Que tal começar esse artigo sobre o futuro da odontologia com uma boa notícia? O Conselho Federal (CFO) afirmou que 9 em cada 10 brasileiros veem a necessidade de ir ao dentista regularmente.

Esse simples dado indica que existe, sim, mercado para atuação dos profissionais, mesmo que a concorrência seja acirrada. 

Contudo, na luta por conquistar destaque e converter esses possíveis pacientes, é essencial estar atualizado sobre as tendências da odontologia.

Afinal, um profissional ultrapassado tem menos chances de oferecer um serviço que atenda as demandas atuais dos pacientes.

A primeira razão disso está na própria transformação digital e na mudança de comportamento do consumidor provocada por ela. 

Atualmente, os pacientes têm acesso a mais informações sobre os tratamentos odontológicos que desejam realizar e não dependem apenas do que é falado pelo profissional.

O Google e as redes sociais são fontes de informação que permitem que essas pessoas encontrem, por exemplo, o procedimento mais moderno conforme a sua necessidade. 

Ao mesmo tempo, essas mesmas plataformas possibilitam que o paciente ache diversos profissionais de uma mesma especialidade, e entre em contato em busca de mais informações sobre seus serviços. 

Logo, o poder de comparação entre o que é oferecido por você e seu concorrente está na mão desse paciente, percebe? 

Nesse sentido, é preciso se adaptar ao que o futuro das tecnologias digitais de saúde apresenta, para ter chance de progredir.

Como será o futuro da odontologia?

O futuro da odontologia é pautado em dois fatores principais: a qualidade do relacionamento entre o dentista e o paciente, e o uso da tecnologia por esses profissionais. Nesse cenário inovador, os recursos tecnológicos estão associados à odontologia digital e ao uso de sistemas virtuais de divulgação e captação.

Em relação à odontologia digital, você pode  considerar o uso da tecnologia desde o planejamento dos tratamentos até a execução de serviços mais modernos, por exemplo, o alinhamento dentário por meio de aparelho invisível. 

Nesse cenário, vale a pena destacar que o setor continua com a premissa principal de garantir a saúde bucal das pessoas, mas agora possui as múltiplas possibilidades que a tecnologia disponibiliza (e as muitas que ainda virão!).

De fato, conhecer o que é odontologia digital permite que você tenha acesso a múltiplos benefícios, melhorando a sua capacidade de atendimento e oferecendo procedimentos mais rápidos e menos invasivos aos pacientes. 

O resultado é a capacidade de gerar mais satisfação e então impulsionar, não apenas a fidelização delas, mas também a intenção de indicação de novos pacientes. Um caminho essencial na busca pelo aumento do faturamento. 

Contudo, é essencial lembrar que a tecnologia também tem a função de ajudar, justamente, na atração de pacientes que não vêm por indicação, mas que chegam a partir de suas estratégias de marketing e vendas. 

Nesses casos, o futuro da odontologia está relacionado ao uso de canais, como as redes sociais, o Google (e todas as suas possibilidades) e outras ações que fazem parte do funil de vendas.  

No futuro da odontologia, o dentista deve ter a bagagem científica e tecnológica para conduzir de maneira eficiente e assertiva os tratamentos.

Tendências da odontologia: quais são as principais? 

E, afinal, quais são as tendências da odontologia que você precisa acompanhar?

A resposta a essa pergunta depende muito da sua especialização. Entretanto, listei,  importantes sugestões sobre o futuro das tecnologias digitais de saúde. 

Confira!

Escaneamento intraoral

O escaneamento intraoral, também conhecido como modelagem digital, substitui o uso de gesso na criação de moldes dos dentes e cavidades bucais. 

Além de reduzir o incômodo do procedimento tradicional, ele torna mais rápido o atendimento e mais assertiva a criação de um plano de tratamento.

Se você é um implantodontista ou ortodontista, esse é o presente e o futuro da odontologia.

Odontologia estética

O Brasil ocupa o segundo lugar em transformações estéticas odontológicas no mundo, conforme a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).

Só em 2021, o mercado da estética no Brasil cresceu mais de 560%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

A previsão continua otimista. O instituto Research and Markets projeta um faturamento de US$89 bilhões até 2030

A estimativa é  que os consultórios especializados em estética apresentem um crescimento médio anual de 13%.

Esses dados deixam claro que a estética já deixou de ser uma tendência e passou a ser uma realidade. 

Contudo, ainda há espaço para crescimento dentro dessa área que se mostra parte do futuro da odontologia.

Leia também: Marketing no mercado de odontologia estética: o que é e como se destacar?

Atendimento em regiões menos centrais

Quer fugir da concorrência? Então, uma sugestão é se deslocar dos grandes centros, especialmente, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e buscar outras regiões. 

Isso porque esses três estados concentram 50% de todos os dentistas do Brasil, sendo que 30% deles estão em SP.  É isso o que diz o site do CFO

Em contrapartida, outros estados podem enfrentar carência de profissionais da área, o que é uma excelente oportunidade!

Inteligência artificial

A inteligência artificial faz parte do futuro da odontologia e dos demais setores do mercado. 

Então proponho o seguinte: que tal, em vez  de ter medo da IA, aproveitar todas as oportunidades que essa tecnologia  oferece?

Por exemplo, a criação eficiente de conteúdos de marketing que convertem pacientes? 

Hoje isso já é possível com recursos como os oferecidos pelo gerador de copy da Smile University.

Esse é o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na odontologia. Você só precisa dizer o tema e detalhes sobre o que gostaria de ter na sua publicação e deixar que a inteligência artificial resolva o resto, em alguns segundos!

Vale a pena testar esse tipo de solução na atração de mais pacientes. 

Como a inovação pode beneficiar a odontologia?

Falar do futuro da odontologia é destacar a necessidade constante de inovação, seja nos procedimentos, na gestão, no atendimento ou na criação de estratégias.

Sem inovação é difícil se manter competitivo em um mercado com milhões de concorrentes. 

Por isso, estar de olho nas tendências da odontologia é uma necessidade vital. Junto a isso, a capacitação é essencial. 

O Gorro Branco é um treinamento para dentistas iniciantes e experientes, que já ajudou mais de 2 mil profissionais a realizarem seus sonhos, inclusive o de atingir os seis dígitos de faturamento. 

Conheça o curso de marketing e aprenda a atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias.

No vídeo abaixo, conheça um pouco da história de uma de nossas alunas, a Dra. Patrícia, e entenda como alcançou seus objetivos com a minha ajuda, no Gorro Branco. Inscreva-se!  E se ainda tiver dúvidas, que tal conversar comigo agora mesmo? Te espero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *