Quando você entrou na faculdade de Odontologia, chegou a imaginar que estaria em um artigo sobre gestão de pessoas em consultórios odontológicos? Eu imagino que não!
Contudo, cá estamos nós, tentando descobrir como aproveitar ao máximo o potencial dos nossos colaboradores.
No meu caso, a percepção dessa importância veio há alguns anos e permanece até hoje, sendo destaque ao longo dos treinamentos que eu ofereço a outros dentistas, desde 2011.
Nesses mais de 10 anos, mais de 2 mil dentistas fizeram meus treinamentos e todos eles sabem da necessidade de envolver e treinar o seu time a te ajudar a alcançar suas metas.
Afinal, um bom trabalho da sua equipe tende a refletir nos resultados da clínica.
Por que se preocupar com gestão de pessoas na odontologia?
Existem muitos benefícios em investir em uma boa gestão de pessoas dentro da clínica odontológica. Afinal, os seus colaboradores têm contato direto com seus pacientes e, quando eles estão satisfeitos, a tendência é que esse relacionamento seja melhor.
Além disso, a gestão de pessoas também se preocupa com a qualificação dos funcionários, o que tende a melhorar as suas habilidades e, consequentemente, a qualidade do trabalho realizado.
Por exemplo, uma boa comunicação da sua secretária com um novo potencial paciente, que entra em contato para saber mais sobre um procedimento, é fundamental para que um agendamento de avaliação seja feito e o paciente compareça, correto?
Já um bom atendimento presencial também melhora a experiência do cliente, o que é essencial para que ele se conecte com seu consultório e entenda o seu diferencial diante da concorrência.
Esses são apenas alguns exemplos da importância da sua equipe na busca pelos objetivos da sua clínica.
Todavia, a qualidade desse impacto depende da criação do processo de gestão de pessoas em consultórios odontológicos.
Mas, o que fazer? Como implementar uma gestão de pessoas na odontologia? Quais são os principais processos a serem executados?
Para responder a essas perguntas, nada como ir direto à fonte e conhecer o que dizem os especialistas, não é mesmo?
Por isso, a seguir, organizamos uma lista com os melhores livros sobre gestão de pessoas em consultórios odontológicos, que vão oferecer conhecimento para que você lidere a sua equipe, em direção ao sucesso. Confira!
Livros sobre gestão de pessoas em consultórios odontológicos
Nossa lista de livros para gestão de pessoas em consultórios odontológicos inclui:
- Administração em Saúde: autogestão de consultórios e clínicas
- Desafios da gestão estratégica em serviços de saúde
- Qual o seu negócio em Odontologia? A pergunta que não pode ficar sem resposta
- Gestão clínica e do atendimento na Odontologia
- Como Conversar com Qualquer Pessoa
Conheça cada um, a seguir.
1. Administração em Saúde: autogestão de consultórios e clínicas
O livro “Administração em Saúde: autogestão de consultórios e clínicas, de Marinho Jorge Scarpi” é uma obra completa sobre a gestão da área da saúde, incluindo conceitos e técnicas para:
- análise do ambiente interno e externo;
- controle financeiro eficiente;
- gestão de pessoas e mais.
O objetivo do material é compartilhar técnicas para tornar a sua gestão odontológica mais eficiente, a fim de aumentar a sua competitividade no mercado ,sem que, para isso, você precise oferecer um preço mais baixo.
Na leitura, você encontra também conceitos teóricos sobre como administrar bem um consultório odontológico.
2. Desafios da gestão estratégica em serviços de saúde
Sua equipe precisa ser um ativo estratégico da sua clínica. Por isso, esse livro está na nossa lista.
Afinal, “Desafios da gestão estratégica em serviços de saúde”, de Luciana Faluba Damázio e Carlos Alberto Gonçalves, expõe as maiores dificuldades dos profissionais de saúde na gestão de suas clínicas e propõe soluções eficientes para elas.
Entre os assuntos, estão as etapas para a gestão eficiente de um consultório, abordando técnicas e estratégias para que você se destaque em um mercado altamente competitivo.
Para isso, ensina a identificar e aproveitar as oportunidades que o aumento de demanda apresenta.
3. Qual o seu negócio em Odontologia? A pergunta que não pode ficar sem resposta
Encontrar o seu propósito, a sua missão, pode parecer um discurso infantil, sem sentido, que não vai causar efeitos práticos no fluxo de caixa da sua clínica, mas acredite, vai!
No vídeo abaixo, eu explico sobre um método de gestão para clínica odontológica que envolve nove indicadores e cinco dimensões, sendo a primeira delas o coração. Nessa fase, você define como propósito da sua clínica. Por que você trabalha com a especialidade que escolheu? O que você quer proporcionar às pessoas com isso?
Esse tipo de pergunta é fundamental para direcionar as suas ações, mostrar seus diferenciais para o mercado, gerar identificação com o paciente e se tornar um dentista referência em sua área.
Por isso tudo, eu indico que assista ao vídeo abaixo, em que explico mais detalhadamente essa técnica.
Da mesma maneira, sugiro que leia o livro, “Qual o seu negócio em Odontologia? A pergunta que não pode ficar sem resposta”, de Claudio Goncalves (Autor) e Ricardo Lenzi.
Na obra, você descobre a resposta para a pergunta título do livro, e aprende a transmitir esse conhecimento para quem trabalha com você.
Afinal, parte do seu objetivo na gestão odontológica é fazer com que seus colaboradores vistam a camisa (ou o jaleco) da clínica, não é mesmo?
Isso fica mais fácil quando secretárias e assistentes compreendem a sua missão e se sentem parte dela.
Além disso, o livro ainda aborda assuntos variados, como:
- marketing para clínicas odontológicas;
- planejamento estratégico;
- praça;
- processos;
- gestão de pessoas;
- vendas;
- finanças.
Vale a pena a leitura!
4. Gestão clínica e do atendimento na Odontologia
Em “Gestão clínica e do atendimento na Odontologia”, o autor Celso Orth apresenta conceitos sobre marketing odontológico e atendimento ao cliente, ponderando como essas áreas são essenciais para o sucesso de uma clínica.
É importante destacar nesse cenário que, não apenas a qualidade do atendimento que você como dentista oferece ao paciente deve ser considerada, mas também a qualidade do suporte prestado por quem trabalha com você
Nesse sentido, é fundamental treinar sua secretaria para interagir com o público.
Na nova lógica comercial, ela é parte do funil de vendas da sua clínica e precisa estar preparada para isso.
Nesse cenário, fica claro que parte da gestão de pessoas em consultórios odontológicos deve estar voltada à capacitação de todos os envolvidos no relacionamento com o paciente.
Leia também: Como fazer a captação de pacientes de odontologia? TOP 7 dicas
5. Como Conversar com Qualquer Pessoa
A gestão de clínica odontológica envolve a capacidade de liderar o seu time, o que depende da sua habilidade em se comunicar com a equipe.
Por isso, o livro “Como Conversar com Qualquer Pessoa“, de Leil Lowndes, não poderia ficar de fora dessa seleção.
Ele não é exatamente voltado para profissionais da saúde, mas é uma obra importante para quem deseja estabelecer uma comunicação de mais valor com colaboradores e clientes.
Isso porque desenvolver a habilidade de se comunicar é imprescindível. A partir dela, é possível envolver, engajar e persuadir pessoas.
Se você quer aprimorar essa capacidade, a obra de Lowndes, especialista em comunicação interpessoal, é fundamental.
Nela, você encontra 92 técnicas baseadas em recentes estudos científicos para alcançar o sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais.
É um guia completo para te ajudar a dar um salto em sua carreira e resultados.
E, já que estamos falando sobre capacitação e treinamento, a minha dica final é que você mantenha-se em busca de melhorar sua gestão em todas as áreas da clínica. Por isso, conheça os cursos de marketing para dentistas e dê um salto na captação de pacientes.
Conheça o método Gorro Branco e entenda como podemos te ajudar a alavancar os resultados de sua clínica, contribuindo para você alcançar o tão sonhado faturamento de 6 dígitos, de forma estratégica.