A saúde financeira é um dos principais fatores para a longevidade de uma empresa no mercado. Por isso, o faturamento de uma clínica odontológica está entre os critérios para avaliar o crescimento das operações.

Só para você ter uma ideia, um estudo da empresa Skynova analisou os motivos mais comuns por trás do fracasso de negócios em 2022. Os três primeiros foram: falta de financiamento (47%), falta de dinheiro (44%) e efeitos da pandemia da covid-19 (33%).

Todos os motivos do top 3 estão relacionados ou impactam a gestão financeira, percebe? Sem capital em caixa, manter um consultório funcionando se torna um grande desafio.

Você acompanha o desempenho financeiro do seu consultório e organiza a gestão do dinheiro? Continue a leitura do artigo e saiba como aumentar o faturamento e garantir a 

permanência do seu negócio no mercado odontológico por muitos anos.

Boa leitura!

Qual a diferença entre faturamento e lucro de uma clínica odontológica?

Se você não é familiarizado com termos financeiros, vou explicar o que significa faturamento e lucro de uma clínica odontológica.

O faturamento, ou receita bruta, é o valor que você arrecada em um determinado período, por exemplo, por mês, com a prestação dos serviços dentários.

O lucro é o que sobra efetivamente do montante obtido no mês após o pagamento das despesas (fixas e variáveis), dos impostos, de comissões, entre outros gastos. 

Acompanhar os resultados mensais desses, assim como de outros indicadores de gestão na odontologia, dá um parâmetro do desempenho do alcance das ações, além de apontar as melhorias necessárias.

Leia também: 8 dicas financeiras para dentista para fazer uma gestão eficiente.

Como aumentar o faturamento da minha clínica odontológica?

Antes de implementar as dicas que sugeri abaixo, analise os resultados dos principais indicadores financeiros da sua clínica para ter um panorama do estado da operação e o que você está alcançando com os esforços atuais.

Após a análise, aplique as dicas abaixo para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica:

1. Invista na captação por meio das mídias digitais

A captação de pacientes na odontologia influencia o faturamento da sua clínica porque quanto mais pessoas forem atraídas e convertidas, maiores são as chances de fidelizar bons pacientes.

As mídias digitais, como redes sociais, anúncios pagos, artigos de blog, entre outros canais, servem de meio para atração. Por meio deles, você pode divulgar conteúdos em diferentes formatos (foto, vídeo, texto, etc.) e chamar a atenção para sua solução.

Para organizar os esforços de captação, monte um planejamento de marketing digital para dentistas, trabalhando temas que interessam o seu público-alvo e criando campanhas atrativas.

Leia mais: 4 dicas de publicação para dentista: crie posts que convertam.

2. Amplie o portfólio de serviços

Outra dica para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica é ampliar o portfólio de serviços oferecidos. 

Isso pode ser feito buscando parcerias com profissionais de outros nichos odontológicos ou se especializando em novas técnicas da sua área.

Por exemplo, um ortodontista pode oferecer o serviço de clareamento dental, uma demanda frequente no pós-tratamento, especialmente quando o aparelho é usado por muito tempo. 

3. Foque no aumento do ticket médio dos pacientes

O ticket médio dos pacientes, ou seja, o valor que cada um gasta, pode aumentar o faturamento da sua clínica odontológica se houver opções e incentivos para que ele faça novos procedimentos.

Por isso, faça propostas completas de tratamento após avaliar os pacientes e apresente-as em etapas, colocando primeiro os tratamentos mais urgentes e, em seguida, outros cuidados complementares para potencializar os resultados.

4. Tenha ações de fidelização

As ações de fidelização são parte da estratégia de marketing na odontologia e fundamentais para o faturamento porque incentivam os pacientes a continuarem procurando você para cuidar da saúde bucal.

Invista no atendimento de excelência, eliminando etapas desnecessárias, investindo na qualidade da infraestrutura da clínica e facilitando a vida do paciente para que ele se preocupe apenas em fazer os tratamentos. 

Leia também >>> Gestão de qualidade consultório odontológico: guia INÉDITO.

5. Reavalie a precificação dos serviços

Outra iniciativa para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica é reavaliar a precificação dos serviços. Isso não significa definir uma porcentagem aleatória e aplicá-la no valor de todos os tratamentos.

Vá a fundo e analise o valor gasto com os insumos para prestar cada serviço do seu portfólio, os aumentos repassados pelos fornecedores, etc. Assim, você chegará a uma margem de reajuste ideal e evitará prejuízos. 

Como organizar o financeiro de um consultório odontológico? 

Uma vez que o faturamento aumente, é fundamental organizar a gestão financeira da sua clínica odontológica para ver os resultados dos esforços empregados. Veja como se organizar: 

Digitalize os processos de gestão financeira

Um software de gestão de consultório odontológico é um investimento estratégico para organizar e fazer tarefas, como controle de caixa, gestão de custos, cumprir exigências legais e fiscais, pagar contas em dia etc. A digitalização facilita o gerenciamento e o trabalho da equipe financeira.

Faça uma avaliação de gastos periodicamente

Reúna-se periodicamente com a equipe financeira (interna ou terceirizada) para avaliar os gastos da sua clínica e se existem despesas que estão pesando no orçamento empresarial. Assim, você pode manter a lista de gastos enxuta e eliminar o que é desnecessário. 

Acompanhe o fluxo de caixa todos os dias

O acompanhamento do fluxo de caixa mantém os dados relativos às saídas e entradas de dinheiro da clínica atualizados. Dessa forma, cada pagamento pode ser planejado e os gastos não previstos ou suspeitos identificados a tempo.

Invista na gestão da sua clínica odontológica

Aumentar o faturamento da sua clínica odontológica é um grande desafio, mas vale a pena investir na organização dos processos de gestão e especialmente nas ações de marketing para captar novos pacientes.

Se você está empenhado em melhorar seus resultados financeiros, eu posso ajudá-lo indicando cursos da Smile University, que orientam passo a passo as melhorias na gestão da sua clínica e ensinam a criar estratégias de atração, captação e fidelização de pacientes.

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