A Internet das Coisas, ou IoT na odontologia,  não é mais apenas uma tendência, mas uma realidade cada vez mais presente no dia a dia do setor, sendo já bastante usada para: 

Todos esses objetivos podem ser alcançados, por exemplo, a partir de equipamentos inteligentes, como sensores plugados no dente do paciente, que conseguem detectar a acidez da saliva e alertar para a necessidade de um tratamento preventivo contra cárie, no momento ideal, antes de ela se formar. 

Incrível, não é mesmo?

As práticas podem ser executadas com a utilização de funcionalidades presentes na IoT. Nesses casos, os equipamentos odontológicos podem ser conectados à internet, permitindo o monitoramento remoto e manutenção preditiva.

Assim como em outros campos, a Internet das Coisas na odontologia caminha a passos largos para transformar produtos simples em ferramentas poderosas. 

O que é internet das coisas ou IoT?

Antes de avançar, darei um panorama sobre o que é Internet das Coisas, assim, garanto que você domine esse conceito e possa avançar para a compreensão da sua utilização.

Então, vamos lá! A IoT é uma tecnologia que possibilita a conexão e comunicação de dispositivos físicos à internet. Assim, esses objetos passam a ter capacidade de:

Mesmo sendo novidades na odontologia, alguns exemplos de IoT que já fazem parte do nosso dia a dia são os equipamentos de ar condicionado que podem ser conectados à rede wifi e, então, controlados pelo celular. 

Dessa forma, é possível aumentar ou reduzir a temperatura do ambiente por meio de aplicativos instalados no smartphone. Isso pode acontecer mesmo que você esteja a quilômetros de distância da sua casa.

Outro exemplo são as fechaduras eletrônicas que permitem que você tranque ou  destranque a porta da sua casa de qualquer lugar, usando apenas o seu celular. 

Existem ainda as cafeteiras que podem ser controladas ou programadas para preparar o seu café 5 minutos antes do seu alarme matinal despertar. Esses são apenas alguns exemplos de como a IoT já faz parte das nossas vidas.

Tudo isso pode até parecer um pouco demais, ou até mesmo desnecessário para algumas pessoas, porém seu uso vai muito além destes exemplos. Principalmente, se você olhar para a área da saúde.

Exemplo prático: escova de dente inteligente

Imagine que seu paciente possa ter uma escova de dentes inteligente que monitore a qualidade da escovação e crie um relatório indicando as áreas mal-escovadas e pontos de melhorias que devem ser observados.

Esse relatório é enviado para o celular dele com orientações para melhorar os cuidados bucais.

Parece loucura? A verdade é que esse tipo de tecnologia da odontologia já existe, e muitas pessoas já estão usando.

Para que serve a IoT na odontologia?

Agora que você já entendeu o que é Internet das Coisas e começou a vislumbrar as suas possibilidades de aplicação, é hora de entender mais detalhes sobre seu uso.

A IoT na odontologia serve principalmente para auxiliar o trabalho do dentista durante a coleta e análise de dados necessários ao acompanhamento dos pacientes.

Para entender como essa novidade gera esses resultados, confira, a seguir, alguns de seus usos:

Leia também: 9 melhores apps para dentistas terem no celular

A importância da Internet das Coisas na coleta e análise de dados 

A Internet das Coisas na odontologia significa uma melhor gestão do seu tempo, mais controle sobre as informações e mais segurança para a tomada de decisões.

É claro que, como toda nova tecnologia, você precisa  ter os pés no chão e tomar o cuidado de usá-las com responsabilidade. Principalmente tecnologias que fazem a coleta de dados sensíveis de pacientes.

É necessário ter autorização e agir de forma ética nessa abordagem e no uso dessas informações. 

Entretanto, seguindo esses cuidados, esse tipo de solução tem tudo para representar uma evolução incrível da área, evitando que as pessoas só cheguem até você quando o problema de saúde bucal estiver avançado, por exemplo.

Em suma, como você pôde ver por aqui, o uso de IoT na odontologia veio para auxiliar no atendimento e tratamento.

Além disso, oferece recursos capazes de otimizar os processos internos, a partir de recursos, como prontuários eletrônicos.

De fato, a tecnologia vem ganhando espaço, e a IoT na odontologia é apenas mais um exemplo disso. 

A inteligência artificial, por exemplo, também já oferece uma lista de benefícios aos profissionais, como a possibilidade de melhorar a atração de pacientes para o consultório. 

Por meio de recursos similares ao Chat GPT, você pode  criar legendas humanizadas com alto potencial de conversão para suas redes sociais e captar mais e melhores pacientes. 

Para ver como isso funciona na prática, conheça o gerador de copy da Smile University e elabore  postagens que convertem ainda hoje! Além do mais, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso. Te espero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *