Se você está buscando estratégias para ampliar a captação de pacientes para a sua clínica, é essencial dominar as formas de publicidade para dentista.
Afinal, por meio da divulgação do seu consultório, você tem mais chances de alcançar potenciais pacientes que ainda não o conhecem, mas que possuem potencial para iniciar um tratamento.
Entretanto, é muito comum ter dúvidas sobre o tipo de campanha permitida pelo código de ética odontológico, e o que realmente funciona na busca por pacientes particulares de qualidade.
Porém, eu tenho uma boa notícia: aqui, você vai encontrar uma lista de opções para criar um planejamento eficiente de propaganda e publicidade para dentista.
Ficou curioso, né? Então, siga com sua leitura e saiba tudo sobre o tema!
6 formas de publicidade para dentista
Na lista das 6 principais formas de publicidade para dentistas atraírem pacientes, estão:
- criação de site, blog e landing page;
- aplicação de técnicas de SEO;
- produção de conteúdo para redes sociais;
- links patrocinados;
- TV, rádio e revista;
- parceria com influenciadores digitais, e mais.
Entenda o que é e como aplicar cada uma dessas formas de publicidade para dentista, a seguir.
#1 Criação de site, blog e landing page
Ter um site profissional é fundamental para promover sua clínica e serviços odontológicos. Certifique-se de incluir informações sobre seus serviços, equipe, localização e formas de contato.
Contudo, não existe apenas um tipo de site, ao contrário, você pode aproveitar os benefícios de pelo menos três opções:
- site institucional; com foco em apresentar o consultório, seus tratamentos, instalações, equipe e informações de contatos. É formado por vários menus, destacando múltiplas informações sobre a clínica;
- blog: é o canal ideal para criar e reunir conteúdo relevante que detalha informações sobre diferentes assuntos relacionados aos tratamentos que você oferece. Além disso, manter um blog atualizado é essencial para posicionar as páginas da sua empresa nas primeiras posições de um a pesquisa feita no Google;
- landing pages: apresentam apenas um assunto, sem menus ou abas extras. O objetivo é falar sobre um tratamento e direcionar o usuário a entrar em contato para agendar uma avaliação.
Leia também: Conteúdo para site de dentista para captar pacientes [GUIA]
#2 Aplicação de técnicas de SEO
Utilize técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca do Google e outros mecanismos de pesquisa.
Ao melhorar esses posicionamentos, você amplia o tráfego orgânico em seus canais, como site, blog e landing page.
Nesse contexto, é válido explicar que o tráfego orgânico mede o volume de pessoas que chegaram ao seu canal por meio de ações que não envolveram o pagamento de anúncios, por exemplo.
#3 Produção de conteúdo para redes sociais
As redes sociais reúnem milhões de pessoas que acessam esses canais diariamente, e são potenciais pacientes de múltiplas especialidades.
Um bom trabalho dentro desses canais faz com que você gere engajamento, amplie o alcance da marca e se destaque dentro de um mercado competitivo.
O resultado é um aumento da atração de pacientes para a sua clínica, fazendo o telefone e o WhatsApp tocarem com mais pessoas interessadas.
Para que isso aconteça, é fundamental saber o que fazer e o que não fazer. Afinal, não basta criar um perfil no Instagram e achar que vai chover paciente na sua porta!
O conteúdo que você compartilha e o tipo de anúncio que cria são essenciais para o tipo de resultado que deseja alcançar.
É comum que dentistas comecem suas campanhas de marketing usando as redes sociais , mas não sintam resultados reais de vendas em suas clínicas. Quando isso acontece, é porque, provavelmente, você está cometendo um dos erros que apresento no vídeo abaixo. Vale a pena conferir.
#4 Links patrocinados
É o nome dado aos anúncios pagos feitos dentro de canais digitais como Facebook, Instagram, Google e mais.
Ao criar campanhas como essa, você tende a aumentar a visibilidade da sua clínica nos resultados de pesquisa e dentro das mídias sociais mais relevantes para o seu público. O resultado é que mais usuários recebem sua mensagem.
Entretanto, além da quantidade de visualizações, os anúncios dentro desses canais permitem que você segmente a comunicação, fazendo com que as campanhas cheguem até as pessoas que possuem maior potencial de se tornar pacientes.
É possível criar campanhas segmentadas de acordo com a idade, gênero, renda, localidade, dos usuários que você deseja alcançar.
Para entender como fazer essa personalização, observe os pacientes atuais da sua clínica e quais são as suas particularidades em relação a esses fatores.
Dar os primeiros passos na criação de anúncios pode gerar muita insegurança. Por isso, resolvi compartilhar mais um vídeo em que dou as dicas iniciais para ter sucesso nessa empreitada.
#5 TV, rádio e revista
Conhecidos como “mídias tradicionais”, essas formas de publicidade para dentista ainda são opções reais para muitos profissionais.
Com elas você tem um pouco menos de controle sobre o resultado de suas ações e a possibilidade de segmentação é bastante reduzida. Além disso, os custos ainda costumam ser mais altos, mas em alguns casos funcionam muito bem.
Prefira fazer anúncios em programas regionais, que atingem as pessoas que você pode atender.
Considere também o horário que essas pessoas assistem televisão ou ouvem rápido, e quais programas preferem. Isso vai ajudar a segmentar um pouco mais sua audiência.
#6 Parceria com influenciadores digitais
Criar uma estratégia de divulgação para dentistas utilizando influenciadores digitais pode ser uma maneira eficaz de alcançar um público mais amplo e construir credibilidade.
Para isso, é imprescindível que você pesquise influenciadores digitais que tenham uma audiência alinhada com o seu público-alvo.
Verifique a autenticidade e a credibilidade dos influenciadores da sua região e escolha os que apresentam bons níveis de engajamento e ofereçam conteúdos relevantes.
Depois de selecionar as melhores opções, entre em contato e explique sua proposta de parceria.
Discuta como você deseja promover sua clínica odontológica, seja por meio de postagens patrocinadas, mencionando seus serviços ou realizando parcerias para criar conteúdo relevante.
Sim, tudo isso que listei acima é permitido pelo Conselho Federal de Odontologia que direciona o que pode e o que não pode no marketing para dentistas, a partir do Código de Ética da profissão, no capítulo XVI.
Como você pode ver no artigo 42 do documento, “Os anúncios, a propaganda e a publicidade poderão ser feitos em qualquer meio de comunicação, desde que obedecidos os preceitos deste Código”.
Em caso de descumprimento das normas, o Art. 45 indica que “Pela publicidade e propaganda em desacordo com as normas estabelecidas neste Código respondem solidariamente os proprietários, responsável técnico e demais profissionais que tenham concorrido na infração, na medida de sua culpabilidade”.
E para entender o que não pode, confira o artigo especial: “Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO”.
Como o marketing odontológico de qualidade pode atrair pacientes?
O marketing odontológico de qualidade pode atrair pacientes por meio do compartilhamento de conteúdo relevante e envolvente, que educa e estimula leads a entrarem em contato com a clínica para agendar uma avaliação. Tudo isso, a partir da identificação do público-alvo, posicionamento da marca, segmentação, mídias sociais, e mais.
Para colocar tudo isso em prática, o caminho mais eficiente é fazer um curso de marketing para dentistas: o Gorro Branco.
Nele eu te ajudo a ter mais controle e previsibilidade de seus resultados financeiros e de captação, atraindo pacientes pela internet, todos os dias.
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