Uma das dúvidas mais comuns que os dentistas, sejam eles iniciantes ou veteranos, trazem até a mim é a dificuldade de ter ideias para postar todos os dias, seja no Facebook ou Instagram.
Este é o seu caso? Pois pode ficar tranquilo, porque eu organizei neste artigo uma lista de temas para mídia social dentista.
Meu objetivo é te ajudar a criar conteúdos que gerem conexão com o público, estimulem o engajamento e, acima de tudo, façam o telefone e o WhatsApp da clínica tocarem!
Quais temas de odontologia para Instagram são mais relevantes?
Quando você for organizar os temas de odontologia para Instagram que você vai usar para divulgar o seu trabalho, inclua:
- fotos e vídeos de pessoas reais comemorando resultados
- conteúdos educativos para alertar e informar
- histórias de seus pacientes.
Fotos e vídeos de pessoas reais comemorando resultados
Um dos erros mais comuns nas redes sociais de dentistas é o uso de fotos e vídeos de banco de imagem totalmente editadas. Isso não gera identificação e não produz engajamento.
Para criar conexão, é preciso ter um conteúdo autoral que mostre a sua clínica, os seus pacientes e o seu dia a dia de trabalho.
Aproveite o vídeo abaixo para entender quais são os outros erros que você pode estar cometendo ao criar conteúdo ao fazer os seus posts do Instagram.
Conteúdos educativos para alertar e informar
Muitas pessoas não sabem que precisam realizar um tratamento odontológico. Outras sabem, mas tem diversos medos e inseguranças sobre eles.
Por isso, criar um conteúdo informativo ajuda a diminuir as barreiras que separam um potencial paciente de entrar em contato com você.
Solucione objeções como o tempo do tratamento, se o procedimento dói, quem pode fazer, e mais.
Leia também: 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes
Conte histórias de seus pacientes
Uma foto de um tratamento finalizado é muito mais do que apenas uma imagem. Isso porque, por trás daquilo, há uma história que todo dentista escuta antes e durante o tratamento. Muitas delas podem ser inspiradoras e devem ser usadas nos seus conteúdos para gerar empatia e identificação com o público.
Afinal, é muito comum que os problemas e inseguranças dos pacientes que chegam até você sejam os mesmos. Ao contar a história de um, você pode inspirar várias pessoas.
Cuidados necessários para um post de dentista para Instagram
Para fazer um post de dentista para Instagram, você precisa estar atento às questões legais do Código de Ética. Por exemplo, é fundamental ter a autorização do paciente para expor sua imagem, garantir que os procedimentos divulgados tenham comprovação científica e eliminar conteúdos promocionais que apresentem preço ou chamadas comerciais.
Quais assuntos mais procurados sobre odontologia atualmente?
Outra maneira de definir o que postar no Instagram do dentista é pesquisando as palavras-chaves mais usadas nas buscas feitas pelas pessoas dentro da internet.
Uma forma de fazer isso é usar o Google ao seu favor. Por exemplo, se você trabalha com lente de contato dentária, experimente fazer uma pesquisa usando esse termo.
Ao fazer isso, você tem acesso a uma série de outras pesquisas relacionadas que podem servir como inspiração para suas postagens. Observe o exemplo abaixo.
Antes de apertar “enter” para fazer a pesquisa, observe os termos que o Google apresenta como sugestão, logo abaixo do campo de pesquisa.
Essas são palavras-chaves usadas pelos usuários para fazer buscas sobre o assunto. Ou seja, ali estão as dúvidas mais frequentes de pessoas que têm interesse no assunto. Por exemplo:
- como é feita a lente de contato?;
- lente de contato corrige dente torto? .
Com essas perguntas em mãos você pode criar vídeos explicativos no seu Instagram. Ou seja, elas são ótimas ideias de stories para dentista.
Agora você já tem um norte para seguir ao criar o seu conteúdo, mas é claro que ainda não acabou. A seguir, organizei uma lista de temas para mídia social dentista. Confira!
Lista de temas para mídia social de dentista por categoria
Confira a lista de temas para mídia social dentista:
- Crie semanas temáticas
- Use as histórias de pacientes
- Desenvolva vídeos com depoimentos
- Use fotos e vídeos de pacientes reais
- Responda a perguntas frequentes
- Apresente os riscos de adiar um tratamento
- Liste os cuidados no pós-operatório
Semanas temáticas
Uma das dicas mais interessantes é apostar em um tema e ir destrinchando o assunto ao longo da semana.
Para isso, em vez de criar uma postagem sobre assuntos diferentes a cada dia, faça um post no começo da semana avisando que essa semana será apenas sobre implante, por exemplo, e foque todos os conteúdos nisso.
No vídeo abaixo explico um pouco mais sobre isso. Vale a pena assisti-lo
Post sobre histórias de pacientes satisfeitos
Mais importante que uma bela foto de um tratamento bem feito é apresentar a história por trás dele.
Isso porque apresentar a história de um paciente que pode voltar a sorrir sem vergonha é um tipo de conteúdo que gera empatia e engajamento, logo deve ser explorada com delicadeza em claro, autorização.
Vídeo com depoimento de pacientes
Todo dentista tem aquele paciente que ama o seu trabalho e é grato por sua ajuda. Você pode ter vários!
Converse com eles sobre a possibilidade de gravarem um breve vídeo falando sobre a história deles com você e use isso como material de marketing para dentista.
Post com fotos e vídeos reais dos seus pacientes
Um ponto que já abordamos aqui, mas que vale a pena reforçar, aposte no conteúdo autoral, fotos e vídeos reais de pessoas reais. Quanto mais você apela para banco de imagens, menos humanizada fica sua marca.
Use as perguntas frequentes dos pacientes como conteúdo
Sempre que fizer um primeiro atendimento, anote as dúvidas dos pacientes e quanto mais elas forem frequentes, use-as como gancho para fazer um conteúdo esclarecedor.
Riscos de se adiar um tratamento odontológico
Muitas pessoas encaram a odontologia apenas como procedimento estético ou algo que não precisa ser prioridade. Por isso, vale a pena apostar neste tipo de conteúdo para mostrar as consequências de ser negligente com a saúde dos dentes.
Liste os cuidados no pós-operatório
Outra dúvida comum é o que fazer depois de uma cirurgia dentária, o que deve se evitar comer e situações assim.
Esse é outro gancho interessante de se usar, pois toca em uma dúvida e até mesmo desperta curiosidade.
Agora você tem uma lista de temas para mídia social dentista para começar ou melhorar o seu trabalho na internet.
Perceba que as dicas estão muito ligadas ao uso do que acontece no seu dia a dia como material, e muito menos relacionadas a altas produções ou ao uso de agências.
Conhecer essas técnicas é fundamental para alinhar a sua estratégia e começar a ter sucesso online.
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