia, então siga comigo!
Como fazer pesquisa de mercado de odontologia?
Para fazer uma pesquisa de mercado de odontologia, você deve:
- Observar relatórios de associações e conselhos de odontologia
- Acompanhe pesquisas de instituições relevantes do setor
- Frequentar eventos e congressos
- Ver as publicações especializadas
- Analisar a base de pacientes atual
- Usar recursos para descobrir o que as pessoas estão pesquisando sobre o setor
Seguindo esses passos, você terá acesso a informações muito importantes sobre gargalos e oportunidades do setor.
Essa estratégia amplia a sua capacidade de tomar decisões assertivas sobre a sua carreira, direcionando o seu trabalho ao que o mercado e seus pacientes estão buscando.
Isso não significa fazer mais especializações ou mudar seu ramo de atuação, mas, principalmente, entender a forma de se comunicar, respondendo às dúvidas e medos mais frequentes dos pacientes e preenchendo lacunas que o setor apresenta.
Por exemplo, se você é ortodontista e o mercado indica que cada vez mais pessoas desejam usar o aparelho invisível, mas há um medo sobre o preço do tratamento, você pode oferecer melhores formas de pagamento, por exemplo. Ou ainda, buscar por tecnologias que reduzam o tempo de tratamento e o custo.
É claro que é necessário muito cuidado para não burlar as regras dos conselhos regionais de odontologia, ok?
Sobre esse assunto, leia mais em: Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO
Agora, entenda um pouco mais sobre como colocar o passo a passo, acima, em prática.
Observe relatórios de associações e conselhos de odontologia
Entidades, como a ABO – Associação Brasileira de Odontologia, CFO – Conselho Federal de Odontologia e CRO – Conselho Regional de Odontologia, podem fornecer informações sobre as tendências do mercado odontológico, dados estatísticos e análises setoriais.
Acompanhe pesquisas de instituições relevantes do setor
Existem instituições como universidades e institutos e até empresas que realizam pesquisas de mercado específicas para o setor odontológico, como o Instituto de Pesquisa Dental da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisa em Saúde Bucal e Craniofaciais da Universidade da Carolina do Norte (EUA).
Essas instituições fornecem dados importantes sobre o perfil dos pacientes, comportamento, concorrência, tendências do setor, novas tecnologias e mais.
Ficar por dentro dessas informações é essencial para se manter atualizado e trazer para a sua clínica as inovações que vão se destacar no mercado.
Frequente eventos e congressos
Esses eventos são excelentes oportunidades para se atualizar sobre o mercado odontológico, conhecer novas tecnologias e tendências, além de fazer networking com outros profissionais.
Alguns exemplos de eventos que você pode considerar são:
- FDI World Dental Congress;
- Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo;
- Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética
- Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Veja as publicações especializadas
Revistas, jornais e sites especializados em odontologia podem fornecer informações atualizadas sobre o mercado, tendências, novas tecnologias e análises setoriais. Alguns exemplos incluem:
- Journal of Dental Research
- Journal of Oral and Maxillofacial Surgery
- American Dental Association (ADA) – www.ada.org
Analise a base de pacientes atual
Verifique em sua base de pacientes informações que possam te ajudar a criar um perfil de paciente ideal. Isso vai tanto te ajudar a criar ações de marketing mais eficientes, como também a direcionar sua pesquisa e estudo de mercado odontológico, em busca de descobrir o que essas pessoas querem e precisam.
Leia também: Pesquisa de captação de pacientes na odontologia: o que é e benefícios
Use recursos para descobrir o que as pessoas estão pesquisando sobre o setor
A tecnologia é uma importante aliada que oferece múltiplas informações sobre o seu mercado e os potenciais pacientes que estão nele.
Saber, por exemplo, o que as pessoas estão pesquisando sobre o tratamento que você oferece permite que você crie conteúdo que responda a essas dúvidas.
Algumas ferramentas que permitem isso é o Google, basta começar a digitar o nome do tratamento que você oferece e ver uma lista de perguntas frequentes. Veja o exemplo abaixo.
Nesse tipo de estudo, você tem em mãos informações sobre o comportamento do paciente e suas principais dúvidas. Use isso a seu favor!
Como se destacar no mercado de trabalho odontológico?
Para se destacar no mercado de trabalho odontológico, você precisa definir uma especialidade e se tornar referência, conhecer o mercado, estabelecer o perfil de paciente, manter-se atualizado, investir em marketing com a produção de conteúdo relevante e criar um funil de vendas desde a atração até a conversão.
Como você pode ver, fazer um estudo de mercado odontológico é o primeiro passo para ter um consultório ou clínica de sucesso, mas não é o único.
É importante estar atento a todos os pontos que vão te ajudar a ter uma clínica de qualidade e lucrativa.
Um consultório ou clínica só sobrevive e prospera com muitos pacientes, ou com pacientes com ticket médio alto.Para isso, é necessário que quem busca seus serviços conheça sua marca, entenda que você pode oferecer o que ela quer e resolva te contratar, certo?
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