Quando o assunto é marketing digital na odontologia, existe um conjunto de ferramentas gratuitas e essenciais do Google para dentistas que podem impulsionar o seu consultório e posicioná-lo diante do público-alvo.
A relevância dos serviços da empresa é proporcional ao uso do Google. O site é o mecanismo de pesquisa mais utilizado no mundo. Segundo a plataforma Statista, 83% dos usuários de internet usam o Google para pesquisar produtos e serviços.
Portanto, ser relevante dentro desse ecossistema pode trazer resultados positivos para o crescimento do seu consultório ou clínica. Isso porque, para atrair seu público-alvo, seus anúncios e conteúdos precisam estar onde as pessoas buscam por eles.
Afinal, administrar um negócio não é uma tarefa fácil, então, por que não aproveitar as ferramentas de marketing digital para dentistas disponíveis?
Neste artigo, reuni as melhores ferramentas do buscador que valem a pena usar para construir uma estratégia de marketing certeira na internet. Continue a leitura e confira!
7 principais ferramentas do Google para dentistas
As ferramentas do Google formam um ecossistema integrado com soluções que se complementam, auxiliando os negócios a ganharem relevância no buscador.
A vantagem é que a maioria das ferramentas é gratuita, exceto a plataforma de anúncios que você precisa pagar pela veiculação (o uso do sistema é gratuito), nenhuma tem custo. Você cria uma conta Google e tem acesso a todas.
Conheça sete opções de ferramentas do Google para dentistas e para que cada uma delas serve.
1. Google Meu Negócio para dentistas
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que serve para montar o perfil da sua empresa no Google. Para fazer o cadastro, você precisa ter uma conta Google (Gmail). As principais informações solicitadas são:
- nome do consultório/clínica;
- endereço completo;
- horário de funcionamento;
- telefones de contato;
- portfólio de serviços;
- site;
- fotos do local;
- postagens.
Além disso, os usuários podem avaliar o consultório e interagir por meio das postagens ou mensagens diretas. Os dentistas podem responder dúvidas frequentes e promover ofertas especiais, eventos e novidades.
O ‘Meu Negócio’ pode funcionar como um mini site se você ainda não tem um endereço ‘www’ próprio. O algoritmo do Google “lê” e indexa dados dos perfis e mostra nos resultados da pesquisa em destaque na lateral da página.
2. Google Ads para dentista
Outra ferramenta valiosa do Google para dentistas é o Google Ads, o serviço de publicidade online do buscador. A empresa criou uma plataforma com diferentes formatos de anúncios e formas de cobrança, permitindo que os anunciantes controlem todas as configurações.
As campanhas são baseadas em palavras-chave de dentista, sendo os termos relacionados ao seu serviço/produto que os usuários pesquisam. Dessa forma, é possível veicular vários anúncios em uma mesma campanha.
Isso porque além da página de resultados de buscas, na qual os anúncios aparecem antes dos resultados orgânicos (não pagos), os anúncios podem aparecer em sites da rede de parceiros e outros canais do Google, como YouTube e Play Store.
Leia também >>> Curso de Adwords para dentista: por que ele é essencial?
3. Google Trends
Continuando no tópico anúncios, o Google Trends é outra ferramenta útil principalmente para acompanhar assuntos em alta do seu nicho odontológico, que podem render um tema para anúncio ou gancho para criação de conteúdo.
Ao inserir um tópico de assunto no campo de busca, o sistema mostra em tempo real o volume de pesquisa, ou seja, o interesse na palavra buscada em determinado local e período.
Dessa forma, você pode explorar temas nos quais o usuário está interessado, aproveitando sua relevância no momento.
4. Keyword Planner
O Keyword Planner é uma excelente ferramenta do Google para dentistas principalmente para os que investem em anúncios pagos no buscador.
A ferramenta serve para encontrar palavras-chave do Google Adwords para dentista, auxiliando na seleção daquelas que melhor se encaixam na estratégia de anúncios criada e são relevantes para os objetivos pretendidos.
O Keyword Planner fica dentro da plataforma do Google Ads (menu Ferramentas), facilitando bastante a pesquisa e as comparações de palavras diferentes.
5. Google Sites
O Google Sites é uma ferramenta estratégica para o marketing. Como o nome já entrega, o recurso serve para criar sites de forma simples, sem precisar de programador e desenvolvedor, a partir dos modelos disponíveis.
Caso você não tenha orçamento para montar um site do zero, o Google Sites é um excelente plano B para criar landing pages personalizadas e utilizá-las como link nos seus anúncios, por exemplo.
6. Google Analytics
O Analytics é outra ferramenta nativa do Google que serve para monitorar o volume de tráfego que um site atrai e de onde vêm os visitantes, como por meio de anúncios, redes sociais, sites parceiros, entre outras opções.
Dessa forma, você acompanha os resultados do investimento em tráfego pago de dentista. Os relatórios ainda ajudam a analisar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado, monitorando de perto o comportamento dos visitantes em seu site.
7. Think With Google
O Think With Google é uma central de conteúdos gratuita na qual são publicados vários artigos, estudos de caso e entrevistas com líderes de setores do mercado que compartilham seus resultados com as ferramentas Google.
O site é atualizado constantemente com novos conteúdos, por isso, é um excelente lugar para encontrar inspiração e manter-se atualizado sobre as tendências de marketing digital.
Como cadastrar dentista no Google?
Para cadastrar seu negócio como dentista no Google, o primeiro passo é ter uma conta no Gmail, o e-mail padrão da plataforma, para cadastrar seu consultório no Google Meu Negócio, criar uma conta no Google Ads e no Analytics, montar sites, pesquisar Trends e muito mais.
Como criar campanhas para dentista no Google Ads?
Para criar campanhas de dentista no Google Ads, o passo a passo é:
- Acesse o site do Google Ads;
- Faça o login com sua conta Google;
- Clique no menu ‘Campanhas’, à esquerda da tela, e selecione ‘Nova campanha’;
- Escolha o objetivo de publicidade da campanha;
- Defina a meta de conversão e clique em ‘Continuar’;
- Selecione o tipo de campanha que deseja veicular (pesquisa, display, vídeo, local, entre outras);
- Especifique o orçamento e a forma de pagamento para finalizar e veicular sua campanha.
Saiba mais no artigo: Como fazer anúncios de dentista no Instagram, Face e Google?
Aprenda como investir em anúncios para dentistas no Google
Gostou de conhecer as ferramentas do Google para dentistas e como elas podem enriquecer sua estratégia de marketing digital. O buscador agrega muitos recursos úteis com a vantagem de serem gratuitos.
Porém, o ponto principal para alcançar bons resultados com as ferramentas é ter um planejamento de marketing com objetivos e metas bem definidos.
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