Você sabia que é possível usar a internet para captar pacientes particulares de odontologia? Para isso, aprender como fazer gestão de mídias sociais para dentistas é fundamental na construção de um relacionamento com o público que  deseja atrair. 

Afinal, por meio das mídias sociais,  você tem a oportunidade de se comunicar diariamente com potenciais pacientes, posicionando-se como uma autoridade no tratamento que realiza  e apresentando todos os seus diferenciais. 

Contudo, quando falamos sobre os posts nas mídias sociais para dentista, o que vemos atualmente é uma padronização entre as publicações de todas as clínicas.

A razão disso está na falta de conhecimento sobre o tipo de material que realmente atrai o público do setor, e o que faz com que ele entre em contato com a clínica.

Um bom post para mídias sociais para dentista deve ser autoral e humanizado, usando para isso, seus pacientes reais e suas histórias.  Ao contrário do que é feito hoje, com publicações supertrabalhadas e editadas, que usam fotos de banco de imagem ou um antes e depois com uma arcada dentária que poderia ser de qualquer pessoa, ou ainda fotos de celebridades contratadas pela franquia.

Observe abaixo um exemplo de post ideal para dentistas e compare com o que você faz hoje. Há alguma similaridade? Esse é um tipo de conteúdo que você posta? Caso não seja, talvez você precise repensar! . Isso porque esse modelo vem se mostrando cada vez mais eficiente para atrair pacientes ao consultório

Fonte: @dgoralimplantes

O que é a gestão de mídias para dentistas?

A gestão de mídias sociais para dentistas é o processo de criar e gerenciar a presença de um consultório dentário nas redes sociais. Isso inclui criar perfis em plataformas, como o Facebook e Instagram, publicar conteúdo regularmente, interagir com os seguidores e gerenciar as mensagens e comentários recebidos.

A gestão de mídias sociais para dentistas tem como objetivos:

Também pode ser uma ótima maneira de compartilhar informações úteis sobre saúde bucal e cuidados com os dentes.

Além, é claro, de solucionar as principais objeções do setor, entre elas:

Ao fazer tudo isso, uma boa gestão de mídias sociais para dentistas  ajuda você a implementar e otimizar o funil de vendas para consultório, levando mais pacientes a entrarem em contato, em busca de informação e aumentando os resultados de agendamento de avaliações. 

Como fazer a gestão de mídias sociais para dentista?

Com tantos benefícios, a pergunta que fica é: como fazer a gestão de mídias sociais para dentista e alcançar todos esses resultados? 

1. Escolha as plataformas de mídias sociais certas

Afinal, quais as melhores mídias sociais para dentistas? De maneira geral, o Facebook e o Instagram são as principais opções entre os usuários de todas as idades, sendo as melhores respostas a essa pergunta. 

Por meio desses canais você tem a oportunidade de publicar conteúdos e fazer anúncios para alcançar o público que deseja.

Assim, aumenta suas chances de fazer o telefone e o WhatsApp da clínica tocarem.

Depois, a continuação da jornada do paciente vai depender da atuação da sua secretária e da qualidade da sua avaliação.

2. Compartilhe conteúdo relevante e autoral

O conteúdo relevante é fundamental dentro de uma gestão de mídias sociais para dentistas, afinal, é por meio dele que você  conversa com quem está na rede. 

Publique informações sobre o tratamento, para quem ele é e qual seu impacto  na vida das pessoas.

Existem muitos tipos de conteúdo que um dentista pode compartilhar nas redes sociais para promover o seu consultório e compartilhar informações úteis com os seus seguidores. Alguns exemplos incluem:

Atenção: ao usar a imagem dos pacientes, solicite autorização prévia. 

Com o que se preocupar ao criar conteúdo?

Lembre-se de que uma publicação no Facebook ou no Instagram deve considerar:

Quer um exemplo prático de como montar uma semana de conteúdo autoral e relevante no Instagram? Então, assista ao vídeo abaixo em que eu faço na prática cinco conteúdos para cinco dias. Com o mesmo raciocínio, você vai conseguir criar todos os seus conteúdos. 

3. Interaja com seus seguidores

As mídias sociais são uma ótima maneira de se conectar com os seus seguidores e construir relacionamentos. Para isso, interaja respondendo a perguntas e comentários e encoraje  quem acompanha você a compartilhar suas próprias experiências e opiniões.

4. Seja consistente

É importante ser consistente na sua presença nas mídias sociais e publicar regularmente conteúdo novo e relevante. 

Isso ajudará a manter o interesse dos seus seguidores e a atrair novos pacientes.

5. Faça anúncios

Além dos posts nas mídias sociais para dentistas, os anúncios também oferecem muitos benefícios, como ampliar o alcance da clínica. 

Eles funcionam como publicidades pagas e podem ser usados ​​para promover o consultório e atrair novos pacientes.

Para criar um anúncio nas redes sociais, você precisa:

6. Inclua links para o WhatsApp

Chame quem está lendo o seu conteúdo para interagir mais diretamente com a sua clínica e conhecer mais sobre o tratamento agendando uma avaliação. 

Disponibilize na área de biografia do Instagram um link que direcione o usuário para falar com sua secretária pelo WhatsApp. 

Afinal, o WhatsApp é uma plataforma de mensagens instantâneas popular que pode ser usada pelos dentistas para se comunicar com os pacientes e promover o seu consultório. 

Alguns dos benefícios de usar o WhatsApp para a gestão de mídias sociais para dentistas incluem:

7. Monitore resultados 

Medir os resultados de suas campanhas é fundamental para identificar oportunidades e falhas que precisam ser corrigidas. 

Avalie quais conteúdos geram mais interação e quais são responsáveis por levar pessoas ao seu consultório. 

Para facilitar a gestão de mídias sociais para dentistas, as próprias plataformas oferecem áreas em que é possível ter acesso a indicadores, como taxas de conversão, cliques e alcance. 

Lembre-se de que a gestão de mídias sociais para dentistas é apenas um passo dentro do funil de vendas para consultório odontológico. 

Para aumentar o faturamento e conquistar mais clientes, você também  precisar investir em treinamento para a sua secretária e na execução de excelentes avaliações. 

Para aprender como captar pacientes e ainda conhecer quais os cuidados que os dentistas devem ter com a propaganda nas mídias sociais, te convido a fazer o curso e treinamento para dentista da Smile University, o Gorro Branco

Ele é o melhor programa de alta performance para clínicas odontológicas, e vai te ensinar a  atrair, captar e converter pacientes de alto valor.

Tudo isso com conteúdo criado de dentista para dentista, por mim para você, já aprovado por mais de 2.000 alunos que mudaram de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *