A gestão de vendas para dentistas é um assunto especialmente relevante para dentistas que buscam aumentar a captação de pacientes particulares de valor.
Contudo, é comum que a falta de conhecimento atrapalhe a evolução nessa área.
Afinal, você conhece algum dentista que tenha estudado a disciplina de marketing ou vendas durante a faculdade?
Este é o ponto!
Afinal, esses temas não são ensinados nas salas de aula da graduação, mas são de extrema importância no dia a dia de trabalho.
Isso porque não dá mais para viver de indicações e ficar esperando sentado enquanto a sua agenda está cheia de espaços vazios!
Nesse cenário, implementar uma gestão de vendas eficiente exige cumprir algumas etapas, como:
- planejamento;
- organização;
- execução;
- controle;
- monitoramento das atividades e mais.
Faz parte da gestão de vendas para dentistas o direcionamento das ações de marketing que visam:
- aumentar o número de pacientes;
- melhorar a sua retenção;
- maximizar as vendas de serviços odontológicos.
Entendido isso, é hora de aprofundar nosso conteúdo, para que você aprenda a aplicar a gestão de vendas.
Como fazer a gestão de vendas para dentistas?
Para fazer a gestão de vendas para dentistas é preciso estudo, planejamento, ação e controle. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre cada um desses pontos.
Estude os cenários interno e externo
Primeiramente, você precisa definir os serviços que deseja priorizar ao se comunicar com o mercado.
Depois é hora de compreender quem é o seu público-alvo e quais são os clientes que você quer atender.
Descreva o perfil de paciente ideal para conhecer mais sobre suas necessidades, interesses e comportamentos.
Compreenda também suas dores, necessidades e por que contrataram um tratamento como o seu.
Todo esse estudo vai te ajudar a visualizar mais claramente o que você tem a oferecer e a quem você deseja comunicar.
A captação de pacientes na odontologia depende desse estudo. Apenas depois dele, você poderá planejar e executar as ações de marketing definidas.
Leia também: 10 ações de marketing digital para consultório odontológico ✔️
Aproveite essa etapa para conhecer um pouco mais sobre o mercado, listando os concorrentes para entender o seu diferencial .
Monte o seu planejamento
É no planejamento que você vai criar suas estratégias para comunicar os seus serviços.
Seu planejamento para a gestão de vendas para dentistas deve considerar o funil de vendas, que representa toda a jornada de compra de um paciente em potencial até que ele contrate o seu serviço.
O funil de vendas é dividido em 3 partes:
- topo: onde se encontram todos aqueles que têm uma necessidade que você possa resolver, mas ainda não tomaram nenhuma atitude para tal. Aqui é um ótimo momento para capturar leads para dentistas;
- meio: é onde se encontram aqueles que já estão em busca de uma solução para suas necessidades;
- fundo: é onde ficam representados potenciais clientes que já estão prontos para fechar negócio.
O planejamento deve pensar ações para cada momento da jornada de compra do cliente.
Dentro do cenário de odontologia, esse funil de vendas pode ser adaptado considerando os pontos de contato entre os leads e a clínica, como:
- ações de marketing, como redes sociais, produção de conteúdo, marketing com influenciadores, SEO e mais;
- interação com a secretaria por telefone e WhatsApp;
- visita para avaliações.
Leia também: Como fazer uma produção de conteúdo digital para dentista: 27 dicas infalíveis
Para entender esse conceito e sua forma prática de aplicação, assista ao vídeo abaixo, o qual vai solucionar muitas dúvidas.
Coloque o plano em ação
A partir do momento em que você já sabe os serviços que quer e precisa oferecer, conhece seu público-alvo e tem suas ações planejadas, é hora de executar e avaliar os resultados da gestão de vendas para dentistas.
O momento da ação deve sempre vir acompanhado da mensuração dos resultados.
Só assim você pode comparar aquilo que está dando certo daquilo que está dando errado.
Controle
A etapa de controle é onde você faz a gestão dos pacientes que conquistou. Garantindo que eles tenham recebido o melhor tratamento, sua satisfação e também a recorrência.
Para isso, aplique pesquisas de satisfação, colete depoimentos e peça por indicações quando possível.
Quais os fatores essenciais para o sucesso na gestão no consultório odontológico?
É essencial que todas as áreas de seu serviço funcionem plenamente. Dito isso, o planejamento estratégico é um dos fatores obrigatórios para o sucesso na gestão no consultório odontológico. Com um bom planejamento você é capaz de organizar e prever resultados, além de mitigar problemas.
Além disso, é muito importante que você não se esqueça de que o bom atendimento ao paciente precisa estar em primeiro lugar.
Curso de vendas em odontologia, vale a pena?
Fazer um curso de vendas em odontologia pode ser o diferencial que você precisa para o sucesso da sua gestão de vendas para dentistas. E a escolha do curso pode ser mais simples do que você imagina.
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Um curso completo em gestão odontológica criado de dentista para dentista.
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- recrutar os melhores profissionais;
- atrair mais pacientes;
- gerenciar suas finanças de forma eficiente;
- aumentar seus lucros.
Tudo isso de maneira clara e descomplicada, com exemplos práticos e linguagem que apenas um curso de dentista para dentista pode oferecer.
Durante o treinamento, eu vou traçar junto com você um plano estratégico para impulsionar o seu faturamento.
Você pode conhecer um pouco mais sobre este nosso curso no vídeo abaixo, e também tirar suas dúvidas no campo de comentários.
Curso de marketing digital para dentistas
Uma boa forma de aplicar essas e várias outras estratégias que você viu aqui é fazer um curso de marketing digital para dentistas.
E nada melhor do que aprender com um dentista especializado, em um curso de marketing digital para dentistas, não é mesmo?!
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