Se por um lado existem pessoas que acreditam que criar um perfil no Instagram é indispensável para qualquer negócio, por outro temos aqueles que alertam sobre a ineficiência de resultados da rede social. Mas, e aí, quem está certo sobre o Instagram para dentista?
A verdade é que o canal pode ser uma fonte de clientes particulares, interessados em sua qualidade e não apenas em preço baixo.
Nesse sentido, assistimos resultados impressionantes todos os dias aqui na Smile University, com alunos que alavancaram seu faturamento usando as redes sociais para trazer leads qualificados para a clínica.
Contudo, esses dentistas têm algo em comum: a criação de uma estratégia de atuação que envolve a produção de conteúdo relevante e a criação de anúncios segmentados.
Isso significa que, para alcançar o sucesso usando o Instagram para dentista, é preciso mais do que apenas criar um perfil na rede, publicar conteúdos com fotos de banco de imagens e esperar que os resultados cheguem.
Na prática, a grande responsável pelo sucesso de um perfil de dentista no Instagram é a estratégia que sustenta tudo o que é feito.
E, diferentemente do que você possa imaginar, nada disso precisa ser complexo ou caro demais.
Ao contrário, nosso objetivo aqui é te mostrar como é possível montar um Instagram para dentista que leve leads qualificados para a clínica, usando o que você tem de melhor: seu conhecimento e seus pacientes.
Por que criar um Instagram para dentista?
Vamos começar a entender um pouco mais sobre por que criar um Instagram para dentista.
Afinal, como apresentamos na introdução deste artigo, é comum encontrarmos com pessoas que depõem contra a ferramenta. O que coloca uma pulga atrás da orelha sobre a sua real eficiência, não é mesmo?
Então, para ter certeza sobre a eficiência do canal, vamos aos dados, afinal, números não mentem!
Um estudo da Opinion Box mostrou que 92% dos usuários entram no Instagram pelo menos uma vez por dia, e que 86% seguem empresas na rede social. E o melhor? 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram.
Esses resultados nos mostram que o uso eficiente do Instagram para dentistas pode:
- ampliar o seu alcance, ao oferecer a oportunidade de se conectar com os milhões de usuários da rede;
- gerar mais engajamento, aproveitando a inclinação dos usuários em se relacionarem com empresas;
- aumentar as vendas, ao apresentar sua marca, seus serviços e diferenciais.
Diante de tudo isso, fica difícil continuar afirmando que redes sociais não trazem clientes, não é mesmo?
Mais uma vez, é importante que você compreenda que o problema de resultados nulos ou ruins dentro do Instagram, ou de qualquer outro canal, geralmente, está na forma como você trabalha com o canal. E isso nós vamos te ajudar a resolver.
Como montar um Instagram para dentista?
O primeiro passo para montar um Instagram para dentista é criar uma conta profissional.
Aproveitamos para fazer um alerta: não use o Instagram da sua clínica como um perfil pessoal.
Caso você já tenha criado o perfil e ele ainda não tenha sido transformado em uma conta profissional, fique tranquilo, porque é possível fazer essa alteração. Confira o passo a passo, a seguir.
Como criar ou mudar o seu Instagram para comercial?
A alteração de um perfil pessoal para um profissional não gera custos e o processo é gratuito, feito dentro da própria plataforma.
Caso ainda não tenha um perfil da clínica, faça o download do aplicativo, clique em “criar uma conta”.
Em seguida, configure como conta empresarial, seguindo os passos abaixo:
- Acesse o seu perfil e toque nos três traços que ficam no canto superior direito. Essa é a região do menu;
- Selecione “Configurações”;
- Em seguida, clique em “Conta”;
- Selecione a opção “mudar para conta profissional” e continue;
- Escolha uma categoria para a sua clínica e clique em concluir;
- Selecione a opção “empresa” e avance;
- Adicione as informações solicitadas e salve as alterações.
Com esses passos, o seu perfil pessoal será transformado em um perfil profissional.
Como falamos acima, caso você não tenha um perfil dentro da rede social basta baixar o app e fazer o cadastro.
Complete as informações do seu perfil de dentista no Instagram
Depois de transformar seu perfil em uma conta profissional, você deve dar atenção à biografia do Instagram para o dentista.
É comum que essa área seja negligenciada. Contudo, ela representa uma grande oportunidade de falar sobre seu diferencial, seus serviços e indicar o próximo passo que a pessoa deve dar caso tenha interesse em conhecer mais um tratamento.
Você pode, por exemplo, convidá-la a fazer um agendamento de avaliação gratuita e disponibilizar o número de telefone ou um link para o WhatsApp.
Algumas dicas são especialmente relevantes na criação da biografia de Instagram para dentista, entre elas:
- prefira o uso de uma foto pessoal e não a logo da clínica;
- cuidado com nomes criativos de dentista que envolvam, por exemplo, o nome da sua especialidade. Priorize o uso do seu nome ou o nome da clínica para tornar mais pessoal a comunicação;
- inclua o seu propósito como dentista;
- destaque o números de tratamentos realizados (ex: mais de 1.500 implantes) e o tempo de profissão;
- insira o link para WhatsApp e o número de telefone para que o paciente possa entrar em contato com facilidade.
Observe o exemplo abaixo, com o perfil do Instagram do Dr. Daniel Melo Gaspar, e siga como referência para criar a sua bio.
Como você pode observar, a bio apresenta todos os elementos sobre os quais falamos acima.
E por que ele deve ser seguido como exemplo? Como você pode observar no vídeo abaixo, com apenas uma sala, em uma cidade de 10 mil habitantes, ele conseguiu, no primeiro mês de aplicação da metodologia da Smile University, sair de uma receita de R$20 mil e alcançar os sonhados R$100 mil de faturamento.
Vale a pena assistir e entender um pouco mais sobre como isso foi possível.
O que postar em um perfil de instagram para dentista?
Essa é outra grande dúvida de quem está montando um Instagram, e a nossa principal dica sobre o que postar no Instagram para dentista é o uso de histórias e imagens reais de seus pacientes e tratamentos.
Para isso, você vai precisar pedir a autorização das pessoas que fizeram tratamento com você, solicitando o direito de imagem, mas acredite, esse será um divisor de águas para suas campanhas.
Além da imagem, produz uma boa legenda que ofereça informações relevantes sobre a história daquele pacientes e do tratamento que foi aplicado.
Mostre as necessidades com as quais esse paciente chegou até você e como o procedimento impactou na vida dele.
Algumas sugestões de publicações incluem:
- depoimentos e histórias de seus pacientes;
- apresentação sobre tratamentos;
- explique como o tratamento é feito;
- responda às principais objeções que chegam até você e mais.
Use vídeos e fotos e lembre-se de publicar no stories e no feed do Instagram.
Para te ajudar ainda mais, selecionamos o vídeo abaixo em que o especialista Matheus Marcondes, idealizador e professor dos treinamentos da Smiles University, compartilha dicas práticas e monta ao vivo uma semana de conteúdos para o Instagram, em alguns minutos.
Se o seu objetivo for impulsionar a aquisição de pacientes particulares usando as redes sociais, conheça os treinamentos para dentistas da Smile University.
Desenvolvemos uma metodologia testada e aprovada pelos mais de 2 mil alunos dentistas que já passaram por aqui e mudaram de vida!