Fazer sucesso nas redes sociais e traduzir isso em conversões é o desejo e o desafio de todo mundo que tem um negócio e usa essas plataformas para se relacionar com seus pacientes.
Se esse é o seu caso, pode relaxar! Isso porque, com uma boa estratégia e a lista certa de ferramentas de mídias sociais, o sucesso em sua jornada fica cada dia mais próximo.
Por isso, minha intenção ao criar esse artigo foi organizar as 7 ferramentas de mídias sociais para dentistas que eu considero essenciais para você conquistar pacientes particulares usando a internet.
Espero que essa seleção te ajude a otimizar suas campanhas e que te traga um bom retorno.
Quais ferramentas utilizar para fazer o marketing odontológico? Conheça os tipos
Sim, existem diferentes tipos de ferramentas de mídias sociais para dentista, que executam tarefas específicas, cada uma com a sua importância dentro da implementação do marketing digital odontológico.
Alguns as desses recursos funcionam para;
- gestão dos canais;
- postagem automática;
- análise de dados;
- criação de conteúdo visual (imagem ou vídeo);
- planejamento de conteúdo;
- organização de tarefas.
A seguir, entenda o papel de cada uma nas estratégias de marketing digital para consultório.
Ferramenta para gestão de mídias sociais
Essas ferramentas ajudam os gestores a gerenciarem sua presença em diferentes redes sociais, o que inclui:
- planejamento e programação de postagens;
- análise de métricas;
- avaliação de gráficos;
- identificação de retorno sobre investimento!
- gerenciamento de comentários e mensagens;
- monitoramento de menções e de concorrentes.
Ao reunir todas essas funções, esses programas permitem que você economize tempo e aumente a eficiência na construção de uma presença de qualidade nas mídias sociais.
Ferramenta automática de postagem em mídias sociais
Serve para agendar e publicar automaticamente postagens em diferentes plataformas de mídias sociais, como:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter, entre outras.
Isso também ajuda a economizar tempo e a evitar erros, como a falta de publicação de um post por esquecimento, por exemplo.
Também é importante destacar que essa solução é bastante eficaz para planejar conteúdo e para organizar o calendário de postagens, o que é fundamental para a constância das ações.
Ferramenta de análise mídias sociais
Analisar dados é uma etapa central das ações de marketing digital.
Afinal, esses números são usados para medir o desempenho e a eficácia das campanhas de mídia social, identificar erros e oportunidades.
Os dados funcionam como guia para que você entenda como as pessoas estão interagindo com a marca, qual tipo de conteúdo gera mais engajamento e quais resultam em mais ligações e mensagens no WhatsApp.
Além disso, muitas outras informações podem ser tiradas dos relatórios oferecidos pelas mídias sociais, como:
- alcance;
- engajamento;
- menções;
- perfil dos seguidores;
- tendências e muito mais.
Leia também: tendências de marketing para dentistas! Não fique de fora!
Ferramenta para criação de conteúdo visual
Essas ferramentas servem para ajudar os usuários a criar conteúdo relevante para suas contas nas redes sociais.
Elas podem incluir recursos como:
- criação de designs;
- edição de fotos e vídeos;
- adição de efeitos e filtros;
- criação de infográficos e muito mais.
Mas, atenção, eu não recomendo o uso de imagens muito editadas e com muitos efeitos.
O tipo de imagem que traz mais resultado para meus mais de 2 mil alunos são as que pacientes reais aparecem (seja em vídeo ou imagem).
No vídeo abaixo eu conto mais sobre erros que envolvem a produção de imagem para redes sociais e que podem estar acontecendo com você. Vale a pena assistir.
Ferramentas de planejamento de palavra-chave
Esse tipo de plataforma é utilizada para ajudar os profissionais de marketing e SEO a encontrarem e selecionarem as palavras-chave mais relevantes e eficazes para o seu site ou campanha.
Elas geralmente oferecem informações sobre o volume de busca, a dificuldade de ranqueamento e a competição para determinadas palavras-chave.
Usar esse tipo de recursos em suas táticas de marketing para redes sociais permite que você conheça as dúvidas que seus clientes possuem sobre o tratamento que você realiza.
Aí o pulo do gato é criar vídeos e postagens com texto e imagem que respondam a essas questões.
De modo geral, esse recurso funciona como uma fonte de ideias de conteúdo. Afinal, nem sempre a gente sabe o que publicar.
E como seu objetivo é se comunicar com potenciais pacientes, usar as dúvidas que eles possuem para produzir conteúdo é, sem dúvida, um bom caminho.
Ferramentas de organização de tarefas
O sistema de organização de tarefas serve para ajudar as pessoas a planejar, priorizar e monitorar suas atividades e projetos.
Elas permitem que os usuários:
- criem listas de atividades;
- estabeleçam prazos;
- definam lembretes;
- acompanhem o calendário.
Isso ajuda a melhorar a produtividade, gerenciar o tempo e alcançar as metas.
Melhores ferramentas de mídias sociais para dentistas
Agora que você já sabe quais as funcionalidades principais, vamos às ferramentas de mídias sociais que você precisa conhecer.
Procurei fazer uma curadoria que englobasse a maioria dos recursos principais apresentados acima. Veja a lista completa:
1. Estúdio de criação do Facebook;
2. mLabs;
3. Etus;
4. Canva;
5. Google Alerts;
6. Trello.
Estúdio de criação do Facebook
Abrindo a lista de ferramentas de mídias sociais para dentista, temos a plataforma própria e gratuita do Facebook.
A ideia do canal é ajudar as marcas e agências a criar e gerenciar campanhas publicitárias eficazes na plataforma.
O sistema oferece recursos, como:
- modelos de anúncio,
- inspirações,
- ferramentas de gerenciamento de campanhas,
- métricas para ajudar os usuários a maximizar o impacto das campanhas publicitárias no Facebook e Instagram.
Além disso, disponibiliza uma comunidade na qual os usuários podem compartilhar ideias e aprender uns com os outros.
mLabs
Apesar de ser uma ferramenta paga, o mLabs conta com um teste gratuito para que você possa conhecer a plataforma.
De modo geral, ele é bem similar ao Estúdio de Criação. No entanto, permite que você programe publicações em outras redes, como Twitter, Pinterest e etc.
Além disso, possibilita que acesse relatórios e comparativos fáceis e intuitivos.
Vale a pena destacar que esse tipo de informação é essencial para avaliar o desempenho de seu conteúdo.
Etus
Um dos principais concorrentes do mLabs, a Etus possui a mesma ideia e proposta, no entanto ele apresenta uma interface mais amigável.
Além disso, tem como diferencial uma página inicial que mostra todas as datas comemorativas e os trending topics, que podem ser ótimas para ter ideias de postagens.
Canva
O Canva é uma ferramenta online de design gráfico ideal para criar designs para vários fins, entre eles, posts para redes sociais.
O canal fornece modelos prontos e editáveis que podem ser usados para criar imagens para o feed e stories.
Há uma variedade de ferramentas de edição, incluindo imagens, ícones e tipografia.
Google Alerts
Google Alerts é uma ferramenta gratuita do Google que permite monitorar palavras-chave específicas.
Ele envia notificações por e-mail para o usuário quando novos conteúdos que correspondem aos termos monitorados são encontrados.
Essa plataforma é muito útil para:
- acompanhar menções de sua marca;
- monitorar sua concorrência;
- ficar atualizado sobre notícias e tendências relacionadas a sua especialidade;
- identificar assuntos que estão em alta e que podem ser abordados por você.
Essa é uma ferramenta que ajuda a manter o conteúdo atualizado, além de permitir que você aproveite os temas do momento para gerar alcance e engajamento, e até conversões.
Trello
Uma das ferramentas de organização de tarefas mais famosas do mundo, o Trello funciona com colunas e quadros para organizar tarefas.
Ele possui um plano gratuito que permite até 6 quadros, em cada espaço você pode criar colunas com os afazeres diários.
Esse tipo de software funciona tanto para controle do desempenho próprio de trabalho quanto organização direcionado para o marketing.
Você pode, por exemplo, fazer uma coluna com os conteúdos a serem feitos, os que estão sendo executados e os concluídos.
E aí, gostou das ferramentas de mídias sociais para dentista? Acha que ficou faltando alguma? Deixe aqui nos comentários, quem sabe não sai uma parte 2 com mais opções para otimizar suas publicações?
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