Sabe aquela velha batalha para mostrar seu diferencial e parar de brigar por preço? O marketing de conteúdo para dentistas é uma das formas de vencer essa disputa e conquistar pacientes que valorizem, de fato, o seu trabalho.
Isso porque, a criação de conteúdos relevantes permite estreitar a relação com potenciais pacientes, apresentar serviços e reforçar a autoridade sobre os assuntos tratados.
Esses são passos fundamentais para que eles vejam a sua clínica como a melhor opção para um tratamento.
E é também essa estratégia que fará com que eles o escolham, mesmo que o seu orçamento seja mais alto.
É claro que quando falamos de preço de serviços, é fundamental que seus valores sejam compatíveis com o do mercado, mas esse não deve ser o seu único argumento de venda.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a criação de materiais que oferecem informações de valor aos usuários e que, a partir disso, os atrai para sua clínica. Pode ser aplicado em táticas que envolvam redes sociais, anúncios, blog, e-mail e site.
Por exemplo, considere que você gerencie um consultório de odontologia infantil.
Nesse caso, gerar conteúdo de valor para os pais e mães de primeira viagem sobre como cuidar da saúde bucal das criança:
- atrai o interesse do seu público;
- oferece valor;
- estimula que eles acompanhem os canais em que a sua clínica está.
Como é o marketing de conteúdo para dentistas?
O caminho proposto pelo marketing de conteúdo começa com a atração de potenciais pacientes, a partir do compartilhamento de informações relevantes que solucionam as dores de seu público.
Ao fazer isso, você atrai e se aproxima dos potenciais pacientes, apresentando seus diferenciais, muito antes de uma consulta ou avaliação.
Essa proximidade é o primeiro passo para que um paciente :
- ouça sua marca;
- perceba seu valor;
- o diferencie das demais;
- o considere o melhor dentista.
Logo, se você busca por pacientes de valor que queiram um tratamento e atendimento especiais, você precisa apresentar argumentos que te diferenciem da concorrência.
E isso começa com o valor que você apresenta ao interagir com essas pessoas, desde antes de um contato direto.
Entendido o que é o marketing de conteúdo, a dúvida que fica é: como fazer? Onde aplicar? Em quais plataformas disponibilizar materiais ricos para seus pacientes e atraí-los?
É sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo. Continue lendo e tire suas dúvidas.
Como fazer marketing de conteúdo para dentistas?
Para fazer marketing de conteúdo para dentistas, sugerimos que você sigas as próximas etapas:
- Conheça seu perfil de paciente ideal
- Defina as temáticas que deseja abordar
- Considere a jornada do cliente
- Monte seus perfis nas redes sociais
- Desenvolve o seu calendário editorial
- Diversifique o formato e os canais de conteúdo
Entenda cada estágio, a seguir.
1. Conheça seu perfil de paciente ideal
Para criar um conteúdo de valor, é preciso que você conheça quem é o seu paciente e suas necessidades.
Compreenda as dores e desejos e os utilize para gerar identificação na pessoa enquanto ela lê sua legenda de um post, assiste aos seus stories ou acesse o seu blog.
Ao compreender quem é o seu paciente ideal e quais as suas dores, fica muito mais fácil apresentar o seu tratamento como a solução para essa necessidade.
Em outras palavras, é fundamental deixar claro os impactos positivos que determinado procedimento pode trazer para a vida de quem o realiza.
Isso não precisa ser feito de maneira direta. A linguagem não deve ser sensacionalista, nem ter o tom de promoção e publicidade.
Por isso, ao falar sobre benefícios e resultados, ao invés de se concentrar apenas em aspectos técnicos de um serviço, o objetivo e o tom do conteúdo devem ser direcionados a ajudar o paciente.
Lembre-se também de gerar conteúdos práticos que contribuam para que um problema do paciente já possa ser resolvido a partir da informação compartilhada.
Por exemplo, é possível criar um guia nas redes sociais sobre como controlar o mau hálito excessivo.
Sabemos que muitos pacientes precisam lidar com isso e sofrem com esse problema, que os impede de fazer coisas como dormir fora de casa ou mesmo na companhia de alguém.
Se você compartilha dicas que diminuem esse problema, você impacta positivamente a vida dessa pessoa, que não vai mais olhar para o seu nome da mesma maneira que olha para um concorrente.
Perceba que ao impactar a vida de alguém, você gera conteúdo que vai estreitar o seu relacionamento com essa pessoa.
2. Defina as temáticas que você deseja abordar
Ao mesmo tempo que você compreende quem é seu cliente, é fundamental olhar para dentro do negócio e observar o tipo de trabalho que deseja prestar. Implante? Facetas? Aparelhos de correção?
Defina um ou dois nichos de atuação para que possa direcionar a sua comunicação e trabalhar a sua autoridade como profissional do setor.
A partir disso, selecione os conteúdos relacionados às demandas e necessidades do cliente que deseja atender.
3. Considere a jornada do cliente
A jornada do cliente é o caminho pelo qual ele passa desde a compreensão de que possui um problema ou desejo até a decisão de contratação de um serviço.
Para se relacionar com potenciais pacientes em todas essas etapas, pense nas necessidades que os potenciais pacientes possuem em cada etapa da jornada. Por exemplo:
- se você está falando com um paciente que já conhece a sua clínica, seus tratamentos e serviços, uma boa alternativa é criar uma campanha que convide à ação, por exemplo, “clique e agende a sua avaliação”;
- na comunicação com quem te conheceu há algum tempo, mas não interage mais com a clínica; é possível falar sobre o tratamento para a solução de um problema;
- ações para quem não te conhece podem ser muito bem sucedidas a partir da apresentação de histórias sobre tratamentos oferecidos e como eles impactaram na vida dos seus pacientes.
Para atender a clientes em diferentes etapas desse processo de tomada de decisão, dentro de canais como as redes sociais, é importante que você monte um calendário de publicação que considere essas variações e mescle conteúdos para cada fase.
4. Monte seus perfis nas redes sociais
Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram e 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social.
Isso significa que os usuários desses canais estão prontos para interagir com negócios pelos quais se interessam e podem ser convertidos em clientes a partir desse contato.
Contudo, criar um perfil no Instagram não basta! Muito menos contratar um pacote de imagens padrão de uma agência de publicidade.
Ter sucesso depende de estratégia, dos objetivos, do tipo de conteúdo publicado e da constância do trabalho.
Lembre-se: o marketing de conteúdo para dentistas deve ser muito mais focado na solução e no cliente do que no produto ou serviço.
Entre as redes sociais que devem estar em seu radar; o Facebook, Instagram e Youtube, se destacam entre as demais.
Lembre-se de mesclar conteúdos valiosos, com anúncios pagos, que vão levar a sua mensagem para mais usuários, ampliando o alcance e a relevância da sua clínica no mercado.
5. Desenvolva o seu calendário editorial
No meio a tantas obrigações, é necessário ter organização para garantir a publicação de conteúdo de qualidade de forma constante.
Deixe planejado pelo menos uma semana de conteúdo, definindo as temáticas, o formato e o direcionamento de cada post.
É aconselhável que você faça pelo menos uma publicação ao dia. Não é necessário muito mais do que isso, afinal, o que importa é a qualidade.
Essencial mesmo é tornar seu conteúdo próximo aos usuários, para isso, humanize as postagens com imagens suas e de seus pacientes.
Se tem dúvida sobre o direcionamento dos conteúdos, uma dica simples e gratuita é acessar a área de pesquisa do Google e preencher com o nome de um serviço relevante para você.
Antes de clicar para pesquisar, você verá algumas sugestões da ferramenta. Elas estão ali porque representam os temas mais buscados pelos usuários.
Ao entender o que as pessoas estão procurando, você pode criar o seu conteúdo, respondendo a essas perguntas. Veja no exemplo abaixo.
Outros exemplos de conteúdo digital para dentistas são:
- publicações sobre o seu dia a dia no consultório;
- histórias de pacientes;
- relato sobre uma decisão que você teve que tomar em relação a um tratamento;
- definição de uma temática para a semana;
- materiais sobre um serviço ou produto;
- casos de pacientes que solucionaram uma necessidade e mais.
Calendário editorial
Uma dica para um calendário editorial é criar semanas temáticas, que abordam detalhadamente algum tratamento que você gostaria de divulgar, por exemplo, implante dentário.
No plano de conteúdo digital para dentistas, use vídeos, imagens, textos e stories, e diversifique os formatos usados.
Quer mais dicas práticas? Então assista ao vídeo abaixo que te ajuda a montar uma semana de publicações!
6. Diversifique o formato e os canais de conteúdo
Além das redes sociais, existem outros canais em que o marketing de conteúdo pode ser usado, entre eles:
- blog post;
- vídeos;
- infográfico;
- webinar;
- ebook;
- guia, e mais.
Organize todos os conteúdos digitais para dentistas dentro da sua estratégia e tenha ainda mais sucesso na busca por um melhor faturamento.
O que há além do conteúdo digital para dentistas?
O marketing de conteúdo para dentistas é vital para a sua estratégia de crescimento, mas não é a única coisa com a qual você deve se preocupar se tem o sonho de alcançar os 6 dígitos de faturamento.
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