Se o seu objetivo é aumentar o faturamento da sua clínica, você precisa investir em marketing para atrair novos pacientes odontológicos. Isso porque, com uma boa estratégia, é possível melhorar suas conversões, tornando seu consultório muito mais rentável.

Agora, é fato que isso requer esforço e comprometimento. Afinal, é preciso entender como o marketing funciona e, é claro, descobrir o que faz sentido para a sua área.

Neste artigo falo sobre a importância dessa área para a sua clínica, explico a diferença entre a modalidade off-line e a digital e dou dicas de marketing digital para atrair novos pacientes odontológicos. Para ficar por dentro, é só ler até o final.

Qual a importância do marketing na captação de novos pacientes para dentistas?

O marketing, em suas diversas modalidades, é uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de empreendimento. É por meio dele que você divulga seus serviços e apresenta a sua clínica para pacientes em potencial. Também é uma boa estratégia para criar relacionamentos, construir sua imagem profissional e ganhar credibilidade.

Em outras palavras, são as estratégias de marketing odontológico que permitem que as pessoas conheçam o seu trabalho e, caso se interessem por ele, tornem-se pacientes.

Sendo assim, para entender a importância do marketing na captação de novos pacientes para dentistas, é só imaginar que sem esse tipo de divulgação, sua clínica dependerá exclusivamente de indicações de outras pessoas. Ou seja, mesmo que você seja o melhor naquilo que faz, será muito difícil manter um bom faturamento.

Marketing off-line X marketing digital: qual a melhor opção?

A dúvida sobre qual é o melhor tipo de marketing para atrair novos pacientes odontológicos é mais comum do que você imagina. Vamos tentar entender?

É fato que ao contratar um outdoor para divulgar sua clínica na avenida mais movimentada da cidade irá impactar muita gente. Porém, isso custa caro, nem todos que o virem vão se interessar pelo anúncio e, o mais importante, só atingirá as pessoas que passarem por aquele local específico.

Ou seja, por mais que o marketing off-line ainda tenha o seu espaço, a chance de atingir um público não qualificado é muito grande, ao contrário do marketing digital. 

Com o marketing digital para dentistas, a história é bem diferente. Isso porque, primeiro, ele permite atingir muito mais pessoas gastando menos

No caso de anúncios pagos, é possível segmentar suas campanhas para um público específico, isto é, entregar a sua mensagem diretamente para o seu público, otimizando a verba de marketing.

Ou seja, além de ter um custo-benefício muito melhor quando comparado ao off-line, o marketing digital proporciona uma série de vantagens, como maior alcance, mais poder de segmentação e flexibilidade para escolher entre vários formatos diferentes.

5 vantagens de investir em marketing digital para a captação de pacientes

Já apontei alguns benefícios do marketing digital, mas acho importante aprofundar um pouco mais neste tópico para que você entenda as vantagens dessa prática.

  1. ajuda a construir autoridade, por meio de seus conteúdos, você demonstra que entende sobre o assunto, colocando-se como uma referência na área;
  2. maior potencial de alcance, tendo em vista que, pela internet, você consegue atingir um público muito maior;
  3. maior poder de segmentação, o que permite atrair leads mais qualificados, aumentando suas conversões;
  4. melhor custo-benefício, considerando que, devido a segmentação, é possível atingir pessoas mais qualificadas, ou seja, alinhadas à sua persona;
  5. acesso a métricas relevantes, que possibilitam acompanhar os resultados e mensurar o engajamento do público, a fim de planejar novas estratégias.

5 dicas de marketing para atrair novos pacientes odontológicos

Se você deseja melhorar a captação de pacientes da sua clínica odontológica, confira essas dicas de marketing digital que preparei para ajudar na sua jornada:

1. Conheça muito bem o seu público

Um dos princípios mais importantes do marketing é a comunicação e, para obter sucesso nisso, você precisa saber com quem está falando, concorda?

Isso irá te ajudar a elaborar uma boa estratégia, definir seu tom de voz e encontrar a melhor forma de abordar as pessoas para as quais irá direcionar a sua mensagem.

2. Marque presença nas redes sociais

Se as redes sociais fossem locais físicos, seriam como uma praça ou uma cafeteria, lugares onde as pessoas vão para se encontrar e trocar ideias. Considerando que o Brasil é o terceiro maior consumidor dessas plataformas no mundo, fica evidente que esse é o melhor ambiente para você divulgar seus serviços e sua clínica, certo?

Esteja presente, interaja com o público, crie relacionamentos e se faça notar com bons conteúdos. Essa é uma ótima estratégia para atrair pacientes odontológicos. 

E, inclusive, nos leva para a próxima dica: o marketing de conteúdo!

3. Produza conteúdos relevantes e de qualidade

Você não precisa fazer dancinhas para alimentar a sua audiência e ter engajamento. A melhor estratégia para construir autoridade e ganhar relevância nas redes é por meio da produção de conteúdos de qualidade, alinhados ao interesse do público.

Descubra as maiores dúvidas da sua audiência e aborde esses assuntos em seus posts. Incentive o engajamento e tenha constância em suas publicações.

Aliás, uma dica para aumentar o poder de persuasão de seus conteúdos é usar o Gerador de Copy, uma ferramenta super prática que usa inteligência artificial para criar legendas instigantes e com alto poder de conversão.

4. Monitore seus resultados

Publicar por publicar dificilmente irá gerar resultados consistentes. Para obter sucesso com o marketing digital é preciso ter estratégia, e você só saberá se suas ações estão surtindo os efeitos esperados se monitorar os resultados.

Portanto, acompanhe indicadores relevantes para o seu negócio, como métricas de engajamento, alcance, taxa de conversão, ROI, entre outras.

5. Faça um bom curso de marketing para dentistas

É possível aprender muito sobre marketing apenas consumindo conteúdos gratuitos na internet. Entretanto, na maior parte das vezes você encontrará orientações mais gerais e superficiais, que serão úteis para iniciar mas não vão te levar muito longe.

Por isso, o que recomendo é buscar um curso focado no nicho odontológico, onde você terá contato com uma abordagem mais específica para a área em que atua. Ou seja, técnicas testadas e validadas, que vão te ajudar a ter muito mais resultados.

Este post foi escrito por Matheus Marcondes, cirurgião bucomaxilo e apaixonado por marketing digital para odontologia. Presto consultoria em clínicas odontológicas desde 2011 e sou o criador do Gorro Branco, um curso de marketing digital focado em dentistas, que já foi testado e aprovado por mais de 2 mil profissionais da área

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