Se você está quebrando a cabeça, pensando como aproveitar a internet a favor da sua clínica, tenho uma proposta de solução: Google Ads para dentista. Sim, a ferramenta de anúncios do Google funciona perfeitamente para divulgar serviços odontológicos.
O buscador realiza mais de 99.000 pesquisas por segundo, somando mais de 8,5 bilhões de pesquisas realizadas diariamente, segundo dados do Internet Live Stats, em 2022. Ou seja, a maioria das pessoas “dá um Google” quando precisa de uma informação.
Uma pesquisa da Math Ads confirma esse comportamento. Segundo o levantamento, 9 entre 10 brasileiros pesquisam na internet antes de realizar uma compra.
O hábito é um efeito da transformação digital que reforça a importância de ter uma marca digital forte e bem posicionada para atrair novos pacientes.
Neste artigo, reuni tudo que você precisa saber sobre Google Ads para odontologia: como cadastrar seu negócio, onde anunciar, dicas para otimizar anúncios, como fazer remarketing e vantagens de investir no marketing digital odontológico.
Continue a leitura e confira!
Como cadastrar dentista no Google?
O passo a passo para um dentista se cadastrar no Google e criar um perfil da sua empresa é um processo fácil, personalizável e gratuito. Basta acessar a ferramenta Perfil da empresa (antigo Google Meu Negócio) e preencher as informações solicitadas para o cadastro. Aprenda como fazer:
1. Crie uma conta Google
O primeiro passo para se cadastrar é ter uma conta Google (no Gmail ou um e-mail comercial), pois esse será o endereço oficial para o qual serão enviadas todas as informações do perfil da empresa.
Então, caso você não tenha, crie um e-mail, na versão gratuita do Gmail mesmo, para gerenciar o acesso e as atualizações do perfil e, depois, as campanhas do Google Ads para dentista.
2. Faça login na plataforma Google Meu Negócio
Agora que você tem um e-mail, acesse o site Perfil da empresa e clique em ‘Gerenciar agora’ para começar o cadastro.
Faça login com a sua conta Google e, depois, no campo ‘Nome da empresa’, coloque o nome do seu consultório ou clínica e a categoria da empresa, no caso, ‘Dentista’.
3. Configure o perfil do negócio
Nesta etapa, você começa a configurar o perfil do negócio, informando todas as informações de localização e funcionamento. As principais informações gerais são:
- Endereço comercial: coloque a informação completa (rua, número, bairro e CEP);
- Horário de funcionamento: especifique os dias e horário de atendimento
- Serviços: se você trabalha no nicho da Ortodontia, pode listar todos os serviços que realiza
- Telefone de contato: a plataforma permite configurar diferentes formas das pessoas entrem e contato com seu consultório:
- Botão ‘Ligar agora’: ao clicar no número pelo celular, abre uma chamada direta
- Enviar mensagem (WhatsApp): abre uma conversa no WhatsApp com o número do consultório.
- Solicitar cotação: abre um formulário para que a pessoa envie perguntas sobre seus serviços.
- Site oficial: caso exista um canal próprio.
As informações acima são fundamentais para que um potencial paciente, ao ver seu perfil, tenha todas as informações que precisa e possa entrar em contato da maneira que preferir.
Outra configuração importante é incluir uma foto de perfil, que pode ser a logo do consultório/clínica, ou uma foto profissional sua, o que é válido, principalmente, se o negócio levar o seu nome.
A foto de capa do perfil também é importante porque é uma forma de mostrar o consultório, tanto a parte interna quanto a fachada, facilitando a identificação do paciente, inclusive, os que vão pela primeira ao seu endereço.
4. Verifique o perfil da sua empresa
O último passo é verificar o perfil da empresa. Esse é um mecanismo oferecido pelo Google que assegura que você é o responsável pelo perfil e a precisão das informações comerciais do seu negócio na rede.
Com a verificação, qualquer pessoa que tentar reivindicar o seu perfil ficará impossibilitada de fazê-lo. Outro ponto importante é que após o cadastro, só é permitido editar as informações do perfil após a verificação.
Na parte superior, clique no botão ‘Verificar agora’. A plataforma oferece diferentes métodos de verificação, como telefone, texto, e-mail, gravação de vídeo, videochamada ou cartão-postal. Escolha uma opção e siga as etapas mostradas na tela.
O processo de revisão das informações pode demorar até sete dias úteis. Após a conclusão, o Google envia uma notificação por e-mail.
Pronto! Com o perfil da empresa finalizado, seu consultório tem mais chances de aparecer e ser encontrado nos resultados de pesquisa do Google, no Maps, entre outros.
Por exemplo, o usuário que pesquisa “dentista em São Paulo”, o buscador reúne todos os locais cadastrados ao lado de um mapa no campo de buscas. Assim, o usuário pode encontrar profissionais próximos, ver sua avaliação, serviços e muito mais.
Onde anunciar um consultório odontológico?
Você pode anunciar seu consultório em diferentes canais do Google, como na página de resultado de pesquisa (anúncios de texto), em sites parceiros (rede de display), anúncios locais (Maps), no YouTube (campanhas de vídeo), entre outros. Para ter acesso à plataforma de anúncios, o Google Ads, é necessário criar uma conta.
Com a inscrição do Perfil da empresa que ensinei no tópico acima, você já tem uma parte do processo concluída, uma vez que pode usar a mesma conta Google para gerenciar os dois canais — todos os serviços do Google são integrados.
Então, antes de conhecer as opções de campanha e onde cada uma é veiculada, explico como fazer seu cadastro no Google Ads. Confira!
Inscrevendo-se no Google Ads
O primeiro requisito para usar a plataforma de anúncios do Google, é ter um site para linkar as suas campanhas. Caso você não tenha um endereço ‘www’ próprio, é possível criar um utilizando a ferramenta ‘Sites’ do Google.
A terceira opção, caso você não queira se aventurar nas configurações de um site, é usar as informações do Perfil da empresa (que ensinei no tópico anterior) e anunciar utilizando a opção ‘Campanhas inteligentes’.
Porém, antes de executar sua estratégia de Google Ads para dentista, você precisa se inscrever. Existem duas maneiras de criar uma conta: o modo Inteligente e o modo Especialista.
Modo inteligente
O modo inteligente é a opção padrão sugerida pelo sistema para criar uma conta. Além de abrir uma conta, é obrigatório já criar a primeira campanha, exigindo mais atenção, apesar de ser o método mais simples. As etapas são as seguintes:
- Acesso o Google Ads e faça login com seu e-mail e senha;
- Configure as seguintes informações para criar sua primeira campanha: meta da campanha, nome e site da empresa, detalhes do anúncio (títulos, descrições e número de telefone), palavras-chave associadas a meta, configurações de localização e orçamento;
- Prossiga para a última página e coloque dados de faturamento: País de faturamento (determina a moeda que os anúncios serão faturados), fuso horário, Tipo de conta (por padrão é colocado ‘Organização’) e dados do cartão de crédito ou débito para faturamento.
- Por fim, clique em Enviar para criar a campanha e finalizar a configuração da conta.
Após terminar o passo a passo, demora, em média, 24 horas para o anúncio ser aprovado. O sistema notifica a aprovação e a campanha começa a ser exibida para pacientes em potencial.
Modo especialista
O modelo especialista é recomendado para profissionais de marketing. A diferença aqui é que você não será obrigado a criar um anúncio ao abrir a conta.
- Acesso o site do Google Ads e faça login com os dados da sua conta Google;
- Mude para o modo Especialista na página “Nova campanha” (essa opção fica na parte inferior da tela);
- Continue a abertura da conta, clicando em ‘Criar uma conta sem uma campanha”;
- Verifique os dados comerciais da conta, incluindo país de faturamento, fuso horário e moeda.
- Clique em Enviar para finalizar a configuração da conta.
Pronto! Apesar de ser indicada para especialistas, vale a pena usar o segundo modo para ter mais tempo para estudar a ferramenta.
Leia também: Como fazer um anúncio de dentista? TOP 3 canais digitais [Tutorial]
Tipos de campanha
Cada tipo de campanha posiciona o anúncio em um local diferente. Listei quatro opções como exemplo úteis na estratégia de Google Ads para dentista.
Campanhas de pesquisa
As campanhas de pesquisa são veiculadas em sites e apps do Google relacionados à busca. Por exemplo, os anúncios de texto são exibidos na página de pesquisa, antes dos resultados orgânicos, no Google Play, na guia “Shopping” e no Maps.
Os anúncios de anúncios do Shopping, com imagens de produtos, ficam no topo da página no formato carrossel. A seção reúne vários anunciantes.
Campanhas de display
As campanhas de display são a opção para quem deseja ir além das páginas de pesquisa. A rede é formada por mais de 35 milhões de sites e apps parceiros e em canais de propriedades do Google (YouTube e Gmail).
Cada campanha tem uma meta (leads, vendas, tráfego do site e outras), tipo de lance (lance fixo ou pagamento por conversão), segmentação específica e imagem personalizada.
Campanhas locais
Como o nome indica, as campanhas locais são anúncios com foco no público do local ou da região onde seu negócio está baseado.
Os anúncios podem aparecer nos canais da rede de Pesquisa, Display, Maps e YouTube. Com as informações do Perfil da empresa a configuração da campanha é otimizada.
Campanhas inteligentes
O diferencial das campanhas inteligentes é a facilidade de configurar um anúncio. Basta informar a meta para a campanha, as palavras-chave que melhor descrevem o negócio, a localização e o endereço do site (ou o perfil da empresa).
Para finalizar, faça a descrição do anúncio e inclua o orçamento. Depois, o sistema do Google Ads otimiza a veiculação da campanha automaticamente. Você só vai precisar monitorar para acompanhar os resultados.
Leia também >>> Anúncio criativo para dentista: inspire-se com 10 copys.
6 dicas de criação e otimização de anúncios
Para sua estratégia de Google Ads para dentista dar certo, independentemente do tipo de campanha e posicionamento, siga as dicas abaixo para a criação e otimização de anúncios:
- tenha objetivos de marketing claros para aproveitar os recursos disponíveis;
- conheça seu público-alvo para fazer segmentações precisas nas campanhas;
- coloque limite de frequência na exibição dos anúncios para que a exposição não seja excessiva;
- escolhe as palavras-chave da campanha, pensando nos interesses dos pacientes que deseja atrair;
- use o recurso Observação para visualizar dados de relatórios e otimizar o desempenho dos anúncios.
- faça testes para melhorar a qualidade das campanhas, usando textos e imagens diferentes para o mesmo serviço e segmentações diferentes para otimizar as campanhas.
Como fazer remarketing no Google Ads para dentistas?
O remarketing é uma estratégia interessante do Google Ads para dentistas. Com esse recurso, você pode direcionar anúncios para segmentos de públicos específicos, por exemplo, usuários que visitaram o seu site ou usuários que interagiram com seus vídeos do Youtube.
O que permite rastrear e saber quem são os usuários são os cookies, que “carimbam” o computador do usuário quando ele clica em um anúncio. Assim, você pode criar uma campanha específica para quem visitou o seu site, mas não converteu de primeira.
Para fazer anúncios, primeiro, é necessário instalar a Tag do Google no seu site. Para isso, será necessário ter a ajuda de um programador.
Com a tag instalada, será possível criar ‘Listas de públicos-alvo’ com o perfil desejado (ex: pessoas que acessaram a página de serviços, de contato ou de orçamento). Esse recurso fica no menu Biblioteca compartilhada > Gerenciador de públicos-alvo.
As listas geradas podem ser utilizadas para criar campanhas personalizadas para atrair potenciais pacientes.
Quais as vantagens de usar Google Ads para odontologia?
Uma estratégia para geração de tráfego pago para dentista na internet é tão valiosa quanto a estratégia de posicionamento orgânico. Porém, com um planejamento bem feito, os anúncios no Google Ads:
- aumentam a exposição da sua marca a potenciais clientes;
- destacam seu negócio nas buscas locais realizadas pelos usuários;
- otimizam o orçamento disponível, permitindo pagar apenas quando a conversão acontece;
- permitem definir a melhor forma de comunicar a mensagem da sua marca;
- ajudam a segmentar, criar e monitorar anúncios de forma rápida e aprimorar a estratégias com os dados dos relatórios.
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