Você sabe quais são os melhores gatilhos mentais para dentistas? Quais você costuma usar no dia a dia da sua clínica? Se você não sabe responder a essas perguntas, provavelmente não está aproveitando todo o potencial desta técnica.

Isso porque o uso de gatilhos mentais na odontologia, seja na captação de novos pacientes, para trabalhar a sua marca pessoal ou conquistar autoridade, é uma estratégia extremamente poderosa. Sendo assim, você precisa aprender a usá-la!

Neste post, explico o que são gatilhos mentais e como dentistas podem usá-los para aprimorar sua comunicação, tornando seu marketing mais persuasivo e consistente.

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são um conjunto de estímulos que atuam no subconsciente das pessoas, mexendo com suas emoções e alterando sua percepção, de modo a influenciar suas decisões. Tais características fazem com que eles sejam uma das principais e mais poderosas técnicas de persuasão em marketing e vendas.

Como funcionam os gatilhos mentais na odontologia?

Para entender o funcionamento dos gatilhos mentais na odontologia é preciso saber que há diversos tipos desses estímulos, capazes de despertar diferentes emoções. Entre os principais, temos os gatilhos de urgência, autoridade e prova social.

Ao se deparar com um desses estímulos, nosso cérebro tende a reagir de acordo, gerando uma resposta emocional. O gatilho de urgência, por exemplo, desperta em nós o receio de perder uma oportunidade incrível, o que nos leva a agir por impulso.

Tudo isso ocorre a nível inconsciente, o que significa que nem sempre sabemos que estamos sendo influenciados a tomar tal atitude. Percebeu o poder dessa técnica?

Muitas vezes, esse pode ser aquele incentivo que falta para que o cliente tome uma decisão de compra ou opte pela sua clínica em vez da do seu concorrente. 

E é justamente por se tratar de uma estratégia tão poderosa que o uso dos gatilhos mentais por dentistas deve sempre ser feito de forma ética!

Quais são os 7 principais tipos de gatilhos mentais para dentistas?

Como expliquei anteriormente, existe um grande número desses estímulos que podem ser usados para evocar os mais diversos tipos de emoções nas pessoas.

A ideia é usar tais elementos em sua comunicação de forma natural, ou seja, sem forçar a barra, a fim de tornar seu marketing mais eficaz e persuasivo.

Entre os principais gatilhos mentais usados por dentistas, temos:

1. Autoridade

O gatilho da autoridade é um dos mais importantes em vendas. Ao ver você como uma autoridade, as pessoas o terão como referência e confiarão no que diz. Isso já é o suficiente para sair na frente da concorrência e atrair novos pacientes.

Contudo, autoridade não se impõe, ela se conquista. E como fazer isso? Compartilhando conhecimento, prestando um bom atendimento, dando atenção às pessoas, enfim, demonstrando que de fato domina a sua área.

2. Urgência

Costumamos valorizar mais aquilo que é limitado ou difícil de conseguir. Ao saber que algo está para acabar, tendemos a agir de forma rápida para não perder a oportunidade. Isso costuma funcionar tanto para limite de tempo quanto de estoque.

Esse é o ponto! Criar uma sensação de urgência para estimular a conversão.

Um dentista pode usar este gatilho mental ao disponibilizar as últimas vagas para um tratamento específico, por exemplo. 

3. Prazer x Dor

Nós, seres humanos, tendemos a nos comportar de modo a evitar a dor e a maximizar o prazer. Se a dor é uma necessidade do paciente, e o prazer é a solução para este problema, fica fácil entender onde quero chegar, certo?

Para usar esse gatilho mental, o dentista deve conhecer muito bem a sua persona e criar conteúdos abordando suas principais dores, para, em seguida, apresentar a solução para esses problemas, no caso, os tratamentos com os quais ele trabalha.

4. Antecipação

O grande objetivo do gatilho da antecipação é gerar expectativa, aproveitando o instinto natural de curiosidade das pessoas por algo novo e diferente do habitual.

É um artifício muito usado em lançamentos, mas também pode ser aplicado para divulgar novos tratamentos e até mesmo eventos organizados pela sua clínica.

5. Reciprocidade

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase que diz: “gentileza gera gentileza”, certo? O gatilho da reciprocidade vai nesse caminho, partindo da premissa de que uma atitude cordial gera uma necessidade de retribuição inconsciente

Por exemplo, quando você é gentil com seus pacientes, atendendo-os sempre com um sorriso no rosto, pode despertar o mesmo da parte deles. Neste sentido, um bom atendimento, que solucione suas dores, pode gerar indicações espontâneas. 

6. Prova social

As pessoas costumam confiar mais em um profissional ao ver avaliações positivas sobre ele. Isso é ainda mais acentuado quando quem indica são conhecidos, gente em quem confiam. 

Sendo assim, um ótimo gatilho mental para dentistas é a prova social, representada por uma avaliação ou prova pública que ateste a qualidade do seu trabalho.

Você pode aplicá-lo de várias formas, seja na apresentação de cases de sucesso, depoimentos de pacientes, avaliações nas redes sociais ou, até mesmo, fotos de antes e depois, comprovando o sucesso dos tratamentos realizados por você.

7. Histórias

Uma das melhores formas de nos conectarmos com nossos pacientes é por meio de histórias. Aqui entra em cena a técnica de storytelling, capaz de envolver o público e gerar identificação em pessoas que estejam passando situações semelhantes.

Assim como na prova social, as histórias podem trazer cases de sucesso em tratamentos, apresentando episódios de superação ao solucionar quadros difíceis, onde você, com seu trabalho, devolveu o sorriso para o rosto dos pacientes.

Como usar os gatilhos mentais na odontologia?

Os dentistas podem usar os gatilhos mentais para a captação de pacientes, divulgação da sua clínica e serviços, bem como para ganhar relevância e construir sua autoridade no mercado. O “pulo do gato” está em identificar boas oportunidades para inseri-las em sua comunicação de forma natural, ou seja, sem forçar a barra.

É importante ter em mente que, da mesma forma que o uso de gatilhos mentais por dentistas pode ajudar a impulsionar sua clínica, se usados de forma leviana, podem causar uma má impressão e levá-la à ruína. Portanto, use com critério e moderação.

Como potencializar o uso de gatilhos mentais por dentistas?

Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas que, se empregadas de forma ética, podem gerar resultados incríveis para o seu negócio. No entanto, você jamais deve usá-los com o objetivo de enganar ou empurrar um tratamento que as pessoas não precisem. Isso apenas prejudicaria a sua imagem diante da sua audiência e do mercado.

Se você deseja aprender a usá-los da forma correta para aproveitar todo o potencial que eles têm a oferecer, deve continuar estudando e aperfeiçoando a sua estratégia.

Inclusive, esta é apenas uma entre tantas técnicas de vendas para dentistas que usam a persuasão no marketing odontológico para atrair pacientes particulares.

Eu ensino todas elas no meu curso, o Gorro Branco, uma metodologia desenvolvida para dentistas, com foco em ensinar estratégias avançadas de marketing e gestão para ampliar o faturamento da sua clínica e impulsionar seu sucesso na odontologia.

Gostaria de ter orientações precisas para sua carreira? O Método Gorro Branco é um curso exclusivo que desenvolvi para ensinar dentistas a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias!

E, se a sua rotina é corrida e você precisa de um método mais intensivo, recomendo que conheça a Imersão Paciente 10k, uma virada de chave para o seu negócio. 

Eu escrevo junto com você o melhor plano de negócios para o seu consultório e entrego o Manual Definitivo para você escalar o seu faturamento de modo consistente e previsível! Faça sua aplicação para a Imersão 10k.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *