Você sabia que é possível usar a internet para captar pacientes particulares de odontologia? Para isso, aprender como fazer gestão de mídias sociais para dentistas é fundamental na construção de um relacionamento com o público que deseja atrair.
Afinal, por meio das mídias sociais, você tem a oportunidade de se comunicar diariamente com potenciais pacientes, posicionando-se como uma autoridade no tratamento que realiza e apresentando todos os seus diferenciais.
Contudo, quando falamos sobre os posts nas mídias sociais para dentista, o que vemos atualmente é uma padronização entre as publicações de todas as clínicas.
A razão disso está na falta de conhecimento sobre o tipo de material que realmente atrai o público do setor, e o que faz com que ele entre em contato com a clínica.
Um bom post para mídias sociais para dentista deve ser autoral e humanizado, usando para isso, seus pacientes reais e suas histórias. Ao contrário do que é feito hoje, com publicações supertrabalhadas e editadas, que usam fotos de banco de imagem ou um antes e depois com uma arcada dentária que poderia ser de qualquer pessoa, ou ainda fotos de celebridades contratadas pela franquia.
Observe abaixo um exemplo de post ideal para dentistas e compare com o que você faz hoje. Há alguma similaridade? Esse é um tipo de conteúdo que você posta? Caso não seja, talvez você precise repensar! . Isso porque esse modelo vem se mostrando cada vez mais eficiente para atrair pacientes ao consultório.
Fonte: @dgoralimplantes
O que é a gestão de mídias para dentistas?
A gestão de mídias sociais para dentistas é o processo de criar e gerenciar a presença de um consultório dentário nas redes sociais. Isso inclui criar perfis em plataformas, como o Facebook e Instagram, publicar conteúdo regularmente, interagir com os seguidores e gerenciar as mensagens e comentários recebidos.
A gestão de mídias sociais para dentistas tem como objetivos:
- criar e reforçar a autoridade do dentista;
- promover o consultório e seus serviços;
- aumentar a visibilidade do consultório online;
- construir relacionamentos com os pacientes;
- atrair novos pacientes.
Também pode ser uma ótima maneira de compartilhar informações úteis sobre saúde bucal e cuidados com os dentes.
Além, é claro, de solucionar as principais objeções do setor, entre elas:
- para quem é o tratamento;
- quanto é possível confiar em quem está vendendo;
- quanto tempo vai demorar;
- será que o procedimento dói;
- quanto custa e mais.
Ao fazer tudo isso, uma boa gestão de mídias sociais para dentistas ajuda você a implementar e otimizar o funil de vendas para consultório, levando mais pacientes a entrarem em contato, em busca de informação e aumentando os resultados de agendamento de avaliações.
Como fazer a gestão de mídias sociais para dentista?
Com tantos benefícios, a pergunta que fica é: como fazer a gestão de mídias sociais para dentista e alcançar todos esses resultados?
1. Escolha as plataformas de mídias sociais certas
Afinal, quais as melhores mídias sociais para dentistas? De maneira geral, o Facebook e o Instagram são as principais opções entre os usuários de todas as idades, sendo as melhores respostas a essa pergunta.
Por meio desses canais você tem a oportunidade de publicar conteúdos e fazer anúncios para alcançar o público que deseja.
Assim, aumenta suas chances de fazer o telefone e o WhatsApp da clínica tocarem.
Depois, a continuação da jornada do paciente vai depender da atuação da sua secretária e da qualidade da sua avaliação.
2. Compartilhe conteúdo relevante e autoral
O conteúdo relevante é fundamental dentro de uma gestão de mídias sociais para dentistas, afinal, é por meio dele que você conversa com quem está na rede.
Publique informações sobre o tratamento, para quem ele é e qual seu impacto na vida das pessoas.
Existem muitos tipos de conteúdo que um dentista pode compartilhar nas redes sociais para promover o seu consultório e compartilhar informações úteis com os seus seguidores. Alguns exemplos incluem:
- Informações sobre procedimentos dentários: explique sobre os procedimentos dentários que oferece;
- Responda às principais objeções, por exemplo, se dói o tratamento, quanto tempo demora, como funciona, por que fazer agora e mais;
- Compartilhe novidades e eventos: mostre as notícias e atualizações sobre o seu consultório, como novas tecnologias ou participação de eventos e cursos especiais;
- Destaque os depoimentos de pacientes: apresente os depoimentos de pacientes satisfeitos para mostrar o quanto o seu consultório pode impactar a vida das pessoas;
- Use imagens reais e autorais: compartilhe imagens do seu consultório, do seu time, dos pacientes e de procedimentos dentários para mostrar aos seus seguidores como o seu consultório é profissional e acolhedor.
Atenção: ao usar a imagem dos pacientes, solicite autorização prévia.
Com o que se preocupar ao criar conteúdo?
Lembre-se de que uma publicação no Facebook ou no Instagram deve considerar:
- a imagem;
- o texto que acompanha (legenda);
- o público que vai receber o material.
Quer um exemplo prático de como montar uma semana de conteúdo autoral e relevante no Instagram? Então, assista ao vídeo abaixo em que eu faço na prática cinco conteúdos para cinco dias. Com o mesmo raciocínio, você vai conseguir criar todos os seus conteúdos.
3. Interaja com seus seguidores
As mídias sociais são uma ótima maneira de se conectar com os seus seguidores e construir relacionamentos. Para isso, interaja respondendo a perguntas e comentários e encoraje quem acompanha você a compartilhar suas próprias experiências e opiniões.
4. Seja consistente
É importante ser consistente na sua presença nas mídias sociais e publicar regularmente conteúdo novo e relevante.
Isso ajudará a manter o interesse dos seus seguidores e a atrair novos pacientes.
5. Faça anúncios
Além dos posts nas mídias sociais para dentistas, os anúncios também oferecem muitos benefícios, como ampliar o alcance da clínica.
Eles funcionam como publicidades pagas e podem ser usados para promover o consultório e atrair novos pacientes.
Para criar um anúncio nas redes sociais, você precisa:
- criar uma conta de anúncios na rede em que deseja anunciar;
- definir o público-alvo do seu anúncio, estabelecendo, por exemplo, por idade, gênero, localização e interesses;
- criar o conteúdo com uma imagem ou vídeo e um texto de chamada para ação;
- escolher onde deseja que o seu anúncio apareça, como na linha do tempo do Facebook ou no feed de notícias do Instagram;
- definir um orçamento para o seu anúncio;
- escolher o período de tempo em que ele será exibido;
- acompanhar o desempenho do seu anúncio usando as ferramentas de relatórios fornecidas pelas redes sociais.
6. Inclua links para o WhatsApp
Chame quem está lendo o seu conteúdo para interagir mais diretamente com a sua clínica e conhecer mais sobre o tratamento agendando uma avaliação.
Disponibilize na área de biografia do Instagram um link que direcione o usuário para falar com sua secretária pelo WhatsApp.
Afinal, o WhatsApp é uma plataforma de mensagens instantâneas popular que pode ser usada pelos dentistas para se comunicar com os pacientes e promover o seu consultório.
Alguns dos benefícios de usar o WhatsApp para a gestão de mídias sociais para dentistas incluem:
- Facilidade de uso: o WhatsApp é fácil de usar e já está instalado em muitos telefones celulares, o que torna a comunicação com os pacientes ainda mais fácil;
- Comunicação rápida: o app permite a troca de mensagens instantâneas, o que torna a comunicação mais rápida e eficiente;
- Segurança: estamos falando de um sistema seguro que criptografa as mensagens para garantir a privacidade dos usuários;
- Marketing: pode ser usado para enviar mensagens de marketing personalizadas aos pacientes e convencê-los a agenda e comparecer a uma avaliação;
- Atendimento ao cliente: o WhatsApp pode ser usado para responder rapidamente às perguntas e preocupações dos pacientes, o que pode ajudar a melhorar a satisfação e a fidelidade;
- Agendamento de consultas: o sistema pode ser usado para facilitar o agendamento de consultas e lembretes de consultas agendadas.
7. Monitore resultados
Medir os resultados de suas campanhas é fundamental para identificar oportunidades e falhas que precisam ser corrigidas.
Avalie quais conteúdos geram mais interação e quais são responsáveis por levar pessoas ao seu consultório.
Para facilitar a gestão de mídias sociais para dentistas, as próprias plataformas oferecem áreas em que é possível ter acesso a indicadores, como taxas de conversão, cliques e alcance.
Lembre-se de que a gestão de mídias sociais para dentistas é apenas um passo dentro do funil de vendas para consultório odontológico.
Para aumentar o faturamento e conquistar mais clientes, você também precisar investir em treinamento para a sua secretária e na execução de excelentes avaliações.
Para aprender como captar pacientes e ainda conhecer quais os cuidados que os dentistas devem ter com a propaganda nas mídias sociais, te convido a fazer o curso e treinamento para dentista da Smile University, o Gorro Branco.
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