O processo de digitalização seguia a passos largos nas últimas décadas, impulsionando a renovação nas indústrias e nas empresas, até que a pandemia da COVID-19 chegou, e as mudanças passaram a acontecer em um ritmo mais frenético.

Segundo uma pesquisa global da consultoria McKinsey, as empresas aceleraram a digitalização de seus processos que envolviam clientes-cadeia de suprimentos e de suas operações internas em três a quatro anos. A inclusão de produtos e serviços digitais no portfólio acelerou em sete anos. 

Nesse contexto, o fluxo digital na odontologia se apresenta como  uma inovação muito bem recebida pelos profissionais e está revolucionando como os dentistas trabalham. 

Ainda conforme a pesquisa, os executivos e gestores entrevistados acreditam que grande parte das mudanças será duradoura e afirmam que estão investindo para garantir que elas permaneçam. 

Isso significa que a transformação digital na odontologia também é um movimento permanente, indicando que a tendência é que as inovações tecnológicas ganhem cada vez mais espaço nas clínicas e consultórios.

Você também está de olho nesse movimento, mas não sabe o que é fluxo digital na odontologia? Neste artigo, explico o conceito, o investimento necessário para sua implementação e como as mudanças estão revolucionando a odontologia.

Além disso, abordo a relação entre o fluxo digital e as tecnologias de CAD/CAM, bem como as vantagens de utilizar esse método, principalmente para a eficiência do planejamento cirúrgico.

Continue a leitura até o fim e saiba como levar essa inovação para o seu trabalho!

O que é fluxo digital na odontologia?

O fluxo digital na odontologia é uma nova maneira de analisar, planejar e organizar as etapas do trabalho odontológico, utilizando as novas tecnologias (softwares e equipamentos) para automatizar processos, melhorar a qualidade das avaliações e tomar decisões mais precisas

As tecnologias CAD/CAM, os softwares para planejamento de tratamento, as impressoras 3D e os scanners intraorais são alguns exemplos de tecnologias que otimizam o trabalho nos consultórios, permitindo que o dentista tenha mais autonomia durante a realização dos tratamentos.

Dessa forma, um trabalho que levava dias pode ser realizado em poucas horas. O paciente, por sua vez, tem uma experiência mais confortável, menos invasiva e melhor planejada.

Leia também: 7 principais tendências do mercado odontológico para 2023.

Qual o investimento necessário para utilização do fluxo digital em Odontologia?

O investimento necessário para implementar o fluxo digital em odontologia varia conforme o trabalho realizado por cada profissional. Um ortodontista tem necessidades diferentes de um implantodontista, por exemplo. Dessa forma, os investimentos para digitalizar as operações envolvem soluções específicas para cada área.

Por isso, a melhor estratégia para se planejar financeiramente é adaptar o fluxo de trabalho em etapas para que, gradualmente, os processos sejam automatizados. 

Um dos maiores custos do ciclo de serviços digitais é a terceirização de alguns processos em laboratórios, como a fabricação de próteses, por exemplo.

Os profissionais que decidem montar uma operação própria no consultório/clínica devem analisar os custos e comparar os gastos para reorganizar o orçamento. 

Assim, a inclusão de equipamentos e outras soluções vão diminuindo os custos com fornecedores externos e retornando em forma de mais clientes atendidos, possibilitando a continuação dos investimentos.

Checklist para análise do investimento

Os critérios para optar pelo fluxo digital na odontologia são particulares, mas algumas perguntas gerais ajudam a direcionar a análise para ser o mais precisa possível. Abaixo, listei os principais detalhes que você deve responder:

Responder a essas perguntas contribui com o processo de análise dos investimentos e com a definição da prioridade, montando, assim, uma lista de melhorias a serem implementadas.

Ou seja, o primeiro investimento é em conhecimento sobre o seu negócio e como adaptá-lo aos novos processos da odontologia digital. Afinal, essa mudança vai além da compra em si e envolve estratégia de negócio.

Lista de equipamentos

Para dar uma ideia de quais equipamentos são utilizados no fluxo digital na odontologia, listei abaixo alguns exemplos:

Na hora da compra dos equipamentos, pegue três orçamentos diferentes para comparar custos e avaliar as condições de pagamento oferecidas por cada fornecedor.

Como são investimentos altos, o planejamento financeiro do negócio deve estar bem estruturado para evitar desequilíbrios no orçamento, considerando que existe um prazo para o retorno acontecer.

Leia mais >>> Gestão de clínica odontológica: tutorial para alta performance.

Como a odontologia digital está revolucionando o mercado?

Os profissionais recém-chegados ao mercado já estão familiarizados com a revolução do fluxo digital na odontologia. Porém, para quem está há décadas na área, as transformações causam ainda mais impactos.

Antigamente, os moldes da arcada dentária eram feitos a partir de materiais, como o alginato, pela sua propriedade elástica, o silicone de condensação ou de adição e o poliéter.

As placas eram colocadas na boca do paciente e pressionadas para entrar nos sulcos e fazer uma reprodução fiel dos dentes. Porém, o processo tinha alguns gargalos, como:

Por isso, as soluções que eliminaram esses problemas, facilitando a cópia e o processo de impressão, foram bem recebidas pela comunidade odontológica, impulsionando o fluxo digital. 

Algumas soluções que estão revolucionando o mercado e transformando a forma de cuidar dos pacientes são:

Escaneamento intraoral

Sai a moldagem tradicional e entra a moldagem digital. Agora, os pacientes não precisam ficar horas de boca aberta, com um material sintético na boca para fazer uma cópia da sua dentição.

Isso porque, com o escaneamento intraoral, um scanner é posicionado na boca do paciente (o equipamento é pequeno e bem menos invasivo), englobando dentes e gengiva. Na sequência, o scanner projeta uma luz que, ao ser refletida, é captada pelo sensor do aparelho, gerando a imagem na tela do computador.

Em poucos segundos, você tem uma imagem em três dimensões que pode ser manipulada e visualizada de diversos ângulos. Com o auxílio de softwares, é possível fazer ajustes e planejar implantes e tratamentos ortodônticos.

Softwares de design dental

Usar aparelhos ortodônticos era um pesadelo para muitos adolescentes nas décadas passadas. Porém, hoje, quem precisa alinhar a dentição conclui o processo em menos tempo e as pessoas nem reparam.

O fluxo digital é um ganho revolucionário para a área da Ortodontia. Os softwares de design dental, a partir das imagens escaneadas, ajudam a planejar todo o tratamento.

Assim, os dentistas projetam na tela os ajustes, definem as características das placas de cada fase do tratamento e encaminham para o laboratório produzir. 

Esse recurso melhora a previsibilidade do tratamento, pois você pode compartilhar o antes e depois do tratamento com o paciente. 

Saiba mais sobre esse recurso no artigo >>> Softwares de design dental: 5 soluções + benefícios.

Impressoras 3D

O fluxo digital na Odontologia ganhou muitos avanços com a inclusão das impressoras 3D, equipamentos capazes de fazer impressões de dentes no consultório para serem implantados poucos minutos depois.

Oferecer essa estrutura é um diferencial e tanto por encurtar o tempo do tratamento, e ainda entrega uma solução de alta qualidade aos pacientes. 

Além de implantes, você pode fazer restaurações, coroas e facetas por meio de softwares de planejamento dental e mandar imprimir, melhorando a precisão do trabalho.

Fluxo digital e as tecnologias de CAD/CAM

As tecnologias que citei acima como revolucionárias para o fluxo digital na odontologia são conhecidas no mercado como CAD/CAM.

A sigla CAD vem do inglês Computer Aided Design, em tradução livre, design assistido por computador. Ou seja, são os softwares que auxiliam na análise e manipulação das imagens escaneadas, que vão virar projetos digitais detalhados com as instruções dos tratamentos.

Já a sigla CAM significa Computer Aided Milling, em tradução livre, fresagem assistida por computador. Esses equipamentos fabricam as peças necessárias conforme as instruções definidas no software. 

Essa integração auxilia na criação de materiais, mas também são essenciais para o planejamento cirúrgico.

Mais eficiência no planejamento cirúrgico

Todo dentista deseja oferecer tratamentos precisos e eficientes. Para isso, evita abordagens arriscadas para os casos, buscando sempre a melhor alternativa.

Essa análise fica mais fácil com as tecnologias CAD/CAM. Existem softwares que, baseados nos dados sobre uma cirurgia, como imagens escaneadas e ajustes necessários, criam um planejamento cirúrgico para executá-la de forma segura.

O processo tem três etapas básicas: a digitalização, o design e a produção. O guia gerado pelo programa detalha exatamente a posição e o ângulo que um novo dente impresso será encaixado, tamanho da incisão, duração do procedimento, entre outros detalhes.

O objetivo é melhorar a experiência do paciente com um procedimento mais rápido, confortável e preciso. 

Além do planejamento e produção de próteses dentárias, o sistema CAD/CAM serve de apoio em pesquisas para a criação de protótipos e para confecção de guias cirúrgicos de outros procedimentos odontológicos.

Um detalhe que facilita o fluxo digital é as soluções serem integradas. Por exemplo, as imagens dos scanners intraorais são geradas no formato .stl, já as de tomografia computadorizada em .dicom.

Os softwares atuais permitem a importação dos dois formatos em seus sistemas, facilitando a realização dos mais variados tipos de análise.

6 vantagens da digitalização na odontologia

Uma pesquisa da Microsoft com micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras, apontou que 98% dos negócios que estão passando pela transformação digital, reconhecem o impacto positivo da mudança. 

A tecnologia é vista como uma aliada para superar os desafios de negócio, como o gerenciamento da cadeia de suprimentos. As novas ferramentas ainda são usadas para melhorar a eficiência e produtividade.

Outros desafios que as empresas esperam que a tecnologia contribua positivamente é a conquista de novos clientes, aumento nas vendas e a cibersegurança.

As vantagens do fluxo digital na odontologia estão alinhadas com os benefícios da transformação digital e destaquei os principais a seguir: 

1. Fluxo de trabalho otimizado

Com o fluxo digital, os processos são mais simples e fáceis de conduzir. Para isso, é importante investir em treinamentos para aprender a operar os equipamentos e utilizar os recursos disponíveis nos softwares, aumentando a qualidade e a precisão das análises. 

2. Mais conforto para o paciente

O escaneamento intraoral e os procedimentos cirúrgicos, tanto os simples quanto os mais invasivos, ficam mais confortáveis devido ao apoio das tecnologias do fluxo digital. Esses ajustes melhoram a experiência, principalmente de pessoas sensíveis a tratamentos odontológicos.

3. Redução de etapas externas

Com uma infraestrutura interna adequada às suas atividades odontológicas, a necessidade de utilizar serviços externos diminui. Dessa forma, o dentista consegue economizar, executando apenas os serviços que ainda não possui.

4. Envio de informações com agilidade

Quando é necessário contar com o serviço de um terceiro, o processo é mais ágil, uma vez que todas as informações estão digitalizadas, e podem ser anexadas ao sistema dos laboratórios. Além disso, compartilhar análises com colegas fica igualmente mais fácil.

5. Melhor aproveitamento dos espaços disponíveis

Outra vantagem de adotar o fluxo digital na odontologia é otimizar o espaço físico do consultório. Muitos equipamentos são pequenos e, por isso, são facilmente encaixados no layout da sala para a posição facilitar o uso durante o atendimento.

6. Diminuição do tempo de atendimento

Por fim, outra vantagem é conseguir planejar o tempo de cada atendimento, montando uma agenda otimizada e evitando que a cadeira fique vazia ao longo do dia. Com o apoio das ferramentas digitais, é possível se preparar melhor e atender com eficiência mais pessoas.

o que é fluxo digital na odontologia

Invista no seu desenvolvimento profissional

Além de investir na infraestrutura técnica do seu consultório, implementando o fluxo digital na odontologia, faça um investimento na sua imagem profissional e revolucione as estratégias de marketing do seu negócio.

O Método Gorro Branco é um curso exclusivo que desenvolvi para ensinar dentistas a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias!

A metodologia já ajudou mais de 2 mil profissionais a terem mais controle e previsibilidade de seus resultados financeiros e de captação de pacientes.

Conheça o curso Gorro Branco ou converse comigo agora mesmo e dê o primeiro passo para alavancar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *