O gerenciamento de blog para dentistas faz parte do conjunto de estratégias de marketing que você pode implementar para atrair pacientes particulares vindos da internet.
Porém , será que você sabe como fazer isso? Afinal, como ter resultados efetivos com um blog para divulgar o dentista e sua clínica? É possível?
A resposta é sim! Você pode atrair pacientes de valor usando a ferramenta, mas é preciso aprender a gerenciá-la. Por isso, criei esse artigo completo para você!
Gerenciamento de blog para dentistas em 5 etapas!
Confira a lista de 5 passos para o gerenciamento de blog para dentistas:
- Defina a plataforma para criação
- Organize os temas
- Crie um calendário de publicação
- Faça um bom CTA
- Acompanhe os resultados
Entenda como funciona cada etapa, a seguir.
#1 Defina a plataforma para criação
O primeiro passo para o gerenciamento de blog para dentista é definir uma plataforma que permita a criação do canal.
O WordPress é um dos mais famosos sistemas de criação de blog do mundo. É simples de usar e é uma boa opção para quem está começando.
Outras sugestão de plataformas para criação de blog para dentistas incluem:
Lembre-se de criar também um domínio próprio, como www.nomedasuaclínica.com.br, com isso você transmite uma imagem mais profissional do seu trabalho.
No vídeo abaixo você encontra o passo a passo de como montar um blog no WordPress. Fica aí a sugestão! 😉
#2 Organize os temas
Depois do blog criado, é hora de escolher os temas que serão abordados dentro da plataforma.
A primeira, e talvez mais importante, sugestão que eu vou te dar é se preocupar com as palavras-chave que potenciais pacientes usam no Google para pesquisar sobre o tratamento que você oferece.
A razão é muito simples: você quer usar o seu blog para levar mais pessoas até a sua página, correto?
Para isso, uma das estratégias é colocar o conteúdo nas primeiras posições de uma pesquisa feita no Google.
Afinal, quanto melhor posicionado o seu conteúdo estiver dentro da ferramenta de busca, maiores são as chances de receber um clique e levar o usuário para dentro do seu blog.
Nesse cenário, um dos fatores que contribuem para que o seu post ocupe os primeiros resultados da pesquisa é o alinhamento do seu material ao termo usado para a pesquisa.
Observe o exemplo abaixo e veja como os primeiros resultados da busca por “alinhador invisível como funciona” possuem títulos que respondem exatamente a esse termo.
A boa notícia é que o Google oferece uma ferramenta gratuita para você descobrir quais são os assuntos mais procurados sobre odontologia: o Google Keyword Planner.
Você só precisa se cadastrar e incluir no campo de pesquisa da ferramenta o nome do tratamento que você oferece, em sequência ele vai apresentar as palavras mais buscadas e você pode usá-las para criar seus conteúdo para o blog.
Além disso, outros assuntos interessantes que você deve abordar na criação de conteúdo incluem:
- o que é o tratamento;
- como ele funciona;
- para quem é;
- o que ele faz;
- quais benefícios ele oferece;
- cuidados necessários após o procedimento;
- informar se causa dor;
- quanto tempo demora e mais.
Compartilhe também dicas gerais sobre sua área e pense sempre nas dores que os pacientes possuem e que você é capaz de sanar. Use isso para escrever seus textos.
Leia também: Conteúdo para site de dentista para captar pacientes [GUIA]
#3 Crie um calendário do blog do dentista
O calendário de publicação vai te ajudar a guiar seu próprio trabalho.
Para isso, defina uma periodicidade de publicação e distribua os temas que deseja abordar.
Aproveite para integrar esse calendário ao conteúdo que vai postar nas outras plataformas como as redes sociais.
Inclua o link do post do blog em e-mail marketing, nas legendas de posts e até nos stories do Instagram.
Dessa forma, você ajuda a levar mais pessoas até o seu canal.
#4 Faça um bom CTA
Em todo post do blog inclua um CTA, também conhecido como call to action ou chamada para ação.
O CTA é um texto que convida o leitor a fazer alguma coisa, no caso do gerenciamento de blog para dentistas, a sugestão é que você chame ele a entrar em contato com a clínica para ter mais informações sobre o tratamento ou agendar uma avaliação.
Ao final (ou menos no decorrer) do texto inclua uma chamada com link que leve o lead para o WhatsApp da sua clínica e aumente as taxas de contato.
#5 Acompanhe os resultados
O grande objetivo do marketing é levar mais gente para dentro da clínica. Isso acontece quando alguém que viu seu conteúdo entra em contato, seja por telefone, WhatsApp ou mesmo redes sociais.
Por isso, é importante medir os resultados que está alcançando com as suas ações, inclusive com as publicações no blog.
O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta que te ajuda a visualizar quantas pessoas estão visitando o seu blog e qual é a origem delas (redes sociais, Google ou anúncio, por exemplo).
Outra forma de medir seus números é perguntando ao seu paciente,como ele conheceu a marca.
Por último, se usar soluções, como a Convertter, você pode criar um link para o seu número de WhatsApp, exclusivo para o seu blog, e aí ver quantas pessoas mandam mensagem a partir de um post feito na plataforma.
Perguntas frequentes sobre blog para dentistas
Qual a importância de ter um blog para dentista?
Em uma estratégia de marketing para dentista, o blog é importante para a construção de autoridade e reputação, apresentação de procedimentos, solução de objeções, aumento do volume de visitantes no site, posicionamento da marca nas primeiras posições do Google e direcionamento de potenciais pacientes pelo funil de vendas.
Ao cumprir esses papéis, ele atua na atração e captação de pacientes de odontologia, gerando mais conhecimento do mercado sobre você e sua clínica.
Essa é uma importante estratégia na busca por diferenciar o seu trabalho do restante e te colocar à frente da concorrência.
Tudo isso é possível a partir da produção e compartilhamento de conteúdo relevante que pode ser criado no blog e depois divulgado em canais como redes sociais e anúncios.
O que é marketing odontológico?
O marketing odontológico é um conjunto de estratégias que visa divulgar o tratamento e o profissional dentista, em busca de novos pacientes particulares e da retenção de pacientes antigos. Para isso, usa recursos como a produção de conteúdo para blog, redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, WhatsApp e mais.
Dentro do cenário odontológico, as ações de marketing tem como objetivo fazer seu telefone ou WhatsApp tocarem.
Esse primeiro impulso, de ligar ou mandar uma mensagem para agendar uma avaliação ou tirar alguma dúvida é o foco principal do blog para dentistas.
Depois que isso acontece, passa a ser papel da secretária e do dentista converterem esse paciente.
Afinal, são vocês que vão se relacionar com ele, oferecer as informações necessárias e a experiência adequada para a continuidade do relacionamento.
Entretanto, um bom trabalho de marketing prepara o lead para a avaliação, aumentando as chances dele contratar seus serviços! Para te explicar como fazer isso, criei o vídeo abaixo sobre como fazer o paciente vir pronto para fechar em uma avaliação. Vale a pena assistir!
Agora você já sabe mais sobre gerenciamento de blog para dentistas!
Se o seu objetivo é escalar seus resultados de atração e captação de pacientes particulares usando a internet, eu tenho uma última dica: inscreva-se no Gorro Branco, um curso de marketing para dentistas que já formou mais de 2 mil dentistas de sucesso que hoje alcançam seus sonhos, entre eles conquistar os R$100 mil de faturamento.
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